A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE ASFIXIAS MECÂNICAS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE ASFIXIAS MECÂNICAS:"— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE ASFIXIAS MECÂNICAS:
Asfixia mecânica é a privação de oxigênio ao nível dos tecidos por um obstáculo mecânico. TIPOS DE ASFIXIAS MECÂNICAS: A) Que decorrem de modificações do estado ambiental:  De gasoso para sólido: soterramento.  De gasoso para líquido: afogamento.

2 ASFIXIAS MECÂNICAS B) Que decorrem de modificações químicas do meio ambiente:  Como no excesso de monóxido de carbono: asfixia por monóxido de carbono. C) Que decorrem da constrição do pescoço:  Por laço acionado pelo próprio peso do corpo da vítima: enforcamento.  Por laço acionado por força muscular humana ou outra qualquer: estrangulamento.  Pelas mãos: esganadura.

3 SINAIS GERAIS EXTERNOS DAS ASFIXIAS:
ASFIXIAS MECÂNICAS SINAIS GERAIS EXTERNOS DAS ASFIXIAS: Face túrgida (congestão da face) e cianótica (máscara equimótica azulada). Exoftalmia (globos oculares deslocados para fora), com formação de pequenos extravasamentos hemorrágicos na conjuntiva ocular. Nariz e boca recobertos com cogumelo de espuma, manifestando-se, principalmente, nos casos de afogamento, pela entrada de líquido nas vias aéreas. O cogumelo de espuma pode surgir em outras formas de asfixias, como nos casos de morte precedida de grandes convulsões ou edema agudo do pulmão. Língua projetada além da arcada dentária, característica do enforcamento e do estrangulamento.

4 SINAIS GERAIS INTERNOS DAS ASFIXIAS:
ASFIXIAS MECÂNICAS SINAIS GERAIS INTERNOS DAS ASFIXIAS: Sangue líquido e escuro nas cavidades cardíacas, sendo que na asfixia por monóxido de carbono ele apresenta uma coloração vermelho rutilante. Congestão polivisceral, com acúmulo de sangue principalmente no fígado e nos rins. Pontilhado avermelhado sub-epicárdico, também chamado de manchas de Tardieu, representado por extravasamentos sanguíneos arredondados e puntiformes, que recobrem a superfície do coração. Equimoses sub-pleurais (manchas de Paltauf), caracterizadas por manchas de 2 cm ou mais, de contornos irregulares, tonalidade violácea, que recobrem a superfície do pulmão.

5 SINAIS ESPECÍFICOS DE CADA TIPO DE ASFIXIA:
ASFIXIAS MECÂNICAS SINAIS ESPECÍFICOS DE CADA TIPO DE ASFIXIA: Soterramento: Resulta da obstrução direta das vias aéreas superiores por substância reduzida a pequenos fragmentos ou pó. O diagnóstico é feito pela presença de substâncias sólidas, como terra e areia, no interior das vias respiratórias, na boca, no esôfago e estômago, além, é claro, pela presença dos sinais comuns das asfixias mecânicas em geral. A presença dessas substâncias no trato respiratório e digestivo depende dos atos vitais da respiração e deglutição.

6 ASFIXIAS MECÂNICAS

7 ASFIXIAS MECÂNICAS

8 ASFIXIAS MECÂNICAS

9 ASFIXIAS MECÂNICAS Afogamento: Ocorre pela penetração de um meio líquido nas vias aéreas, impedindo a passagem do ar até os pulmões, por permanência do indivíduo imerso nesse meio. São achados necroscópicos freqüentes nos afogamentos:  Pele anserina; Maceração epidérmica, com mãos e pés brancacentos e rugosos;  Areia sob as unhas;  Aspecto gigantesco do corpo pela putrefação;

10 ASFIXIAS MECÂNICAS  Cabeça de coloração enegrecida;
 Genitália externa aumentada de volume;  Mancha verde da putrefação no esterno ou na parte inferior do pescoço;  Presença de secreção aerada (cogumelo de espuma) nas vias aéreas;  Presença de água no estômago;  Presença de plâncton nos alvéolos pulmonares;  Presença de manchas de Paltauf.

