A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bolsista: Christoph de Freitas Santos Orientador: Eduardo Vergolino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bolsista: Christoph de Freitas Santos Orientador: Eduardo Vergolino"— Transcrição da apresentação:

1 O PERFIL DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS PERNAMBUCANAS DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA
Bolsista: Christoph de Freitas Santos Orientador: Eduardo Vergolino Orientador colaborador: Wagner Pinheiro

2 Objetivo geral Analisar as relações de poder nas escolas no âmbito da relação entre coordenação e direção escolar, como também o currículo através do levantamento estatístico com a formação de um banco de dados atualizado das escolas envolvidas.

3 Objetivos específicos
Traçar o perfil da gestão escolar nas instituições de ensino analisando seus aspectos organizacionais; Estudar as escolas indígenas e suas relações com o poder público não indígena. Elaborar um banco de dados com estatísticas sobre discentes, docentes e Instituições e problemas enfrentados pelas escolas;

4 Metodologia Foi realizado através de pesquisas bibliográficas e de campo, junto às escolas e aos órgãos responsáveis pela Educação Básica na Microrregião de Itaparica, e de visitas in loco às escolas. A pesquisa foi realizada em 25 escolas urbanas e rurais não indígenas e em 27 escolas indígenas em municípios do Sertão de Itaparica - Pernambuco. Os municípios pesquisados foram: Tacaratu, Carnaubeira da Penha, Petrolândia, Jatobá, Belém do São Francisco, Floresta e Itacuruba. Os dados foram coletados entre setembro de 2011 e março de 2012, em visitas feitas às escolas.

5 Introdução Analisando as dificuldades dos indígenas da região resultado de décadas de invasões e preconceitos, de submissão cultural e violência resultou no anulamento quase total de suas raízes culturais. Ao observar isso o trabalho buscou traçar um perfil da gestão educacional nas escolas da Microrregião de Itaparica. O Governo do Estado de Pernambuco possui 79 escolas sob responsabilidade da GRE do Sertão do Submédio São Francisco. Sendo 54 escolas indígenas e 25 não indígenas. Na região pesquisada há uma grande diversidade de povos: Pipipã, Pankararu, Pankará, Atikum e Pankararu entre Serras.

6 Percentual de escolas no Sertão de Itaparica - PE

7 Formação dos professores por tipo de escola

8 Construção do currículo escolar
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Indígena (RCNEI) fundamenta-se no reconhecimento da: 1. Multietnicidade, pluralidade e diversidade; 2. Educação e conhecimentos indígenas; 3. Autodeterminação. 4. Comunidade Educativa indígena. 5. Educação intercultural, comunitária, específica e diferenciada.

9 Discussão sobre a construção do currículo escolar

10 Existência de material adequado ao ensino

11 Existência de Bibliotecas nas escolas
Na escolas pesquisadas os livros encontrados nas bibliotecas foram na maior parte excedentes de livros didáticos. Poucas escolas possuem livros de literatura em seus acervos.

12 Existência de laboratório de informática
Das 27 escolas indígenas que fizeram parte da pesquisa, apenas 1 possui laboratório de informática, sendo este conectado à internet. Com relação às 24 escolas não indígenas, 23 possuem laboratório de informática, sendo apenas 9 deles conectados à internet.

13 Considerações finais A melhoria na capacitação dos docentes indígenas apresenta íntima ligação com a oferta de cursos de capacitação e graduação próximos de suas regiões; As distâncias e as péssimas condições de locomoção ainda se apresentam como empecilho para o desenvolvimento educacional e socioeconômico; A falta de incentivos, infraestrutura, bibliotecas e parcerias acarreta dificuldades na promoção do ensino-aprendizagem nas escolas indígenas situadas no Sertão de Itaparica pernambucano.

14 Referências BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico - o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2008. CAMPOS, André. Atlas da Exclusão Social no Brasil. Vol. 1. São Paulo: Cortez, 2000. _____________. Atlas da Exclusão Social no Brasil. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 2002. _____________. Atlas da Exclusão Social no Brasil. Vol. 3. São Paulo: Cortez, 2004. PINTO, Edith Pimentel. A Língua Escrita no Brasil. Professora dos Cursos de Graduação e Pós – Graduação de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo: Editora ática, 1992. ULLMANN, Reinholdo Aloysio. Antropologia Cultural. Porto Alegre, Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes: Editora LA SALLE, 1980.


Carregar ppt "Bolsista: Christoph de Freitas Santos Orientador: Eduardo Vergolino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google