A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS"— Transcrição da apresentação:

1 OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
Prof. Dr. Paulo Eduardo Benzoni Baseado em “O que é ética” de Álvaro L. M. Valls

2 Agir moralmente seria agir de acordo com a própria consciência;.
Agir como? Buscando o que? Qual seria o ideal de uma vida ética?

3 Ideal ético para os GREGOS
Platão: Busca teórica e prática da ideia do bem, da qual as realidades mundanas participariam de alguma maneira. Aristóteles: Na felicidade entendida como uma vida bem ordenada, uma vida virtuosa, onde as capacidades superiores do homem tivessem a preferência.

4 Ideal ético para os GREGOS
Estóicos: Insistiam na vida mais natural. Epicuristas: A vida deveria ser voltada para o prazer, para o sentir-se bem (hedonismo)

5 Ideal ético MEDIEVAL Cristianismo:
Os ideais éticos se identificaram com os religiosos. O homem viveria para conhecer, amar e servir a Deus. O ideal ético é o de uma vida espiritual, de acordo com o espírito, vida de amor e fraternidade.

6 Ideal ético para o RENASCIMENTO E ILUMINISMO
Entre os séculos XV e XVIII a burguesia começa a crescer e a impôr-se em busca de uma hegemonia. Revolução Francesa Liberdade, igualdade e fraternidade O ideal ético era o de viver de acordo com a própria liberdade pessoal.

7 Ideal ético para o RENASCIMENTO E ILUMINISMO
Kant: Identificou o ideal ético com o ideal da autonomia individual. O homem racional, autônomo, autodeterminado, aquele que age segundo a razão e a liberdade, como critério de moralidade.

8 Ideal ético para o RENASCIMENTO E ILUMINISMO
Hegel: O ideal ético estava numa vida livre, dentro de um Estado livre, um Estado de direito, que preservasse os direitos dos homens e lhes cobrasse seus deveres; Onde as leis do direito e a consciência moral não estivessem nem separadas e nem em contradição.

9 Ideal ético para o séc. XX EXISTENCIALISMO
Jean Paul SARTRE e outros Liberdade como ideal ético. Privilégio do aspecto pessoal ou personalista da ética. Valorização da: autenticidade, opção, resoluteza

10 Ideal ético para o séc. XX SOCIAL DIALÉTICO
K. Marx: Ideal ético na ideia de uma vida social mais justa, Com superação das injustiças econômicas mais gritantes A ética se volta sobre as relações sociais em primeiro lugar, ESQUECE O CÉU E SE PREOCUPA COM A TERRA.

11 IDEAIS ÉTICOS ATUAIS? Cristianismo... Marxismo...
Uma vida ética baseada no sofrimento, servir a Deus e fraternidade. Marxismo... Uma vida voltada a luta de classes e justeza socio-econômica por meio de revolução.

12 IDEAIS ÉTICOS ATUAIS? Utilitarismo...
O bem é o que traz vantagens para muitos. Pragmatismo: Deixam-se de lado as questões teóricas de fundo, apelando-se para resultados práticos, muitas vezes imediatos. Vantagem particular: Bom é o que ajuda o meu progresso (econômico) e o meu sucesso pessoal no mundo.

13 SÉCULO XXI Capitalismo Sociedade de consumo Globalização Aldeia global
Alta tecnologia Profundas diferenças sociais

14 QUAL IDEAL ÉTICO POSSIBILITA A CIDADANIA NO SÉCULO XXI?
Conceito que envolve a relação entre direitos e deveres dos indivíduos diante do Estado. ( Recebe influência dos valores de cada época. QUAL IDEAL ÉTICO POSSIBILITA A CIDADANIA NO SÉCULO XXI?


Carregar ppt "OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google