11 ASFIXIAS MECÂNICAS

12 ASFIXIAS MECÂNICAS

13 ASFIXIAS MECÂNICAS

14 ASFIXIAS MECÂNICAS

15 ASFIXIAS MECÂNICAS

16 ASFIXIAS MECÂNICAS Asfixia por monóxido de carbono: O monóxido de carbono, um gás sem odor, sem cor e não irritante, quando inalado se fixa à hemoglobina do sangue formando a carboxiemoglobina, que impede o transporte de oxigênio, causando anóxia (asfixia) em nível tecidual. A hemoglobina tem uma afinidade ao monóxido de carbono 250 a 300 vezes maior que ao oxigênio. Ao exame necroscópico, a asfixia por monóxido de carbono apresenta alguns achados que devem ser valorizados, tais como rigidez precoce, face de coloração rosada, sangue fluido e bastante avermelhado, livores de hipóstase numa tonalidade vermelha mais clara, vísceras maciças de coloração carmim e putrefação tardia.

17 ASFIXIAS MECÂNICAS Enforcamento: Caracteriza-se pela constrição do pescoço por um laço fixo, sendo que a força atuante que distende o laço é o peso do indivíduo. O nó localiza-se, geralmente, na região cervical posterior. O sulco do pescoço, em geral, é único, apergaminhado, oblíquo ascendente, descontínuo ao nível do nó, de profundidade desigual e localizado acima da cartilagem tireóide. A profundidade do sulco é proporcional ao tempo de suspensão do corpo e quanto mais delgado for o laço, mais profundo será o sulco.

18 ASFIXIAS MECÂNICAS Enforcamento: Os achados necroscópicos internos localizam-se sob o sulco: extravasamentos hemorrágicos do subcutâneo e músculos cervicais, fratura do osso hióide e equimoses retrofaríngeas. A interrupção da circulação venosa pela constrição do laço no pescoço contribui para que a face adquira uma coloração azulada. Como causa jurídica, o enforcamento, em geral, é suicida, mas há a possibilidade de ser homicida ou acidental.

19 ASFIXIAS MECÂNICAS

20 ASFIXIAS MECÂNICAS

21 ASFIXIAS MECÂNICAS

22 ASFIXIAS MECÂNICAS Estrangulamento: Caracteriza-se pela constrição do pescoço por laço acionado por qualquer força ativa, que não seja o peso do corpo da vítima, com obstrução à passagem de ar para os pulmões. O sulco no pescoço pode ser único, duplo ou múltiplo. É apergaminhado, horizontal, contínuo, com profundidade uniforme, localizado abaixo ou sobre a cartilagem tireóide. Homicídio e infanticídio são as causas jurídicas mais freqüentes, sendo raríssimos os casos de acidente e suicídio.

23 CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS DO SULCO
ASFIXIAS MECÂNICAS CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS DO SULCO ENFORCAMENTO ESTRANGULAMENTO Oblíquo, ascendente Horizontal Mais profundo no lado oposto ao nó Profundidade uniforme Interrompido na altura do nó Contínuo Uma volta Mais de uma volta

24 ASFIXIAS MECÂNICAS

25 ASFIXIAS MECÂNICAS

26 ASFIXIAS MECÂNICAS

27 ASFIXIAS MECÂNICAS Esganadura: Caracteriza-se pela constrição do pescoço pelas mãos do agente, impedindo a passagem de ar pela via aérea. Ao exame do pescoço, evidenciam-se equimoses elípticas ou arredondadas, localizadas bilateralmente e distribuídas irregularmente, correspondendo à ação compressiva das extremidades dos dedos. Há presença de estigmas ungueais, que são escoriações produzidas pelas unhas do agressor. Internamente, identificam-se extravasamentos hemorrágicos difusos e edema traumático nos tecidos do pescoço. A esganadura é impossível de ocorrer na forma acidental ou suicida, sendo, portanto, a sua prática sempre homicida ou infanticida.

28 ASFIXIAS MECÂNICAS


Carregar ppt "TIPOS DE ASFIXIAS MECÂNICAS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google