A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAF No estudo das lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, devem-se considerar o ferimento de entrada, de saída e o trajeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAF No estudo das lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, devem-se considerar o ferimento de entrada, de saída e o trajeto."— Transcrição da apresentação:

1 PAF No estudo das lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, devem-se considerar o ferimento de entrada, de saída e o trajeto.

2 PAF FERIMENTO DE ENTRADA: pode ser de tiro encostado, a curta distância ou a distância. No ferimento de entrada podemos encontrar: Orla de escoriação (zona de Fisch): deve-se ao arrancamento da epiderme motivado pelo movimento rotatório do projétil antes de penetrar no corpo. Bordas invertidas da ferida: pela ação de fora para dentro. Aréola equimótica: uma área de sufusão hemorrágica pelo rompimentos de pequenos vasos. Halo de enxugo: é explicado pela passagem do projétil através dos tecidos. Halo de tatuagem: é resultante da impregnação de grãos de pólvora incombustos que alcançam o corpo. Orla de esfumaçamento: é decorrente do depósito de fuligem. É chamada de zona de falsa tatuagem, pois, ao lavar o corpo, ela desaparece. Zona de queimadura: também chamada de zona de chama ou chamuscamento. Tem como responsável a ação superaquecida dos gases que atingem e queimam o alvo. Em áreas de pêlos há chamuscamento dos pêlos.

3 PAF Tiro encostado: os ferimentos de entrada nos tiros encostados, com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, muitas vezes com bordas evertidas, devido à ação resultante dos gases que deslocam, refluem e laceram os tecidos. Fazem a chamada câmara de mina de Hoffmann (golpe de mina) e geralmente formam o sinal de Benassi que é o halo fuliginoso na lâmina externa do osso. Na pele há a marca da boca do cano conhecido como sinal de Werkgaertner.

4 PAF - Tiros a queima roupa: são tiros dados a uma distância de aproximadamente 10cm. Tem como característica principal a zona de queimadura com chamuscamento dos pêlos. Além da zona de esfumaçamento (fuligem), da zona de tatuagem (pelas partículas de pólvora) e zonas de equimose, escoriação e enxugo (causadas pelo próprio projétil).

5 PAF - Tiros a curta distância: calcula-se uma distância aproximada de 10 a 50cm. Apresenta zona de equimose, escoriação e enxugo (do projétil); zona de tatuagem (das partículas de pólvora) e zona de esfumaçamento (pela fuligem).

6 PAF - Tiro a média distância: distância aproximada de 50 a 60cm. Apresenta zona de equimose escoriação e enxugo; zona de tatuagem.

7 PAF - Tiro a longa distância: Apresenta somente os efeitos produzidos pelo projétil: zona de equimose, escoriação e enxugo.

8 PAF OBS: 1) A orla de escoriação é um sinal comprovador de orifício de entrada em tiro a qualquer distância. 2) A zona de tatuagem é um sinal indiscutível de orifício de entrada. 3) O sinal diferencial entre o orifício de entrada e o de saída no plano ósseo (principalmente no crânio) é o sinal de funil de Bonnet: na lâmina externa do osso, o ferimento de entrada é arredondado, regular e na lâmina interna o ferimento é irregular; o ferimento de saída é exatamente o contrário.

9 Sinal de funil de Bonnet
PAF Sinal de funil de Bonnet

10 PAF Orifício de saída: Geralmente tem bordas evertidas e irregulares. Nunca apresenta zona de escoriação, tatuagem, esfumaçamento ou queimadura, porém pode apresentar halo de enxugo e equimose.


Carregar ppt "PAF No estudo das lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, devem-se considerar o ferimento de entrada, de saída e o trajeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google