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Rejane de Oliveira Pozobon

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Apresentação em tema: "Rejane de Oliveira Pozobon"— Transcrição da apresentação:

1 Rejane de Oliveira Pozobon
Comunicação, política e democracia: novas configurações em um espaço público midiatizado. Rejane de Oliveira Pozobon

2 Esfera Pública (1962) Habermas: espaço público  copresença de cidadãos em um mesmos espaço físico; Espaço de mediação entre o Estado e a sociedade civil (nível mínimo de educação); Meios de comunicação diminuem o poder crítico do espaço público  visão redutora dos meios.

3 Esfera Pública - Críticas
Thompson (1998): Limitação do universo masculino e com acesso à educação; consumo de mídia passivo; Gomes (1999): subestima a capacidade argumentativa da mídia, uma vez que é composta pela opinião pública.

4 Esfera Pública (1990) Habermas: esquema de circulação do poder (Bernhard Peters); Atores sociais: Centro: instituições formais responsáveis por processos decisórios (parlamento); Segundo nível: esferas autonomamente organizadas, mas ligadas ao governo (fundações)  transporta opiniões; Terceiro nível: associações orientadas para a formação de opinião (instituições culturais)  identifica problemas. Papel dos meios de comunicação: acesso aos conteúdos discursivos em vários níveis, para que o público possa construir opiniões distintas  organizadora de opiniões e estruturadora da esfera pública.

5 Espaço Público Midiatizado
As mídias digitais possibilitaram a intervenção dos públicos na esfera de decisão política; O campo midiático recolhe as informações disponibilizadas pelos demais campos sociais, reelabora esses discursos e os coloca em circulação novamente

6 Espaço Público Midiatizado
O processo de midiatização incide na difusão, no compartilhamento e nas apropriações das informações que circulam nas redes digitais e como se dá a tecnointeração Nova forma de vínculo social, promove o alargamento da experiência humana, além do espaço geográfico.

7 Espaço Público Midiatizado
As tecnologias de informações modificam as formas de interação social, passando estas a serem mediadas não só culturamente, mas também tecnicamente. Os dispositivos midiaticos ocupam uma centralidade na formação dos discursos e das ações sociais, modificando valores culturais e construindo a tecnocultura

8 Espaço Público Midiatizado
Diverge da manipulação e aproxima-se de uma singularidade, restrita ao tempo e ao espaço midiático. Diferente filtros e enquadramentos, desde da subjetividade do jornalista, até instâncias mais macros que perpassam o campo comunicacional.

9 Espaço Público Midiatizado
Caráter ambíguo da comunicação midiatizado: Discurso polifônico x poder hegemônico (discurso da realidade) Eliseo Véron (1997): levar em conta a complexidade das relações que compõem tal processo

10 Espaço Público Midiatizado
Ao ocupar um lugar central na mediação da realidade, o campo midiático participa de inúmeras negociações, disputas e jogos de interesse. Relações entre mídia, instituições e atores individuais => Complexidade Zona de produções coletivas.

11 Espaço Público Midiatizado
Semiose da midiatização de Veron (1997). Maiores tensões entre Instituições e o campo midiático. Gerenciador de conflito => Outros conflitos Mídia => Intelecto orgânico => Gerenciador de parâmetros Discursos de vários campos emoldurados pela mídia.

12 Espaço Público Midiatizado
Agendamento Social não se converte em uma imposição. Relativizar a autonomia e a supremacia da mídia, pois os receptores midiáticos são sujeitos críticos e sempre encontram brechas para novas e diferentes construções.

13 Espaço Público Midiatizado
A mídia possibilita um acesso relativamente plural às construções simbólicas e à produção dos sentidos sociais. Profissionais de comunicação => papel relevante => adequação dos fatos originados nos mais diversos campos sociais ao discurso e às normas do campo midiático

14 Espaço Público Midiatizado
Profissionais de comunicação =>mediar as demais falasdo espaço público, pois é quem contém o poder de articulação Fluxo intenso e plural. Via de mão dupla. Dinâmica capaz de alterar lugares e pápéis sociais dos campos e dos atores envolvidos.

15 Espaço Público Midiatizado
Grupos mais organizados, movimentos sociais e organizações não-governamentais (ONGs) possuem maior possibilidade de instaurar agendas públicas de discussçao de suas necessidas.

16 Democracia na Era Digital
As mídias digitais possibilitaram a intervenção dos públicos na esfera de decisão política; Meta: relação sem intermediários entre a esfera civil e a política, por meios das redes digitais  descentralização do fluxo de informação; Produção de informação política e tomada de decisões mais relevantes.

17 Democracia na Era Digital
Gomes (2005): 5 passos para democracia digital Acesso aos serviços públicos pelo cidadão e prestação de informação pelo Estado; Feedback de temas da agenda pública ; Transparência do Estado na divulgação de informações; Estado mais poroso à participação popular; Cidadão como produtor de decisão política (democracia direta).

18 Democracia na Era Digital
Internet permite a participação popular em discussões políticas, porém, lideradas por poucos; Espaço mais para expressão política do que para reforma radical das estruturas vigentes; Comunicadores: ampliar as possibilidades democráticas aos que buscam informação.


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