A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula nº 4 25/09/2006 Transmissão da vida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula nº 4 25/09/2006 Transmissão da vida."— Transcrição da apresentação:

1 Aula nº 4 25/09/2006 Transmissão da vida.
Particularidades que distinguem o aparelho reprodutor dos restantes. Correcção do T.P.C.

2 Particularidades que distinguem o aparelho reprodutor dos restantes
* É o único com morfologia diferente no homem e na mulher (embora apresentem organização geral semelhante – duas gónadas, diversas vias genitais, e um órgão sexual externo. No aparelho reprodutor masculino existem as glândulas anexas); * Leva cerca de uma década a tornar-se funcional, tendo inicio a puberdade = inicio do funcionamento do sistema reprodutor período fértil = período da vida de um individuo em que há produção de gâmetas. * Ao entrar em funcionamento,provoca mudanças físicas e psicológicas nos dois sexos (distinção entre rapazes e raparigas)

3 Aula nº /09/2006 Consequências da entrada em funcionamento do sistema reprodutor. Puberdade e maturação sexual.

4 Consequências da entrada em funcionamento do sistema reprodutor:
Mudanças físicas. Alterações psicológicas e afectivas.

5 Puberdade e Maturação Sexual
A partir da puberdade (início do funcionamento do sistema reprodutor), a espécie humana apresenta dimorfismo sexual. Dimorfismo sexual – diferentes características que distinguem os indivíduos masculinos dos indivíduos femininos, (comum em várias espécies animais como nas aves – pavão macho e fêmea, galo e galinha, ...). Nos primeiros anos de vida só os órgãos sexuais são diferentes – caracteres sexuais primários; A partir da puberdade, aparecem outras diferenças – caracteres sexuais secundários.

6 Caracteres sexuais secundários
Rapazes Aumento do tamanho do pénis e dos testículos; Aumento da massa muscular; Aparecimento de pêlos no peito, nas axilas e na região púbica; Aparece a barba; Voz mais grossa/grave; Ombros mais largos; Ejaculação (emissão de esperma – líquido onde existem espermatozóides, através do orifício genito-urinário, existente no pénis)

7 Caracteres sexuais secundários
Raparigas Desenvolvimento dos seios; As ancas alargam e o corpo ganha formas mais arredondadas; Maior acumulação de gordura no tecido adiposo; Pêlos nas axilas e na região púbica; Menstruação mensal;

8


Carregar ppt "Aula nº 4 25/09/2006 Transmissão da vida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google