A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMPO E CLIMA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMPO E CLIMA."— Transcrição da apresentação:

1 TEMPO E CLIMA

2 TEMPO CLIMA Tempo e clima não são sinônimos
Comportamento atual da atmosfera Comportamento duradouro da atmosfera Temperatura máxima do dia Classificação climática

3 PREVISÕES METEOROLÓGICAS
As previsões são realizadas através do levantamento de dados de superfície, em estações climatológicas e imagens de satélites. Seus dados podem contribuir para o planejamento agrícola, execução de grandes obras e fluxo de transportes. Estação climatológica Estação climatológica

4 SISTEMAS METEOROLÓGICOS DE ALERTA
Os sistemas de alerta consistem em sirenes que podem ser acionadas a partir de centrais meteorológicas, e avisam a população que vive nas áreas de risco a deslizamento de terras ou enchentes, quando identificadas e mapeadas. Deslizamento de terra em encostas ocupadas

5 ATMOSFERA Camada de gases que envolvem a Terra, constitui-se de cinco camadas, que se tornam mais rarefeitas a medida que se eleva a altitude. Troposfera: concentra a maioria dos gases, e é onde ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos; Estratosfera: possui a camada de ozônio responsável por filtrar os raios ultra-violeta do Sol; Mesosfera: muito rarefeita, retém pouco calor e sofre queda brusca da temperatura; Termosfera: concentra gases leves como o hélio, que elevam a temperatura; Exosfera: faz a transição da atmosfera com o espaço sideral.

6 O calor surge de baixo para cima
AQUECIMENTO ATMOSFÉRICO O calor surge de baixo para cima A maior parte do aquecimento da atmosfera é proveniente da radiação terrestre: a atmosfera deixa passar a energia solar e intercepta a saída da radiação terrestre. No entanto, a quantidade de calor na atmosfera é variável nos diferentes pontos da superfície da Terra.

7 AQUECIMENTO ATMOSFÉRICO

8 EFEITO ESTUFA O efeito estufa é um fenômeno natural capaz de reter calor na atmosfera terrestre. Sem ele a temperatura média do planeta seria abaixo de zero. O homem tem intensificado esse fenômeno, através da emissão de gases que retém o calor, provocando o aquecimento global. Mecanismo de aquecimento em estufa Efeito estufa natural

9 EFEITO ESTUFA

10

11 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO
A Terra possui uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que nos protege dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Contudo, o uso do CFC causa sua destruição, já que quebra as moléculas de ozônio. Há alguns anos foi descoberto um buraco sobre a Antártida que tem 31 milhões de quilômetros quadrados. 

12 ELEMENTOS E FATORES DO CLIMA
Temperatura Latitude Pressão Atmosférica Altitude Os fatores climáticos são determinantes no comportamento diário dos elementos do clima. Relevo Umidade Continentalidade e maritimidade Vegetação Nebulosidade Correntes Marítimas Pluviosidade Massas de Ar Urbanização

13 LATITUDE E TEMPERATURA
Quanto maior a latitude menor a temperatura, porque os raios solares incidem de maneira obliqua (inclinada), aumentando a área de absorção, e mantendo a mesma quantidade de energia.

14 ALTITUDE E TEMPERATURA
Quanto maior a altitude menor a temperatura, pois a retenção de calor é menor, devido a redução dos gases atmosféricos.

15 RELEVO E AS MASSAS DE AR O relevo orienta o deslocamento das massas de ar, podendo obstruir sua passagem, provocando a formação de chuvas orográficas numa vertente (encosta), enquanto no contra-forte (outro lado), a massa de ar passa seca. Esse mecanismo é chamada de barlavento (área úmida) e sotavento (área seca).

16 Temperaturas Médias nos Hemisférios Norte e Sul
CONTINENTALIDADE E MARITIMIDADE Temperaturas Médias nos Hemisférios Norte e Sul Estações do Ano Hemisfério Norte Hemisfério Sul Verão 22,4ºC 17,1ºC Inverno 8,1ºC 9,7ºC As áreas marítimas ou litorâneas, sendo bastante úmidas, têm suas temperaturas amenizadas e, portanto, a amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura máxima e mínima) é bem pequena. À medida que nos interiorizamos no continente, o ar vai diminuindo o seu teor de umidade e por isso a amplitude térmica vai se acentuando. Todo esse processo resulta do fato de a água ser um verdadeiro regulador térmico.

17 CORRENTES MARÍTIMAS As correntes marítimas afetam a umidade do ar e o comportamento térmico das áreas litorâneas. Correntes quentes elevam o índice pluviométrico, enquanto as correntes frias, quando associadas aos trópicos, que recebem ventos secos, podem contribuir para a formação de desertos.

18 OUTROS FATORES CLIMÁTICOS
Vegetação: atenuam a temperatura, em função do sombreamento, além disso, contribuem para o aumento da umidade, através da evapotranspiração, e a manutenção dos índices pluviométricos. Solos / Superfície : a cor da superfície irá determinar na capacidade de reflexão da energia solar, ou seja, o seu albedo. Quanto mais escura menor o albedo, logo, maior a absorção de energia e temperatura. Quanto mais clara, maior o albedo, menor a absorção e menor a temperatura. Urbanização: a intervenção antrópica pode ter influência local, regional ou global. As cidades são os espaços com maiores intervenções, dentre as quais, podemos citar: alteração do ciclo hidrológico e atmosférico, como a redução da circulação atmosférica, o aumento da temperatura e a redução da umidade.

19

20

21


Carregar ppt "TEMPO E CLIMA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google