A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GAMETOGÊNESE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GAMETOGÊNESE."— Transcrição da apresentação:

1 GAMETOGÊNESE

2 Vimos que os gametas são células haplóides originadas das células germinativas diplóides, por um processo de divisão celular chamado meiose. Porém, é importante lembrar-se de que os gametas são células especializadas e adaptadas à função que desempenham.

3 Por isso, além da divisão meiótica, a gametogênese desenvolve processos de diferenciação celular. Acompanhe a seguir, a formação dos gametas masculinos e femininos humanos, procurando identificar as etapas da meiose bem como as transformações sofridas pelas células em seu processo de especialização.

4 A espermatogênese é a gametogênese masculina, ou seja, é o processo de formação de espermatozóides (sptz)

5 Os espermatozóides, gametas masculinos, originam-se de células diplóides (2n) especiais denominadas células germinativas. Tanto no homem como na mulher, as células germinativas encontram-se em órgãos denominados gônadas. As gônadas masculinas recebem o nome de testículos.

6 A partir da 5ª semana de vida, um embrião já tem células germinativas em suas gônadas.
Aos 7 anos de idade, aproximadamente, as células germinativas, realizam inúmeras mitose, dando origem as células chamadas espermatogônias, também diplóides. Período germinativo

7 Na época da adolescência, algumas espermatogônias evoluem para um outro tipo de células, ainda diplóide, o espermatócito primário (cito I) Os espermatócitos primários sofrem a meiose I, transformando-se em espermatócitos secundários. Estes sofrem a meiose II, dando origem as espermátides, que são haplóides. Período de maturação Período de maturação

8 Por meio de um processo chamado espermiogênese, as espermátides passam por profundas transformações, evoluindo, finalmente, para espermatozóides. Estes apresentam uma cabeça, onde se encontra o material genético. Na região anterior da cabeça localiza-se o acrossomo, que possui uma enzima, que auxilia a penetração do sptz no óvulo. Período de diferenciação ou espermiogênese

9 Logo após a cabeça segue-se a peça intermediaria, com inúmeras mitocôndrias, cuja função é providenciar a energia necessária à locomoção do sptz. Logo a seguir esta a cauda ou o flagelo, que tem origem a partir do crescimento de um dos centríolos e destina-se à locomoção da célula. O outro centríolo permanece próximo ao núcleo.

10 OVULOGÊNESE OU OVOGÊNESE
Ovogênese: processo de formação dos óvulos, ocorre nas gônadas femininas chamadas ovários.

11

12

13 Período de multiplicação
Ainda durante a gestação, as células germinativas dividem-se por mitose e formam blocos de células chamadas oogônias. Estas proliferam graças a inúmeras mitoses, aumentando também de volume e originando os ovócitos primários (cito I), que entram em meiose tão logo formados.

14

15 Por volta do 7º mês de gestação, todas as oogônias já se transformaram em ovócitos primários. Estes entram em meiose I e concluem o estágio de paquíteno, permanecendo assim, ate a maturidade sexual da menina. São de 40 a 300 mil ovócitos, dos quais não mais de 400 completarão se desenvolvimento.

16 Os ovócitos primários aumentam de volume porque seu citoplasma é preenchido por uma substância protéica chamada vitelo, que nutrirá o embrião no inicio do seu desenvolvimento. Os ovócitos também têm um revestimento membranoso denominado zona pelúcida Período de crescimento

17 Período de maturação Por volta dos 12 anos, num curto período que antecede a ovulação, o ovócito primário completará a meiose I, que dará origem a duas células desiguais: um ovócito secundário (funcional) e um corpúsculo polar.

18

19 Durante a ovulação, a expulsão do ovócito secundário pelo ovário, a meiose prossegue até o estagio de metáfase II. A conclusão da meiose II só ocorrerá se o ovócito secundário for fecundado. O corpúsculo polar formado nessa segunda divisão meiótica, assim como os anteriores, irá degenerar. Portanto, das quatro células haplóides que a meiose produz, apenas uma, na ovogênese, torna-se verdadeiramente um gameta.

20

21

22


Carregar ppt "GAMETOGÊNESE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google