A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTOLOGIA VEGETAL Prof. Omar Medina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTOLOGIA VEGETAL Prof. Omar Medina"— Transcrição da apresentação:

1 HISTOLOGIA VEGETAL Prof. Omar Medina
BOTÂNICA HISTOLOGIA VEGETAL Prof. Omar Medina

2 Folha Órgão originado das gemas laterais do caule
A principal função é realizar a fotossíntese Podem sofrer modificações para armazenar substâncias, para proteção e para originar flores

3 Partes de uma folha Limbo: porção achatada e ampla responsável pela fotossíntese, pode ser simples ou composto (folíolo) Pecíolo e Bainha: prendem o limbo ao ramo caulinar. Dicotiledôneas geralmente são pecioladas e monocotiledôneas geralmente são invaginadas (se prendem ao caule apenas pela bainha) Estípulas: são formações duplas e pontiagudas localizadas junto à base das folhas

4 Partes de uma folha

5 Partes de uma folha

6 Tipos de folhas Peninérveas: nervuras ramificadas (dicotiledôneas).
Paralelinérveas: nervuras paralelas (monocotiledôneas). Gavinhas: folhas modificadas para prender a planta a um suporte. Espinhos: folhas atrofiadas como adaptação a climas secos evitando a perda de água. Brácteas: folhas presentes na base das flores. Catáfilos: folhas reduzidas que protegem gemas dormentes ou acumulam reservas. Carnívoras: modificadas para a captura e digestão de insetos e pequenos animais.

7 Tipos de folhas

8 Tipos de folhas Paralelinérvea Peninérvea

9 Tipos de folhas

10 Estrutura da folha

11 Estrutura da folha

12 Condução da seiva bruta
Teoria de Dixon: Capilaridade: Coesão (atração) entre as moléculas de água e as paredes dos vasos que as contém. Pressão positiva da raiz: “Capacidade da raiz de empurrar a água para cima”. Fato que ocorre através da secreção de íons das células radiculares para dentro do xilema (aumento da pressa osmótica) Teoria da coesão-tensão-transpiração: Sucção exercida pelas folhas, ou a força que puxa a coluna de água a partir das folhas.

13 Condução da seiva bruta

14 Condução da seiva elaborada
Teoria de Munch: Diferença de pressão osmótica existente entre as folhas e as demais partes da planta; O fluxo de alimentos permanece constante dentro dos vasos crivados do floema; Um desequilíbrio osmótico (responsável pelo fluxo constante), é mantido graças a fotossíntese que produz açúcar e a respiração que consome os nutrientes (açúcar), conduzidos às demais partes da planta.

15 Condução da seiva elaborada
MODELO FÍSICO DE MUNCH

16 Condução da seiva elaborada


Carregar ppt "HISTOLOGIA VEGETAL Prof. Omar Medina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google