A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enteropatias disabsortivas e enterocolites

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enteropatias disabsortivas e enterocolites"— Transcrição da apresentação:

1 Enteropatias disabsortivas e enterocolites

2 Síndromes Malabsortivas
São causadas por, pelo menos,um destes fatores Digestão intraluminal deficiente. Digestão terminal deficiente. Transporte trans-epitelial deficiente.

3 Síndromes Malabsortivas
Consequências: Trato digestivo: . Diarréia, dor abdominal, flatulência, perda ponderal,mucosite Sistema hematopoiético: . Anemia ferropriva e por deficiência de piridoxina, folato e vitamina B12, sangramentos devido a deficiência de vitamina K. Sistema músculo-esquelético: . Osteopenia, Tetania por deficiência de absorção de cálcio, magnésio, vitamina D e proteinas.

4 Síndromes Malabsortivas
Sistema endócrino: . Amenorréia, impotência e infertilidade. Hiperparatireoidismo devido a deficiência de cálcio e vitamina D Epiderme: . Púrpura e petéquias devido a deficiência de vitamina K. Edema devido a deficiência de proteinas. Hiperceratose devido a deficiência de vitamina A, Zinco, ácidos graxos essenciais e niacina.

5 Síndromes Malabsortivas
Sistema nervoso - Neuropatia periférica pela deficiência de vitaminas A e B12.

6 Doença Celíaca Samuel Gee em 1888 descreveu uma forma de má absorção intestinal, de início gradual na infância, denominada afecção celíaca. Em 1950, Willem Karel Dicke, na Holanda, estabeleceu a relação do trigo e do centeio com a patogênese da doença, identificando nestes cereais a proteína (glúten) como o principal fator agressor da mucosa intestinal.

7 Doença Celíaca Atualmente, a doença celíaca é definida como uma enteropatia crônica mediada por auto-anticorpos, desencadeada pelo glúten.

8 Doença Celíaca No Brasil, em estudo populacional realizado em doadores de sangue em 1999, através do anticorpo anti-gliadina e anti-endomísio, Gandolfi e al. evidenciaram prevalência de 1:6148. Oliveira realizou triagem em 3000 doadores de sangue em São Paulo, utilizando o anticorpo anti-transglutaminase tecidual, encontrando a prevalência de 1:21410. A real prevalência da doença celíaca varia de acordo com a área geográfica e a seleção dos grupos de indivíduos a serem estudados.

9 Doença celíaca (esprue não tropical)

10 Esprue Tropical A doença é assim chamada por estar restrita às áreas situadas a 30 graus ao norte ou ao sul do equador. Foi descrita primeiramente por William Hillary em 1759.

11 Esprue Tropical Doença de causa ainda não muito conhecida.
Provavelmente de causa infecciosa, porém o agente causal ainda não foi descoberto. Pode estar relacionada com parasitoses intestinais. The Face of Tropical Sprue in 2010 Mashal Jatoi Bathejaa Jonathan Leightona, Ainara Azuetab, Russell Heigh Case Rep Gastroenterol 2010;4:168–172

12

13 Esprue tropical

14 Giardíase

15 Doença de Whipple Doença sistêmica rara que pode afetar diversos órgãos, mas afeta principalmente intestinos, sistema nervoso central e articulações. O agente causal é um actinomiceto gram positivo chamado Tropheryma whippelii .

16 Doença de Whipple

17

18 Doença de Crohon

19

20

21

22

23 Diarréias

24 Diarréias Alta Baixa (disenteria)

25 Diarréias Secretoras Infecciosas: lesão direta da mucosa Rotavirus
Virus Norwalk Adenovirus entéricos

26 Diarréias Secretoras Infecciosas mediadas por enterotoxinas
Vibrio cholerae Escherichia coli Bacillus cereus Clostridium perfringens

27 Diarréias Secretoras Neoplásicas
-Tumores produtores de peptideos, serotonina e prostaglandinas Adenoma viloso do colon distal (não mediado por hormônios) Excesso de laxantes

28 Carcinóide

29 Diarréias Osmóticas Deficiência de dissacaridases
Terapia com Lactulose Lavagens intestinais Antiácidos (alguns sais de magnésio) Malabsorção primária de ácidos biliares

30 Diarréias Exudativas Infecciosas: lesão direta ao epitélio Shigella
Salmonella Campylobacter E.histolytica Doenças inflamatórias idiopáticas Tiflite (colite neutropênica do imunodeficiente)

31 FIM


Carregar ppt "Enteropatias disabsortivas e enterocolites"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google