A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOMETRIA DESCRITIVA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOMETRIA DESCRITIVA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983."— Transcrição da apresentação:

1 GEOMETRIA DESCRITIVA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.

2 PLANOS BISSETORES

3 PLANOS BISSETORES

4 PLANOS BISSETORES Planos Bissetores são planos que contém a linha de terra e dividem os diedros em partes iguais. Estes planos formam ângulos de 45º com cada um dos planos de projeção (π) e (π’). Os Planos Bissetores são em número de dois. Um atravessa o 1º e o 3º diedros e é denominado de Bissetor Ímpar, ou (βi); o outro atravessa o 2º e o 4º diedros e é denominado de Bissetor Par, ou (βp). Todo ponto pertencente ao Bissetor Ímpar tem cota e afastamento iguais, em módulo e sinal. Em épura, suas projeções são simétricas em relação à LT. Todo ponto pertencente ao Bissetor Par tem cota e afastamento iguais em módulo, porém os sinais são opostos. Em épura suas projeções são coincidentes.

5 PLANOS BISSETORES Planos que dividem os diedros em duas partes iguais, formando com o Plano Vertical e com o Plano Horizontal de Projeção um ângulo de 45º.

6 PONTOS PERTENCENTES AOS PLANOS BISSETORES
Os pontos situados nos planos bissetores têm a característica principal de serem equidistantes dos planos de projeção, o que pode ser explicado pelo ângulo de 45° formado entre o bissetor e os planos de projeção.

7 PONTOS PERTENCENTES AOS PLANOS BISSETORES

8 Simetria de Pontos

9 SIMETRIA DE PONTOS (A) (M) () (B)
Dois pontos (A) e (B) são simétricos em relação à um plano (), quando este plano é o mediador do segmento formado pelos dois pontos. Ou seja, a simetria entre pontos existe quando um plano, perpendicular ao segmento formado por estes dois pontos, contém o ponto médio do segmento. Note, no desenho acima, que o segmento (A)(M) é igual ao segmento (M)(B).

10 SIMETRIA DE PONTOS Vamos considerar a simetria de um ponto em relação:
Aos planos de projeção; Aos planos Bissetores; À Linha de Terra.

11 SIMETRIA DE PONTOS 1) PONTOS SIMÉTRICOS EM RELAÇÃO AOS PLANOS DE PROJEÇÃO Diz-se que um ponto (B) é simétrico a um ponto (A) em relação ao plano horizontal de projeção (), quando possui: - a mesma abscissa, - o mesmo afastamento em grandeza e sentido; - a cota de mesma grandeza mas de sentido contrário. Note na figura que os afastamento dos pontos (A) e (B) são iguais e ambos positivos (mesmo sentido) e suas cotas iguais e de sentido contrário (’) B’ A’ (A) (B) () A≡B A’ LT B’ A ≡ B

12 SIMETRIA DE PONTOS 1) PONTOS SIMÉTRICOS EM RELAÇÃO AOS PLANOS DE PROJEÇÃO () D (’) C’ ≡ D’ (C) C (D) LT D C C ’ ≡ D’ Diz-se que um ponto (D) é simétrico a um ponto (C) em relação ao plano vertical de projeção (’), quando possui: - a mesma abscissa, - a mesma cota em grandeza e sentido; - o afastamento da mesma grandeza porém de sentido contrário. Note na épura que as projeções verticais C’ e D’ coincidem e as projeções horizontais C e D são simétricas em relação à linha de terra.

13 SIMETRIA DE PONTOS 2) PONTOS SIMÉTRICOS EM RELAÇÃO AOS PLANOS BISSETORES Quando dois pontos são simétricos em relação ao plano bissetor ímpar, possuem a mesma abscissa e a cota de um ponto é igual ao afastamento do outro em grandeza e sentido. Nesse caso, as projeções de nomes contrários dos dois pontos são simétricas em relação à linha de terra.

14 SIMETRIA DE PONTOS 2) PONTOS SIMÉTRICOS EM RELAÇÃO AOS PLANOS BISSETORES Quando dois pontos são simétricos em relação ao plano bissetor par, possuem a mesma abscissa e a cota de um ponto é igual ao afastamento do outro com sinal contrário. Nesse caso, as projeções de nomes contrários dos dois pontos são coincidentes.

15 SIMETRIA DE PONTOS 3) PONTOS SIMÉTRICOS EM RELAÇÃO À LINHA DE TERRA
Quando dois pontos são simétricos em relação à linha de terra, possuem a mesma abscissa e cotas e afastamentos iguais em grandeza, mas de sentidos contrários. Nesse caso, as projeções de mesmo nome são simétricas em relação à linha de terra.


Carregar ppt "GEOMETRIA DESCRITIVA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google