A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vygotsky e o Sócio-interacionismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vygotsky e o Sócio-interacionismo"— Transcrição da apresentação:

1 Vygotsky e o Sócio-interacionismo

2 Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Assim, como as teorias de Piaget e Wallon, a abordagem de Vygotsky também está inserida no campo da psicologia genética ou psicogenética ou seja, preocupa-se com o estudo da gênese (formação e evolução) dos processos psíquicos superiores do ser humano.

3 Vygotsky e o Sócio-interacionismo
O sócio-interacionismo de Vigotski e seus pressupostos básicos: Vygotsky diferencia as Funções Psicológicas Superiores (tipicamente humanas) das Funções Psicológicas Elementares (presentes tanto nos homens como nos animais), elegendo as primeiras como foco de sua investigação.

4 Vygotsky AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): Valorização do papel da “Escola” – Instituição de Educação Infantil O ambiente de Educação Infantil, além de ampliar as possibilidades de interação das crianças, diferentemente do ambiente familiar, deve desenvolver ações que, além de ricas e significativas, sejam imbuídas de intencionalidade pedagógica, o que amplia e potencializa o repertório das aprendizagens das crianças;

5 Vygotsky O bom “ensino” é o que se adianta ao desenvolvimento
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O bom “ensino” é o que se adianta ao desenvolvimento Devemos possibilitar um ambiente desafiador propiciador de novas aprendizagens para que a criança se desenvolva. Essa idéia é oposta a crença de que primeiro é preciso amadurecer para se poder aprender (ex: idéia de “prontidão para a alfabetização”);

6 Vygotsky O papel do outro na construção do conhecimento:
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O papel do outro na construção do conhecimento: O ambiente heterogêneo dos ambientes de Educação infantil (diferentes ritmos, experiências, trajetórias individuais, contextos familiares, valores e níveis de conhecimentos das crianças e do professor) pode ampliar as capacidades individuais. Para tanto, o professor deve não só permitir, mas promover as trocas, os diálogos e a cooperação entre as crianças

7 Vygotsky e o Sócio-interacionismo
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O papel da imitação no aprendizado Na teoria vygotskyana, imitar oferece a oportunidade de reconstrução (interna) daquilo que o indivíduo observa externamente. Ao imitar, a criança é capaz de realizar ações que estão além de sua capacidade real (criam ZDP). Isso aponta a enorme importância das brincadeiras, em especial as de faz de conta, para o desenvolvimento infantil. A instituição de educação Infantil, portanto, não só deve permitir que as crianças brinquem, mas priorizar, planejando e promovendo as brincadeiras entre as crianças.

8 Vygotsky e o Sócio-interacionismo
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O papel mediador do professor: O professor exerce uma função essencial, porque, apesar de não ser o único agente de formação e informação, é um “parceiro privilegiado”, sendo o elemento mediador das interações entre as crianças e delas com os objetos de conhecimento. Cabe, portanto, ao professor, promover estratégias de interações entre as crianças. Da mesma forma, também é da responsabilidade dele conhecer bem suas crianças (observando-as, ouvindo-as e registrando esses dados) para que possa intervir, de forma mais eficiente, nas ZDP, partindo daquilo que as crianças já conquistaram (desenv. real) desafiando-as para novas conquistas (desenv. potencial)

9 Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Referências bibliográficas: BAQUERO, R. Vygotsky e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.


Carregar ppt "Vygotsky e o Sócio-interacionismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google