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PublicouElisa Carrilho Rosa Alterado mais de 8 anos atrás
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QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho
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CMMI Sucesso do modelo SW-CMM foram criados outros P-CMM – Recursos humanos SA-CMM – Aquisição de software SE-CMM – Engenharia de software ... Dificuldade – Formatos e termos diferentes Para integrar os modelos o CMM evolui para CMMI CMMI (Capability Maturity Model Integration)
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Foi projetado para prever integração com outros modelos Todos os textos desenvolvidos são compatíveis com TR ISO/IEC TR 15504 Objetivo do CMMI é ser guia para melhoria em: Processos organizacionais Habilidades dos profissionais nas atividades de produtos e serviços Espera-se que a organização seja mais eficiente com softwares com menos erros. CMMI
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Termos importantes do CMMI Áreas de processo: Conjunto de práticas que satisfaz um conjunto de objetivos para melhoria significativa de uma área Objetivos específicos: Aplicados para uma área de processo e identificam características únicas para serem implementado para satisfazer a área do processo
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CMMI Termos importantes do CMMI Práticas específicas: São aplicadas para atingir um objetivo específico. Cada prática é associada a um nível de maturidade. Objetivos genéricos: Cada nível de maturidade possui apenas um objetivo genérico descrevendo o que deve ser feito para atingir um nível determinado. Portanto, existem 5 objetivos genéricos, um para cada nível.
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CMMI Termos importantes do CMMI Práticas Genéricas: Assegura que os processos associados com as áreas de processo serão efetivos e repetíveis. Práticas genéricas são categorizadas por nível de maturidade.
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CMMI Existem 4 disciplinas no CMMI: Engenharia de Sistemas Engenharia de Software Desenvolvimento integrado de produto e processo Fontes de aquisição
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CMMI Engenharia de Sistemas Abordagem interdisciplinar cuja abordagem bem- sucedida de sistemas, abordando ou não software. Segundo as necessidades, restrições e expectativas específicas dos clientes, os engenheiros de sistemas propõem produtos e soluções por meio da análise, projeto, validação de testes, implementação, treinamento e suporte.
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CMMI Engenharia de Software Não se dedica somente aos processos de software mas a gerenciamento de projetos, métodos e teorias voltados a produção de software. De acordo com o IEEE a Engenharia de software é “aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável para o desenvolvimento, operação e manutenção de software”.
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CMMI Desenvolvimento integrado de produto e processo O desenvolvimento integrado do produto e do processo é uma abordagem sistemática que utiliza a colaboração doa stakeholders para melhor atender as expectativas e requisitos dos clientes. Esses processo são interligados aos outros processos da organização.
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CMMI Fontes de aquisição Aquisição de produtos e serviços que precisam ser desenvolvidos por fornecedores devido a características específicas, complexas ou adicionais.
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CMMI Representação por Estágios X Contínua A representação contínua possibilita a seleção da seqüência de melhorias que convém aos objetivos de negócio da organização e que diminuem os riscos. A representação por estágios começa por práticas básicas de gerenciamento e progride por caminhos pré-definidos de níveis de sucesso, cada um servido de base para o outro.
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CMMI Representação por Estágios X Contínua A representação por estágios começa por práticas básicas de gerenciamento e progride por caminhos pré-definidos de níveis de sucesso, cada um servido de base para o outro. A representação contínua possibilita a seleção da seqüência de melhorias que convém aos objetivos de negócio da organização e que diminuem os riscos.
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CMMI Representação por Estágios Segue a mesma forma de apresentação do SW- CMM, organizada por passos a serem seguidos e 5 níveis de maturidade. Os níveis de maturidade representam um caminho de melhoria dos processos por toda a organização
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CMMI Nível de Maturidade Área de processo1 Objetivos específicos Práticas específicas Objetivos genéricos Área de processo n Características comuns Práticas genéricas
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CMMI Níveis de maturidade Nível 1 – Inicial Nível 2 – Gerenciado Nível 3 – Definido Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente Nível 5 – Otimizado
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CMMI Representação Continuada Estabelece 6 níveis de capacitação São agrupadas por categorias afins Os perfis de capacitação representam caminhos de melhoria, indicando a evolução de cada área. Muitos aspectos são os mesmos da representação por estágio. São representadas por 4 categorias: Gerência de processos Gerência de Projetos Engenharia Suporte
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CMMI Níveis de Capacidade
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CMMI Níveis de capacitação Nível 0 – Incompleto Nível 1 – Realizado Nível 2 – Gerenciado Nível 3 – Definido Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente Nível 5 – Otimizado
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CMMI Pontos fracos CMMI Complexidade dos Termos Documentação extensa Dificuldade de implementação Pontos fortes CMMI Melhoria da Qualidade Competitividade da organização Profissionalismo
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Atividade 1)
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QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho
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