A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Influência de Tarefas Manuais e Mecanizadas na Amplitude dos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Influência de Tarefas Manuais e Mecanizadas na Amplitude dos"— Transcrição da apresentação:

1 Influência de Tarefas Manuais e Mecanizadas na Amplitude dos Movimentos do Punho e Antebraço Componentes: Cristiano Ferreira R.A Edinéia Silva R.A Leandro Dantas R.A Luciane Perani R.A Maria de Fátima R.A Mário Rogério R.A

2 Introdução Os distúrbios ostemusculares relacionados ao trabalho (DORT) agregam um conjunto de lesões e disfunções que acometem principalmente os membros superiores e cintura escapular e se caracterizam por desconfortos, adormecimento, fraqueza muscular e dor intermitente ou persistente.

3 Método Indivíduos Participaram deste estudo quatro indivíduos do sexo feminino com idade variando entre 21 e 32 anos, média de 25,5 anos, sendo todos destros.

4 Equipamentos e Materiais

5 Descrição das Atividades
Três setores com diferentes níveis de automatização da secção de empacotamento de produtos. Setor Manual; Setor Semi-automatizado; Setor Automatizado.

6 Setor Manual Neste setor os trabalhadores posicionavam-se em pé em torno de uma mesa, com divisórias de madeira formando compartimentos, onde os produtos estavam armazenados.

7 Setor Semi- Automatizado
Neste setor a caixa era preenchida pela máquina. Cabia ao funcionário apanhar a caixa, posiciona-lá em frente à saída da máquina e empilha-lá já cheia, na lateral da mesa.

8 Setor Automatizado Neste setor a caixa era preenchida pala máquina. Cabia ao funcionário a retirada das caixas já cheias e fechadas da saída da máquina.

9 Procedimentos Os indivíduos selecionados foram encaminhados a uma sala fora da linha de produção para a colocação e calibragem do equipamento.

10 Análise dos Dados Após a transferência dos dados dos data-loggers para o microcomputador carregado com o software V.3X, o movimento foi analisado a partir dos gráficos dos valores das amplitudes de movimento, dada em graus (°), em função do tempo dado em segundos (s).

11 Resultados

12 Resultados

13 Resultados

14 Resultados

15 Resultados Segundo os valores das amplitudes médias observados, os movimentos mais críticos foram a flexão, nos setores automatizado e semi-automatizado; a extensão no setor manual; e o desvio ulnar e pronação nos três setores estudados, principalmente no setor semi-automatizado.

16 Números de Movimentos

17 Discussão Os resultados apresentados mostram que, independente do nível de automatização dos pontos de trabalho, foram observadas posturas próximas ao limite articular e repetitividade de movimentos. Os resultados deste estudo apontam para o fato de que a automatização progressiva dos postos de trabalho não elimina os fatores de risco para as lesões músculo-esquelética, especialmente naqueles onde se mantêm atividades complementares realizadas manualmente ou cuja interface homem-máquina seja pouco flexível. Ainda, dentre os três processos analisados, o semi-automatizado mostrou-se o mais crítico.

18 Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar a influência de automatização industrial sobre as amplitudes e freqüência de movimentos do punho em trabalhadores de uma empresa multinacional de material escolar.

19 THE END


Carregar ppt "Influência de Tarefas Manuais e Mecanizadas na Amplitude dos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google