A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade tecnológica digital globalizada II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade tecnológica digital globalizada II"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade tecnológica digital globalizada II
Docente: Tomás Patrocínio Sociedade tecnológica digital globalizada II

2 interdependência planetária multifacetada e complexa
Docente: Tomás Patrocínio globalização e interdependência planetária multifacetada e complexa abertura de fronteiras económicas, financeiras, políticas e ainda culturais maior aproximação e conhecimento mútuo dos povos implantação de regimes democráticos não tem resolvido ou tem acentuado: conflitos e tensões graves exclusão económica e social sendo relevante a info-exclusão

3 A globalização é um processo incontornável.
Docente: Tomás Patrocínio A globalização é um processo incontornável. A globalização e o “caldo” crísico em que se desenvolve gera enorme turbulência nos domínios económico, financeiro, social, político, jurídico e administrativo, cultural, científico e educativo. A globalização significa a própria mudança da condição humana e de todas as suas dimensões fazendo emergir a vida quotidiana e a ética que põem em causa a concepção de pessoa/cidadão e de cultura exigindo novas abordagens compreensivas. É necessário aprender-se a lidar com as mudanças introduzidas nos conceitos de espaço, de tempo, de realidade, de virtualidade, de privacidade, do que é próprio e do que é alheio, valorizando a diversidade, a multiculturalidade e, sobretudo, as preocupações éticas perante a vida, que hoje não é só local e nacional, mas também global.

4 As várias tensões da contemporaneidade:
Docente: Tomás Patrocínio As várias tensões da contemporaneidade: a tensão entre o global e o local; a tensão entre tradição e modernidade; a tensão entre as soluções a curto e a longo prazo; a tensão entre a indispensável competição e o cuidado com a igualdade de oportunidades; a tensão entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação por parte do homem; a tensão entre o espiritual e o material. Jacques Delors (1996)

5 No conturbado contexto global assiste-se a uma alteração do sistema de valores, o que torna a questão do termo "valores“ polémica, sendo vista de forma diferenciada, ora numa perspectiva relativista ora numa perspectiva vinculativa.

6 pós-eurocêntrica dado estar a emergir uma conjuntura policêntrica;
Docente: Tomás Patrocínio Hans Kung (1996) sistematiza como dimensões essenciais da sociedade actual o ser: pós-eurocêntrica dado estar a emergir uma conjuntura policêntrica; pós-colonialista e pós-imperialista perante o fenómeno das nações unidas ou federadas e cooperantes; pós-capitalista e pós-socialista por estar em vias de desenvolvimento uma economia ecossocial de mercado; pós-industrial por ser uma sociedade do sector dos serviços e das comunicações; pós-patriarcal por em termos político-sociais, se desenhar um relacionamento de maior parceria entre os sexos; pós-ideológica por ser uma sociedade orientada para a pluralidade e para a globalidade; pós-confessional porque, apesar de emergir gradualmente com dificuldade, se esboça uma comunidade multiconfessional e ecuménica.

7 Docente: Tomás Patrocínio
A mudança de paradigma não implica necessariamente uma desagregação de valores, mas sim a sua transformação: de uma ciência isenta de referências éticas para uma ciência responsável; de uma tecnocracia dominadora dos seres humanos para uma tecnologia ao serviço da humanidade; de uma indústria que polui o meio ambiente para uma indústria que fomenta os verdadeiros interesses e as necessidades do Homem em harmonia com a natureza; de uma democracia formal e de direito para uma democracia viva, em que liberdade e justiça se conciliem.

8 Docente: Tomás Patrocínio
A contemporaneidade apresenta uma fenomenologia reflexiva e abre uma nova possibilidade ontológica, que coloca, no centro do desenvolvimento humano, o próprio ser humano. O “caldo” crísico da globalização faz emergir um novo cidadão, uma nova pessoa, a quem importa a aquisição de uma nova conceptologia de leitura do mundo de modo a que as mutações em curso, e que se configuram possíveis, possam vir a ser qualificadas de positivas no contexto da globalização vista como uma oportunidade. A emergência da pessoa configura-se como o traço essencial duma contemporaneidade com esperança para a construção duma sociedade mais justa, mais livre e com maior coesão, desafiando para a construção de um novo ethos mundial. Esse ethos só pode ser fundado na carta universal dos direitos do homem e noutras construções éticas de natureza global.

9 Docente: Tomás Patrocínio
Não é possível separar o humano do seu ambiente material, nem dos sinais e imagens através dos quais ele dá sentido à vida e ao mundo. Pierre Lévy

10 fundada nas redes de informação e comunicação
Docente: Tomás Patrocínio fundada nas redes de informação e comunicação Vivência e experiência de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania (construção da pessoa/cidadão digital) Sociedade tecnológica digital globalizada ...Família Escola Amigos Associações ONG Empresas Autarquias Estado. …

11 Docente: Tomás Patrocínio
Remy et Ruquoy (1990) in Méthodes d ánalyse de contenu et sociologie, Bruxelles, Facultés Universitaires Saint-Louis

12 A globalização apresenta um aspecto crísico positivo ou regressivo?
Docente: Tomás Patrocínio A globalização apresenta um aspecto crísico positivo ou regressivo?

13 Docente: Tomás Patrocínio
“a globalização será o que os humanos dela fizerem. As suas potencialidades (...) são as melhores que se depararam aos humanos em toda a sua história” Joaquim Coelho Rosa

14 de pensamento complexo no sentido de uma revolução da inteligência
Docente: Tomás Patrocínio Complexidade Entropia Necessidade de pensamento complexo no sentido de uma revolução da inteligência para que a complexidade não se torne incompreensível

15 Questões para reflexão
Docente: Tomás Patrocínio Questões para reflexão Como relaciono este quadro teórico com a minha instituição? E comigo? Se projectasse uma intervenção numa instituição como levaria em conta este enquadramento? Se pretender fazer uma investigação como vou valorizar este quadro conceptual da sociedade actual?


Carregar ppt "Sociedade tecnológica digital globalizada II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google