A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia Professor Thomaz Nagel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia Professor Thomaz Nagel"— Transcrição da apresentação:

1 Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 05 : A célula (Núcleo celular)

2 descobridor do núcleo celular
vem do grego nux, que significa semente. Robert Brown ( ) descobridor do núcleo celular reconhecer o núcleo como componente fundamental das células Imaginou que o núcleo fosse a semente da célula Hoje, sabemos que o núcleo é o centro de controle das atividades celulares e o “arquivo” das informações hereditárias, que a célula transmite às suas filhas ao se reproduzir.

3 Os componentes do núcleo
Carioteca ou membrana nuclear Cariolinfa ou nucleoplasma Cromatina Nucléolo do grego karyon, núcleo e theke, invólucro, caixa do grego chromatos, cor envoltório formado por duas membranas lipoprotéicas Preenche o citoplasma um conjunto de fios formado por uma longa molécula de DNA corpúsculo esférico rico em RNA ribossômico cavidade perinuclear ou “anulli” se comunica com o retículo endoplasmático

4

5 Diferentes níveis de condensação do DNA.
Cadeia simples de DNA . (2) Filamento de cromatina (DNA com histonas). (3) Cromatina condensada em interfase com centrómeros. (4) Cromatina condensada em profase. (Existem agora duas cópias da molécula de DNA) (5) Cromossoma em metafase

6

7 Um cromossomo é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos. Nos cromossomas dos eucariontes, o DNA encontra-se numa forma semi-ordenada dentro do núcleo celular, agregado a proteínas estruturais, as histonas, e toma a designação de cromatina. Os procariontes não possuem histonas nem núcleo. Na sua forma não-condensada, o DNA pode sofrer transcrição, regulação e replicação. Durante a mitose, os cromossomos encontram-se condensados e têm o nome de cromossomos metafásicos e é a única ocasião em que se podem observar com um microscópio óptico.

8 Estrutura do cromossomo
Todo cromossomo possui um estrangulamento, através do qual são puxados pelas fibras do fuso até os pólos da célula para separação das cromátides. Este estrangulamento recebe o nome de centrômero. De acordo com a posição do centrômero, os cromossomos são divididos em: A) Telocêntrico: O centrômero está localizado na região terminal do cromossomo. B) Acrocêntrico: O centrômero está bem afastado do centro do cromossomo, próximo a uma das extremidades, resultando em um braço bem maior que o outro. C) Submetacêntrico: O centrômero está um pouco afastado do meio do cromossomo. D) Metacêntrico: O centrômero se localiza no centro do cromossomo, sendo os braços do mesmo tamanho.

9 Cromatídeo. Cada um dos dois braços idênticos de um cromossomo depois da fase S.
Centrómero. O ponto de ligação de dois cromatídeos, onde se ligam os microtúbulos. Braço curto. (4) Braço longo.

10 Diferentes níveis de condensação do DNA.
Cadeia simples de DNA . Filamento de cromatina (DNA com histonas). Cromatina condensada em interfase com centrómeros. Cromatina condensada em profase. (Existem agora duas cópias da molécula de DNA). Cromossoma em metafase.

11 Cariótipo (em grego: κόμβου, lit. "nó" e τύπου, lit
Cariótipo (em grego: κόμβου, lit. "nó" e τύπου, lit. "tipo") é o conjunto cromossômico ou a constante cromossômica diplóide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática (do corpo).


Carregar ppt "Biologia Professor Thomaz Nagel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google