A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nos Bastidores D’Os Marretas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nos Bastidores D’Os Marretas"— Transcrição da apresentação:

1 Nos Bastidores D’Os Marretas
Trabalho Realizado Por: • Gonçalo Barata – Nº 13 • Henrique Costa Pais – Nº 14 • José Varejão – Nº 15 • Radu Godina – Nº 22

2 Introdução Como projecto para o 2º Período, o nosso grupo de Área de Projecto resolveu criar um questionário, que foi divulgado no site. Sendo o nosso tema "Nos Bastidores d’Os Marretas”, decidimos que tínhamos de investigar a influência que os programas terão tido nas pessoas. Neste inquérito, analisamos a opinião das pessoas em Portugal, e comparamos depois com outras opiniões de outros países, que encontrámos com alguma pesquisa.

3 O relatório encontra-se dividido em partes, e contém as conclusões que nós retiramos das estatísticas adquiridas pelo questionário, para além de gráficos e tabelas de suporte e também as opiniões de diversas pessoas, bem como as nossas, sobre a matéria. Há alguns resultados interessantes e surpreendentes, como poderá ver mais à frente.

4 Objectivos O questionário foi criado para mostrarmos às pessoas que “Os Marretas” não foram simplesmente um programa de entretenimento qualquer, mas que tiveram também o seu impacto. Decidimos fazer um relatório para facilitar a interpretação dos números e resultados todos que obtivemos, de modo a que as pessoas consigam compreender as conclusões a que chegámos e que possam também chegar às suas. Assim, esperamos tornar esta leitura algo fácil e interessante.

5 Criação do pré-inquérito
Foi-nos colocada a tarefa de investigar se o programa de “Os Marretas” teve alguma influência socio-cultural na sociedade portuguesa. Antes de começarmos a elaborar o inquérito, decidimos investigar para sabermos se algo semelhante já havia sido feito e se existia alguma informação sobre a influência dos Marretas no estrangeiro.

6 Após alguma pesquisa, descobrimos que nada de semelhante tinha sido feito, o que dificultava o nosso trabalho. No entanto, descobrimos que muitas pessoas no estrangeiro tinham grande interesse pelos programas, uma vez que estes marcaram a sua infância - eram programas que os entretinham e ensinavam, não só “Os Marretas” (The Muppet Show) em si, mas também outros programas como a Rua Sésamo e Fraggle Rock. Este interesse pelos programas por parte das pessoas levou-nos a criar algumas perguntas, para sabermos de que forma é que estes programas marcaram as pessoas.

7 • Qual a reacção inicial aos programas dos Marretas;
Criou-se então um pré-inquérito, para recolhermos mais informação sobre a marca que os Marretas deixaram neles e nas sociedades em que se inseriam. Continha algumas questões como: • Qual a reacção inicial aos programas dos Marretas; • Que idade tinha quando viu os Marretas pela primeira vez; • Qual o programa que achava ser mais útil ou engraçado; • Se as piadas ou a critica social do programa o tinham afectado de alguma maneira; • Qual o seu Marreta preferido; • Se tinha visto algum filme de Jim Henson (sem ser d’Os Marretas) e qual a sua reacção; Entre outras.

8 Recebemos cerca de 7 respostas a este pré-inquérito, que após sugestão de um dos elementos do grupo foi colocado no fórum “Phorum Surrealm”, em que os inquiridos eram de vários países da Europa. Todos concordaram que os programas tinham tido grande importância para eles, enquanto mais jovens.

9 Algumas das respostas dadas incluíam:
“Fui criado com a “Rua Sésamo””, “Alguns Marretas foram verdadeiros ícones, como o Cocas”. Os inqueridos tinham visto todos os Marretas de uma forma mais ou menos regular e até conheciam os filmes menos conhecidos de Jim Henson como "The Dark Crystal” ou “The Labyrinth”. Responderam também em relação à influencia: “A “Rua Sésamo” mudou a forma de aprendizagem das crianças”, “O meu sentido de humor derivou dos Marretas”, “A “Rua Sésamo” era um programa que ensinava com humor, o “Muppet Show” tinham uma crítica social muito subtil”.

10 As pessoas concordaram que a “Rua Sésamo” afectou muito os jovens e que o “Muppet Show” tinham sido um marco nos programas da época por terem aberto a mente das pessoas para os problemas sociais. Estas respostas permitem-nos concluir que os Marretas tiveram muita influência noutros países Europeus. Esta conclusão permitiu-nos assumir que esses programas tiveram uma influência semelhante em Portugal – a premissa base da qual nos servimos para criar o inquérito completo.

