A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO de longo prazo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO de longo prazo"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO de longo prazo
AULAS - 15 e 16

2 DEFINIÇÃO: É o conjunto de planos e programas com roteiros, objetivos e métodos determinados, tendo em vista a operação da jazida. Este planejamento é essencialmente dinâmico na medida em que a mina vai sendo lavrada, novas informações vão se tornando disponíveis, obrigando uma constante adaptação do plano original às novas condições da mina.

3 OBJETIVOS: 􀂃 Controle do desempenho de equipamentos em função dos programas; 􀂃 Controle dos estoques de produtos e rejeitos; 􀂃 Orientar a lavra da melhor maneira operacional, atendendo solicitações do programa de produção (mercado) em volume e qualidade, e definição da remoção de rejeito subordinada para cada mina; 􀂃 Criar condições que facilitem o trabalho dos executivos em qualquer nível de decisão; 􀂃 Analisar os reflexos das diretrizes operacionais atuais na situação futura da mina; 􀂃 Controlar a execução dos planos e detectar o instante de revisão dos mesmos e 􀂃 Controlar os ritmos de produção e embarque em relação aos padrões estabelecidos pelo programa de demanda.

4 Uma equipe de planejadores otimiza a lavra minimizando gastos, favorecendo o aumento da taxa de lucros da empresa. O planejamento de lavra visa ao aproveitamento racional da ocorrência mineral. Vários fatores interferem na sua elaboração e são os reflexos das condições do minério a ser extraído. PLANO A LONGO PRAZO - Tem como objetivo a definição do quanto de minério se pode extrair, economicamente, de uma determinada reserva geológica. Nesta fase desenvolvem-se, também os planos plurianuais de lavra, que cobrem vários anos, até a exaustão da jazida. PLANO A MÉDIO PRAZO - Basicamente, consiste no detalhamento do plano anual de lavra, prevendo-se aqualidade do minério. Determina-se, também, a relação estéril/minério, a abertura de novos acessos, a drenagem de águas pluviais e outros fatores que venham a interferir na lavra. O plano anual é desdobrado em planos trimestrais visando a qualidade do produto e a preparação da mina para futuros trabalhos de extração de minério. PLANO A CURTO PRAZO - É o detalhamento do plano mensal de lavra, de acordo com a demanda de R.O.M. solicitada. No plano mensal de lavra são definidas as frentes de lavra e blocos de minérios a serem extraídos, bem como, os blocos de estéreis a serem removidos.

5 PLANO A LONGO PRAZO: É um plano elaborado pelo setor de planejamento de mina, que se executa em um tempo aproximado de 10 anos. Caracteriza-se como sendo um plano a nível de projeto, não a nível operacional. É USADO PARA AVALIAR REFLEXOS OPERACIONAIS E ECONÔMICOS AO LONGO DO TEMPO Tem como objetivos: a) Viabilidade operacional e econômica: fase de decisão de implantação do empreendimento, bem como a revisão de um projeto já implantado; b) Determinação da reserva economicamente lavrável e do rejeito total: consiste em calcular a relação rejeito/minério, ou seja, o volume de rejeito a ser removido para extrair um determinado volume de minério; c) Definição do ritmo de produção compatível com características da jazida, reserva lavrável, demanda prevista, capital disponível: é um estudo técnico econômico, cujos resultados evidenciam um ritmo ótimo de produção;

6 d) Evolução da relação rejeito/minério: consiste em calcular a relação rejeito/ minério de acordo com o andamento da lavra; e) Estabelecimento do Lay-Out Geral: É feito em função de um pit econômico pré-determinado, evitando remanuseio, em um curto período, de instalações, depósitos, etc..., que permite o mínimo custo no transporte de materiais e f) Cálculo dos equipamentos, investimentos e custos operacionais: todo este cálculo depende do ritmo de produção determinado para a jazida, bem como das características da mesma. Recursos utilizados para execução deste plano a longo prazo, utilizam-se: 􀂃 Mapas Topográficos; 􀂃 Análise Qualitativa; 􀂃 Seções Geológicas Verticais Horizontais; 􀂃 Cubagens por planimetria; 􀂃 Mapas de Superfície; 􀂃 Sistemas de planejamento de mina em computador: baseia-se em modelos reduzidos tridimensionais de minas onde são simulados os planos de lavra que após processados em computador, geram os relatórios dos módulos tonelagem / qualidade / econômico.

7 A elaboração do Plano a longo prazo obedece os passos apresentados no quadro a seguir:

8 ESTUDO DE CASO: PLANO QUINQUENAL “MINA DO AZUL”


Carregar ppt "PLANEJAMENTO de longo prazo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google