A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quando o limite é do profissional ‘PAIXÕES DO SER’: quando o limite é do profissional Profa. Dra. Maria Virgínia F. Cremasco Grassi Depto Psicologia Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quando o limite é do profissional ‘PAIXÕES DO SER’: quando o limite é do profissional Profa. Dra. Maria Virgínia F. Cremasco Grassi Depto Psicologia Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 quando o limite é do profissional ‘PAIXÕES DO SER’: quando o limite é do profissional Profa. Dra. Maria Virgínia F. Cremasco Grassi Depto Psicologia Universidade Federal do Paraná / NEDHU Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental ABEIS

2 virginiacremasco@ufpr.br ÉTICA  "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.  (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)

3 virginiacremascoufpr.br ÉTICA=MORAL?  Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.

4 virginiacremasco@ufpr.br Código de Ética Profissional do Psicólogo  Éthos, segundo Aristóteles, expressa um modo-de-ser, uma atitude psíquica, aquilo que o homem traz dentro de si na sua relação consigo, com o outro e com o mundo. Indica as disposições do ser humano perante a vida.

5 virginiacremascoufpr.br Código de Ética Profissional do Psicólogo  Ser ético é muito mais do que um problema de costumes, de normas práticas. Supõe a boa conduta das ações, a felicidade pela ação feita e o prêmio ou a beatitude da alegria da auto-aprovação diante do bem-feito, no dizer de Aristóteles.

6 virginiacremasco@ufpr.br ÉTICA NA FILOSOFIA  A ética, que implica uma reflexão sobre o agir humano, foi situada pela tradição filosófica em relação a um ideal a se atingir.  Denise Maurano. DESDOBRAMENTOS DA "FACE OCULTA DO AMOR" ENTRE FREUD, LACAN E NIETZSCHE -Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC/RJ, RJ, v.1., N. 14, 2000

7 virginiacremasco@ufpr.br ÉTICA NA PSICANÁLISE  Na abordagem psicanalítica, visa- se focalizar não um ideal, mas os impasses, os conflitos, e sobretudo a desmedida que vigora na relação do homem com sua ação.

8 virginiacremasco@ufpr.br PATHOS e condição humana  Tal pensamento, longe de se encaminhar para a apologia do homem e de seus feitos, revela o pathos, o espanto que surge na confrontação com o limite humano, confrontação com o limite do que pode ser visto ou sabido acerca da condição humana.

9 virginiacremasco@ufpr.br ÉTICA E TRÁGICO  Isso é o que fará Lacan afirmar que “é na dimensão trágica que as ações se inscrevem e que somos solicitados a nos orientar em relação aos valores.” (LACAN, Sem., livro 7, L’étique de la psychanalyse, p.376)

10 virginiacremasco@ufpr.br CONTRATRANSFERÊNCIA  O termo "contratransferência" refere-se a uma dimensão fundamental do modo do analista colocar-se diante - ou, melhor dizendo, deixar-se colocar diante - do analisando e ser por ele afetado.  Transferências, contratransferências e outras coisinhas mais ou Esquizoidia e narcisismo na clínica psicanalítica contemporânea ou A chamada pulsão de morte - Luís Claudio Figueiredo (Estados Gerais da Psicanálise)

11 virginiacremasco@ufpr.br ÉTICA E DESEJO  A ética da psicanálise diz respeito à interpretação do desejo inconsciente que implica o sujeito na responsabilidade de uma escolha. Isto quer dizer que há ética onde há escolha, decisão.  Márcio Peter de Souza Leite – A Psicose como Paradigma. Viver Mente e Cérebro, ed. Esp. n.4, 2005

12 virginiacremasco@ufpr.br LIMITES DA ÉTICA: contribuições da psicanálise  Á busca da completude perdida, Lacan chamou de Paixões do Ser, que são paixões da relação com o Outro – a busca da completude no Outro e alienação de si.  Márcio Peter de Souza Leite

13 virginiacremasco@ufpr.br LIMITES DA ÉTICA  Ao ceder às Paixões do Ser, tanto terapeuta quanto cliente podem se iludir de que o sofrimento é por causa da ‘falta de amor’ (na infância ou outro momento crucial da vida).  Maria Rita Kehl. Ética e Técnica. Viver Mente e Cérebro, ed. Esp. n.4, 2005

14 virginiacremasco@ufpr.br ÉTICA X VITIMIZAÇÃO  Assim, o paciente fica vitimizado diante do que construiu imaginariamente como sendo a causa de seu sofrimento: o que falta na sua relação com o Outro e que, por isso, não se sente completo.

15 virginiacremasco@ufpr.br ANULAÇÃO DO DESEJO  A vitimização impede sua implicação subjetiva no pathos, que revela a incompletude de todos nós (desejantes) a qual temos que nos posicionar.

16 virginiacremasco@ufpr.br A ÉTICA DOS SINTOMAS  O risco é acreditar que o sofrimento do paciente (pathos) advém apenas dos seus sintomas, quando estes comumente se apresentam já como a solução psíquica viável que o paciente encontrou para lidar com seus estados de desorganização emocional (não ser completo).

17 virginiacremasco@ufpr.br ANTI-ÉTICA TERAPÊUTICA  Ao ceder às Paixões do Ser o terapeuta pode acreditar que ao oferecer “soluções” aos sintomas do paciente (“cura”), atenderá também sua demanda impossível de amor: de ser completo e feliz...

18 virginiacremasco@ufpr.br RESPONSABILIDADE ÉTICA  As soluções simplificadoras, quando isoladas, podem ser vitimizantes, anulando o sujeito desejante, responsável por suas escolhas, decisões e acontecimentos.

19 virginiacremasco@ufpr.br Contribuições da Psicanálise: por uma ética da relação  Dimensão trágica: Recuperar a dignidade do sofrimento (pathos) como possibilidade de escolha.  Sintoma: forma de aparecimento do pathos (‘discurso’ a ser interpretado).  Terapêutica: possibilitar o desvelamento do sujeito para além da dor → pathei matos (aquilo que o sofrimento ensina)


Carregar ppt "Quando o limite é do profissional ‘PAIXÕES DO SER’: quando o limite é do profissional Profa. Dra. Maria Virgínia F. Cremasco Grassi Depto Psicologia Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google