11 Tradução do Pré-Inquérito e Criação do Inquérito
O pré-inquérito foi então traduzido para português e ligeiramente editado, de forma a ser mais fácil de compreender e mais prático para as pessoas poderem responder. As edições foram mínimas - algumas perguntas foram tornadas mais específicas mas em geral o inquérito resultante é uma tradução quase literal do pré-inquérito. Assim, são feitas as mesmas perguntas que no pré-inquérito.

12 Tradução do Pré-Inquérito e Criação do Inquérito
Foi decidido que a forma mais eficaz de propagar o inquérito e a forma mais rápida de recebermos respostas seria colocar o inquérito na Internet. Abrimos uma página no site do grupo, "Nos Bastidores d’”Os Marretas"" [ ], para colocar lá o inquérito. Com a ajuda do site "Wufoo", conseguimos transformar o inquérito em formato HTML – tivemos de dividi-lo em duas partes por questões de espaço. Tendo preparado tudo, o inquérito estava pronto para ser respondido, e portanto começámos a espalhá-lo através de s e referindo outras pessoas ao site.

13 Recolha de dados As respostas recebidas provieram de alunos e professores da nossa escola, de familiares e amigos de elementos do grupo como também de pessoas que responderam ao inquérito, e de um fórum, "Metal Underground", onde um elemento do grupo postou os links para as partes do inquérito. Todos os inquiridos tinham de responder às duas partes do inquérito (houve, no entanto, 3 pessoas que não responderam à 2ª parte).

14 Recolha de dados Estas respostas eram devidamente organizadas no site da "Wufoo", a partir do qual começámos a compilar os dados das respostas numéricas e de sim/não e a categorizar as respostas das perguntas de resposta aberta, de forma a classificar respostas semelhantes e conseguirmos objectivamente chegar a conclusões. Definimos que o limite de respostas seria 50, e quando se atingiram as 50 respostas à 1ª parte do inquérito (no dia 19 de Fevereiro), retirou-se a página do site e os links para o inquérito colocados no fórum.

15 Caracterização da Amostra
Neste trabalho investigativo, todos os inquiridos eram indivíduos portugueses, de várias regiões do país, de idades determinadas pela seguinte distribuição:

16 Nota-se também uma prevalência de pessoas com idades compreendidas entre os 12 e os 17 – isto explica-se devido ao facto de mais facilmente conseguirmos abordar pessoas com idades próximas às nossas para preencher o inquérito. Desses indivíduos, podemos também fazer a distribuição por género:

17 Análise dos dados Nesta parte da apresentação, vamos apresentar as respostas dadas pelas pessoas que responderam ao inquérito. Para tal efeito, vamos usar um formato simples, usando tabelas que dividem as respostas em categorias e sub-categorias.

18 1. Teve a oportunidade de assistir aos programas dos Marretas em alguma altura da sua vida?
Neste inquérito, “os programas dos Marretas” não se limitava apenas ao “The Muppet Show”, mas também aos outros programas afiliados como “Rua Sésamo”, “Fraggle Rock” e outros. Como ter visto algum destes programas era um requisito obrigatório para preencher o inquérito, todos os 50 participantes responderam que Sim.

19 2. Que idade tinha quando viu os Marretas pela primeira vez?
As respostas dos inquiridos distribuíam-se pelos seguintes escalões etários: Há um total de 47 respostas, havendo 3 pessoas que não responderam a esta pergunta. A partir deste gráfico, vemos que a maioria das pessoas viu qualquer um dos programas pela primeira vez quando ainda eram muito novos. As idades variam entre os 4 e os 30 anos de idade.

20 2.1. Qual foi a sua reacção inicial ao programa?
Apenas duas pessoas não gostaram inicialmente do programa, representando 4% do número total. Dessas duas, como podemos ver, uma desenvolveu um gosto pelo programa mais tarde.

21 As pessoas que gostaram inicialmente estão obviamente em maioria
As pessoas que gostaram inicialmente estão obviamente em maioria. A maior parte não conseguiu dar uma justificação para a razão do seu agrado. No entanto, observa-se que a muitos agradou principalmente o humor do programa. Outros factores relevantes incluíam a novidade que o programa trazia, tanto pela comédia que fazia como pelo simples facto de ser um dos primeiros programas com fantoches bem realizados até à altura.

22 Uma menor parte das pessoas interessou-se mais pelos fantoches e bonecos que pelo programa em geral. Nesta categoria, notamos que houve pessoas que acharam todos os bonecos divertidos, enquanto outras tiveram alguma preferência por certas personagens.

