A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nematelmintos - Vermes Cilíndricos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nematelmintos - Vermes Cilíndricos"— Transcrição da apresentação:

1 Nematelmintos - Vermes Cilíndricos

2 O filo Aschelminthes (do grego askos, pequeno saco, envoltório, e helmins, verme) é um dos maiores filos da Zoologia em número de indivíduos viventes. Existem espécies parasitas, mas a maioria é de vida livre.

3

4 Os asquelmintos de vida livre habitam o solo úmido, a areia dos desertos e das praias, a água estagnada, o mar. Os parasitas infestam os animais e as raízes, frutos e outras partes das plantas. Todos possuem o corpo protegido por uma película ou cutícula resistente, em função da qual foi dado o nome do filo.

5

6 Os asquelmintos são animais de simetria bilateral triblástico, porém pseudocelo-mados, isto é, a cavidade do corpo não é "totalmente" revestida por folhetos mesodérmicos.

7 Essa cavidade é limitada, por um lado, por músculos (de origem mesodérmica), mas, por outra lado, ela é limitada pela parede do tubo digestivo (de origem endodérmica).

8 Nestes animais, não existe um celoma verdadeiro, e sim um "falso celoma" ou pseudoceloma. Os asquelmintos são os únicos pseudocelo-mados na escala animal.

9 Sistema Digestivo: é um sistema digestivo completo, isto é, possui boca e ânus; constituído dos órgãos: boca, faringe,  esôfago, intestino, ânus para a fêmea e cloaca (ânus e órgão reprodutor) para o macho. Digestão extracelular, dentro da cavidade intestinal. São os primeiros animais a apresentar tubo digestivo completo

10

11 Sistema Excretor: é um sistema em H, isto é, se assemelha a um H
Sistema Excretor: é um sistema em H, isto é, se assemelha a um H. Constituído de 2 partes alongadas chamadas de Canal Longitudinal Superior e Inferior, e um orifício entre essas duas, chamado de poro excretor

12 Reprodução Sexuada; com dimorfismo Sexual: macho menor que a fêmea; de fecundação interna, os ovos são geralmente armazenados no útero até à altura da postura.  

13 Desenvolvimento indireto com estágio larval; macho possuí espículas quitinosas (forma de um V), que fixam o seu corpo no da fêmea e abrem a vulva da fêmea para que os espermatozóides possam nadar para o canal uterino.   As fêmeas são anfidelfas, isto é, possuem dois úteros

14

15 Os principais nematódeos parasitos da espécie humana são:
Ascaris lumbricoides (lombriga): parasita do intestino delgado com cerca de 12 a 15 cm. Contágio direto pela ingestão de água e alimentos contaminados com ovos de verme. O parasita passa por um ciclo no organismo humano.

16

17 durante o qual a larva atravessa a parede do intestino, cai na circulação, vai ao fígado e depois aos pulmões, onde evolui parcialmente. Depois, prossegue pelos bronquíolos, brônquios, traquéia, laringe, glote, faringe, esôfago, estômago e, finalmente, retorna ao intestino, onde termina a evolução.

18

19 Ancylostoma duodenale e Necator americanus
Ancylostoma duodenale e Necator americanus. São dois vermes muitos parecidos (cerca de 1,5 cm). Os ancilóstomos possuem uma espécie de boca com dentes que servem para "morder" a mucosa intestinal, fazendo-a sangrar.

20

21 Esses parasitas alimentam-se de sangue
Esses parasitas alimentam-se de sangue. O necátor não possui dentes, mas lâminas cortantes na boca, que são usadas com a mesma finalidade. Isso provoca uma constante perda sangüínea no doente, que vai ficando anêmico e enfraquecido. É isso que justifica o nome popular de "amarelão" que é dado à ancilostomose e à necatorose.

22

23 Ancylostoma caninum. é um parasita muito comum de cães
Ancylostoma caninum. é um parasita muito comum de cães. Todavia, sua larva pode penetrar na pele humana, onde cava túneis e provoca sensações de ardência e coceira extremamente incômodas.

24 O contágio ocorre freqüentemente na areia das praias, onde os cães portadores da verminose defecam, ali deixando os ovos embrionados do parasita. A larva desse verme é conhecida como larva mígrans o bicho geográfico.

25

26 Enterobius (Oxyurus) vermicularisI
Enterobius (Oxyurus) vermicularisI. É um dos vermes de maior disseminação entre crianças, embora também ocorra em adultos. Pequenino e numerosíssimo, o oxiúro prolifera nas porções baixas do intestino grosso, de onde migra para o reto, nas imediações do ânus, principalmente à noite.

27

28 Wuchereria bancrofti. Também conhecida como filária de Bancroft, é um verme extra-intestinal, pois se localiza nos vasos linfáticos. A fêmea é maior que o macho, podendo alcançar 10 cm de comprimento.

29

30 A presença do verme nos vaso linfática ocasiona a dificuldade circulatória da linfa, isto é, estase linfática. Há derramem de líquidos para os tecidos vizinhos, com aparecimento de edema (inchação) progressivo, que pode levar aquela parte do corpo a dimensões desproporcionais.

31

32 O contágio é indireto, exigindo a participação de um transmissor ou vetor — o mosquito Culex fatigan. A larva desse verme é chamada microfilária e é mais facilmente encontrada no sangue do doente quando colhido à noite. Durante o dia, essas larvas se recolhem à circulação profunda dos grandes vasos.

33

34 Dracunculus medinensis: causa o furúnculo, é transmitido através de água contaminada

35


Carregar ppt "Nematelmintos - Vermes Cilíndricos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google