A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4. O SAGRADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4. O SAGRADO."— Transcrição da apresentação:

1 4. O SAGRADO

2 A capacidade de gerar cultura, é uma das características que distingue o ser humano no reino animal.
A religião gera-se no vácuo da cultura, lá onde ela falha, surge a esperança de um outro tempo, onde se possa construir um mundo mais justo e solidário, feliz e harmonioso, é este o substrato que funda a religião.

3 O discurso religioso confere sentido às coisas, carregando-as de ausência (esperança, sonho, desejo) pela experiência (emocional – espiritual) do divino que nelas se fez, “de tal forma que elas passam a fazer parte de nosso mundo humano, como se fossem extensões de nós mesmos” (30), embora não se confundam conosco.

4  O que é conferir sentido?
Fatos não são valores, porém, quando são carregados de esperanças, se enchem de “presenças” que valem o amor. Essa atitude é o conferir sentido às coisas.

5 O ser humano através da religião busca transubstanciar a natureza, o significado lhe confere possibilidades de existência que ela não possuía apenas como objeto. Ele confere valor às coisas e verdades,e, neles, dependura o significado de sua vida, de sua morte e de seu destino. Neles são construídos diques de esperança contra o medo e o caos.

6 O quanto um significado faz diferença: Ninguém se dispõe a morrer por uma verdade científica, pois esta é fria (não nos causa experiências de re-ligação), e destituída de significado existencial; já pelas verdades que lhe dão sentido, as pessoas são capazes de morrer. Nos seus símbolos o corpo estremece, porque neles encontra-se com o sagrado.


Carregar ppt "4. O SAGRADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google