23 Esta categoria é pequena, incluindo ela também apenas 4% dos inquiridos. A nossa opinião é que algumas respostas nas categorias anteriores poderiam ser incluídas nesta, se os inquiridos tivessem fornecido mais informação - de facto, é natural que as pessoas tivessem alguma dificuldade em compreender as piadas em programas como “The Muppet Show”, visto que a maioria seria bastante nova quando os viu pela 1ª vez. Isto não acontecia com a “Rua Sésamo”, pois esta foi concebida especialmente para crianças, sendo fácil de perceber mesmo para os mais novos. Esta categoria de uma resposta apenas representa apenas um dos inquiridos, que não sentiu nem agrado nem desagrado pelo programa quando o viu pela primeira vez.

24 Estas respostas não se enquadravam em nenhuma das categorias anteriores. A sub-categoria “Não se lembra” inclui as respostas das pessoas que não se recordavam de como se sentiram, e uma sub-categoria adicional, devido a uma única resposta sem categoria, e que não podia ser classificada propriamente.

25 • Os dois (Rua Sésamo e The Muppet Show): 1
3. Programas associados aos Marretas incluem The Muppet Show, Rua Sésamo e outros menos conhecidos, como Fraggle Rock. Destes programas, qual considera ser: 3.1. O mais engraçado? • Rua Sésamo: 23 • The Muppet Show: 24 • Fraggle Rock: 1 • Os dois (Rua Sésamo e The Muppet Show): 1 • Não Respondeu: 1 Os inquiridos mostraram-se divididos entre os dois programas mais famosos dos Marretas, havendo uma vantagem muito ligeira para “The Muppet Show”. De facto, o objectivo desse programa era ser puro entretenimento, enquanto a “Rua Sésamo” tentava ensinar as crianças de forma e divertida, procurando ser algo mais educativa. Houve um voto apenas para “Fraggle Rock”, mas isto explica-se pelo facto do programa ser mais recente e não tão divulgado em Portugal.

26 • Outro (Muppets Tonight): 1
3.2. O de maior valor cultural? • Rua Sésamo: 30 • The Muppet Show: 14 • Não sei: 2 • Todos: 2 • Outro (Muppets Tonight): 1 • Não Respondeu: 1 Muitos tiveram dificuldade em responder a esta questão – o que é compreensível, visto que a maior parte das pessoas via estes programas como somente uma fonte de diversão. A maioria escolheu a “Rua Sésamo”, que tinha certamente os seus aspectos de cultura geral e social que tentava espalhar para as crianças à medida que as ensinava a contar, a ler e a escrever, por exemplo. No entanto, o programa que esperávamos que tivesse mais votos nesta pergunta era “The Muppet Show”, que continha imensa sátira e crítica subtil à sociedade americana, bem como referências culturais diversas usadas em muitos dos seus sketches. Uma nota especial para a referência a “Muppets Tonight”, um programa que se seguiu ao “The Muppet Show”. Julgávamos que este programa, bem como os outros dos Marretas que se seguiram, eram desconhecidos em Portugal, pelo que esta resposta nos surpreendeu.

27 3.2. O mais útil? • Rua Sésamo: 39 • The Muppet Show: 2 • Nenhum: 2
• Todos: 2 • Não Respondeu: 5 O resultado desta foi o esperado: a “Rua Sésamo”, com o seu papel educativo e a sua tentativa de ensinar as crianças através da brincadeira, foi considerado o programa mais útil. Houve 2 votos para “The Muppet Show”, provavelmente uma referência ao seu papel crítico.

28 4. 1. De que forma os programas o afectaram a si
4.1. De que forma os programas o afectaram a si? (à sua personalidade, maneira de pensar, etc.)

29 A maioria dos que responderam a esta pergunta considerou que o programa as tinha afectado de uma forma ou doutra. Uns disseram que tinha sido o factor educativo dos programas que os tinha marcado, outros fizeram notar que a sua personalidade tinha sido mudada pelo estilo de comédia. Certas personagens tiveram impacto maior nalguns, como o Sapo Cocas ou o Monstro das Bolachas.

30 Outros 16 responderam que não se sentiram afectados pelos programas
Outros 16 responderam que não se sentiram afectados pelos programas. Estes representam uma fracção menor, no entanto, quando comparados com os que foram afectados.

31 Mais uma vez, a maioria das pessoas achou que os Marretas tinham tido algum efeito na sociedade portuguesa em geral, o que vem fundamentar a nossa premissa inicial. Ainda que muitos não conseguiram dar uma justificação concreta, os outros fundamentaram a sua opinião de formas interessantes e que nos deram perspectivas diferentes sobre o assunto, falando sobre a comercialização dos programas, das mudanças estéticas que trouxeram e até uma referência ao papel que tiveram em aliviar ligeiramente a depressão do país.

