A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS"— Transcrição da apresentação:

1 Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS
Protozoários, fungos, vegetais, animais e seres humanos são eucariontes, isto é, suas células são nucleadas, com organelas e organizadas. Mesmo sendo eucariontes, existem diferenças exclusivas entre cada uma dessas células. Retirado do Portal:

2 CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DAS CÉLULAS VEGETAIS
A célula esta revestida externamente por uma parede celular celulósica, sendo dura e resistente. Sua membrana plasmática é fina e delicada e esta logo abaixo da p.c. que protege e sustenta a cel. vegetal. No citoplasma há grandes vacúolos, para armazenar substâncias ou regular as trocas de água com o meio. Presença de cloroplasto, responsáveis pela fotossíntese.

3 CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DAS CÉLULAS ANIMAIS
A cel. animal não possui parede celular, sendo assim mais flexível. Possui vacúolos, porem menores e em maior quantidade. Apresentam centríolos, organela responsável pela reprodução das celulas e pela movimentação celular.

4 MEMBRANA CELULAR: ESTRUTURA E FUNÇÃO
Independente do tipo celular, é essencial que exista alguma barreira que confira individualidade a cel. É necessário uma fronteira que defina claramente o que é o interior e o exterior da cel. Essa estrutura é a membrana plasmática. Ela é capaz de tornar o conteúdo celular diferente do meio onde esta.

5 FUNÇÕES DA M.P capacitar a cel. a responder a sinais ambientais.
Influenciar no cumprimento de suas funções biológicas. Permitir interações entre as células Formar os tecidos Controlar de maneira seletiva a entrada e saída de substancias na célula.

6 O MODELO MOSAICO FLUIDO PROPOSTA EM 1972, POR SINGER E NICHOLSON
As membranas são constituídas por lipídios e proteínas, chamadas de lipoprotéicas, sendo uma dupla camada. Os lipídios são os fosfolipídios (átomos de fósforo + lipídios) e o colesterol. O colesterol é insolúvel em água, enquanto o fosfolipídio é solúvel em água. Na camada dupla de fosfolipídios, as partes hidrofílicas das moléculas orientam-se para o meio intra e extracelular onde existe mta água. As caudas hidrofóbicas, formam a parte interna da membrana, excluindo a água do seu meio.

7 A movimentação dos lipídios é chamada de fluidez.
Mas a m.p. tbm é constituída por proteínas, que esta mergulhada na dupla camada lipídica. As proteínas realizam funções, como: estabilização estrutural da m.p.,são receptores de hormônios, são canais de transporte para substancias grandes e meio de condução de sinais entre as células. Porção hidrofílica (meio extracelular) c/ água Porção hidrofóbica (meio intracelular) sem água

8 PERMEABILIDADE SELETIVA DA MEMBRANA
As células não ficam isoladas do meio onde vivem; para isso são necessários trocas entre o meio e a célula para garantir a vida. Oxigênio e nutrientes precisam entrar constantemente, enquanto CO2 e resíduos devem ser retirados antes de intoxicar a célula. Esse fluxo continuo de substancias que entram e saem da célula deve passar pela membrana, que seleciona o que, e o quanto deve entrar e sair .

9 Transporte passivo Transporte ativo
Substancias que atravessam a membrana sem gastar energia. Exemplos: O2, CO2 e água. Tipos de transp. passivo: Osmose e Difusão Ocorre de acordo com a diferença de concentração entre os 2 meios (intra e extracelular) Substancias que atravessam a membrana com gasto de energia. Exemplos: nutrientes de alto peso molecular (íons, aa, glicose..) Tipos: Bomba de sódio e potássio, Fagocitose e pinocitose.

10 Transporte passivo: Difusão Simples
Processo na qual as moléculas se deslocam da região de maior concentração para a região de menor concentração. Se movimentam a favor do gradiente de concentração. È um processo natural, físico e não gasta energia. Ocorre com gases (O2 e CO2), a água e moléculas pequenas.

11 Difusão facilitada Osmose
Ocorre quando há a participação de proteínas especiais de membrana, facilitando o transporte de substancias, por meio de canais. Osmose A membrana tbm pode ser chamada de semipermeável; ocorre quando há passagem de água do meio menos concentrado (- soluto) para o mais concentrado (+ soluto), para se igualar as concentrações.

12 Exemplo de osmose na célula sanguínea
Hemácias são colocadas em 3 recipientes contendo concentrações diferentes de NaCl. No recipiente 1 as hemácias estão a 0,9% (isotônica) mto parecido com a normal do citoplasma. A água se deslocara na mesma intensidade p/ as duas direções. Em 2 há uma solução mto concentrada hipertônica), a água tente a sair do interior da cel.para o meio externo e desidratando-se. Em 3, as hemácias estão numa solução pouco concentrada (hipotônica). A água tente a entrar na célula ate estoura-la (hemólise).

13 Transporte ativo: fagocitose e pinocitose
Ocorre contra o gradiente de concentração, ou seja, do menos concentrado para o mais concentrado. Há gasto de energia. A) Fagocitose é a quando a célula engloba partículas solidas. B) Pinocitose é quando a célula engloba partículas liquidas. A) B)

14 Transporte ativo: Bomba de sódio e potássio
Nas células nervosas (neurônios) existe uma alta concentração de potássio (k+) no interior da célula em comparação com seu exterior. No caso do sódio (Na+), há uma alta concentração no exterior da célula em relação ao interior. Todo transporte ativo conta com a participação de proteínas especiais de membranas, as carregadoras. Essas proteínas estão continuamente “bombeando” o potássio para dentro e sódio para fora da célula.

15

16 Retirado do Portal:


Carregar ppt "Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google