A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Óptica Enem Ademilton Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Óptica Enem Ademilton Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Óptica Enem Ademilton Santos Prof_milton@hotmail.com
Face: Óptica Enem

2 Questão 1 Em um dia ensolarado, um aluno de 1,70 m mede sua sombra encontrando 1,20 m. Naquele instante, a sombra de um poste nas proximidades mede 4,80 m. CALCULE a altura do poste.

3 (UFMG) Uma cruz azul, colocada sobre uma folha de papel branco, é iluminada com luz branca e observada através de um filtro vermelho. O observador vê: a) uma cruz vermelha em fundo preto. b) uma cruz azul em fundo vermelho. c) uma cruz vermelha em fundo azul. d) uma cruz preta em fundo vermelho.

4 Questão 3 Em muitas situações na Física, utilizamos o conceito de “ano-luz”. De acordo com o conceito de ano-luz, é CORRETO afirmar que ele se trata: a) de uma medida de distância. b) de uma medida de massa. c) de uma medida de velocidade. d) de uma medida de tempo

5 Imagem

6 (ENEM/2000-modificado). A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta.

7 Três dessas fotografias estão reproduzidas abaixo.
C As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos: (A) III, V e II. (B) II, III e V. (C) II, IV e III. (D) I, II e III. (E) I, II e V.

8

9 Três feixes de luz, de mesma intensidade, podem ser vistos atravessando uma sala, como mostra a figura abaixo. O feixe 1 é vermelho, o 2 é verde e o 3 é azul. Os três feixes se cruzam na posição A e atingem o anteparo nas regiões B, C e D. As cores que podem ser vistas nas regiões A, B, C e D, respectivamente, são:  a) branco, branco, branco, branco. b) branco, vermelho, verde, azul. c) amarelo, azul, verde, vermelho. d) branco, azul, verde, vermelho. e) amarelo, vermelho, verde, azul.

10

11 Nas figuras abaixo, estão representadas as sombras projetadas pelas varetas nas três cidades,
no mesmo instante, ao meio-dia. A linha pontilhada indica a direção Norte-Sul.

12 Levando-se em conta a localização destas três cidades no mapa, podemos afirmar que os comprimentos das sombras serão tanto maiores quanto maior for o afastamento da cidade em relação ao (A) litoral. (B) Equador. (C) nível do mar. (D) Trópico de Capricórnio. (E) Meridiano de Greenwich.

13

14 Questãoo 1 UvUm raio de luz monocromática atinge a superfície de separação entre o ar e um outro meio transparente de índice de refração nmeio igual a 3 . Considere o índice de refração do ar nar igual a 1. O ângulo de incidência é igual a 60º, conforme ilustra a figura a seguir

15 Questão 1 O ângulo θ, de refração, nestas condições, vale: a) 0º .
b) 15º . c) 30º . d) 45 ºn sen n sen θ θ = ⇒ n sen n sen θ θ = ⇒ n sen n sen θ θ = ⇒

16 Questão 2

17 Questão 3

18 Questão 4

19 Questão 4

20

21 Colorir Papel Com Base na Letra da Musica .
determine qual é o fenômeno físico que caracteriza o acontecimento Por do Sol. A) difração B) Refração C) Difusão D) Reflexão


Carregar ppt "Óptica Enem Ademilton Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google