32 Outros 16 acharam que os programas não tiveram alguma influência, se bem que a maioria não providenciou qualquer justificação. Isto mostra-nos que o impacto dos Marretas em Portugal não terá sido extraordinário, mas o número menor de respostas negativas em comparação com as positivas transmite-nos a ideia de que, por mais ligeiro que tenha sido em comparação com os Estados Unidos, por exemplo, houve impacto dos Marretas em Portugal.

33 5.1. Tem preferência especial por algum Marreta?
• Elmo: 2 • Miss Piggy: 9 • Cocas: 12 • Cookie Monster: 2 • Egas & Becas: 2 • Statler & Waldorf: 4 • Animal: 3 • Swedish Chief: 4 • Gonzo: 3 • Beaker: 1 • Mahna-Mahna: 1 • Nenhum: 4 • Não respondeu: 2 Vemos aqui a preferência pelas personagens mais famosas dos Marretas, Cocas e Miss Piggy.

34 6. Viu algum filme dos Marretas?
Dois terços dos inquiridos nunca tinham visto nenhum filme dos Marretas. A maioria destes filmes não tiveram uma divulgação muito forte em Portugal, tendo de competir com muitos outros filmes de animação – os da Disney, por exemplo. Outro factor a ter em conta é que os filmes estrearam nos anos 80, e portanto a maioria dos inquiridos ainda não tinha nascido ou era demasiado novo para os ver. Assim se explica a pequena fracção de pessoas que viu algum dos filmes.

35 6.1 Qual a sua opinião em relação ao valor humorístico e socio-cultural dos que viu?
A grande maioria achou que os filmes eram bons, e que tinham bastante valor humorístico e socio-cultural. A opinião geral foi que os filmes eram engraçados e que, de uma forma ou doutra, continham uma leve mensagem ou comentário social.

36 Apenas 3 pessoas tinham opinião contrária, sugerindo que os filmes eram demasiado comerciais e infantis para terem algum valor humorístico ou cultural decente.

37 7. Conhece outros filmes de Jim Henson (o criador original dos Marretas), como O Cristal Encantado ou O Labirinto? Os outros filmes de Jim Henson são ainda menos conhecidos que os dos Marretas em Portugal, pelo que os resultados eram de esperar. Apenas 5 pessoas tinham visto os filmes, havendo um total de 14 que os conhecia, pelo menos.

38 7.1. Na sua generalidade, estes filmes tinham histórias mais obscuras que os filmes dos Marretas. O que achou deles? Apenas 8 das 14 pessoas que conheciam os filmes tinham alguma opinião formada sobre eles. Como podemos ver pelas respostas, os filmes são vistos como obscuros e inovadores, e é feita a clara distinção entre estes e os dos Marretas.

39 As perguntas 1 até à 4.1 pertenciam à 1ª parte do inquérito, responderam 50 pessoas;
As restantes pertenciam à 2ª parte do inquérito, responderam 47 pessoas.

40 Conclusão Após esta análise, e a análise anterior do pré-inquérito, podemos aperceber-nos de algumas particularidades curiosas: os inquiridos com menos de 20 anos não conheciam ou conheciam vagamente Os Marretas, mas cresceram com a “Rua Sésamo”; os com mais de 20 anos, pelo contrário, são familiarizados com “The Muppet Show” e o seu ponto de vista crítico é muito mais esclarecedor e informativo. Numa escala mais global, os inqueridos internacionais (Holanda, Bélgica, UK, Polónia, etc.) conheciam e tinham os filmes do Jim Henson, incluindo os mais desconhecidos como o “Cristal Encantado”, enquanto apenas uma pequena parte dos portugueses, por volta de 7%, viram alguma vez tal filme. Ainda assim, não se pode comparar com rigor a influência entre Europa e Portugal, pelo menor número de respostas ao pré-inquérito e pelo facto da selecção de inquiridos no inquérito final ter sido mais aleatória. Concluímos então que Os Marretas foram um programa marcante em Portugal, mas não tiveram uma influência muito notável. Talvez os portugueses tenham dado pouca importância ao programa, devido a outros programas concorrentes, ou por inúmeras outras razões. No entanto, como já vimos, o número de respostas positivas em relação à existência de impacto ou não, tanto a nível individual como a social, diz-nos que é inegável que Os Marretas tiveram algum efeito em Portugal, se bem que não é comparável com o que tiveram noutros países, como nos EUA.


Carregar ppt "Nos Bastidores D’Os Marretas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google