A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVISÃO CELULAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVISÃO CELULAR."— Transcrição da apresentação:

1 DIVISÃO CELULAR

2 Como unidade estrutural e funcional dos seres vivos, a célula também passa por um ciclo vital. Ele é composto por quatro etapas básicas: nascimento, crescimento, reprodução e morte. Na verdade, como cada célula provém sempre de outra célula pré-existente, estas etapas básicas da vida celular confundem-se com seu processo de reprodução.

3 A reprodução da célula é feita por meio de um processo de divisão celular que garante sua continuidade. O mecanismo reprodutivo é o mesmo para qualquer célula, independentemente da finalidade desse processo

4 Nos seres unicelulares, por exemplo, a divisão celular não é só uma forma de perpetuação da espécie, mas, também, uma maneira de garantir a sobrevivência. Nos seres pluricelulares, a divisão celular pode estar relacionada com o seu crescimento ou pode ter função reparadora, como nos casos de cortes e fraturas.

5 Algumas células especiais multiplicam-se em situações típicas de sua função: os glóbulos brancos, células de defesa, em caso de invasão do organismo por agentes patogênicos; a mucosa uterina, durante o ciclo menstrual; o tecido secretor glandular das glândulas mamárias, durante a amamentação; ou, ainda, na reposição das células velhas, de hemácias, o que representa em torno de 1 a 2% diariamente. Também o crescimento de tumores está ligado à multiplicação celular, neste caso, desencadeada por fatores “anormais”, oncogênicos.

6 Qualquer que seja o caso, o processo de divisão das células eucariotas é sempre o mesmo: a MITOSE.

7 Existem, pois, fatores inerentes ao próprio patrimônio genético, atuando na multiplicação celular, seja ela dentro dos parâmetros normais, ou não, como no caso dos tumores. Todo o processo da mitose gira em torno da duplicação e distribuição eqüitativa do material genético (dos cromossomos) da célula

8 Você já sabe que o número de cromossomos é constante para uma determinada espécie e que esses cromossomos encontram-se aos pares. Os cromossomos que compõem um mesmo par são chamados cromossomos homólogos.

9 Ao se dividir, uma célula origina duas outras idênticas a ela
Ao se dividir, uma célula origina duas outras idênticas a ela. Isso significa que, se possuir quatro cromossomos – ou dois pares de homólogos –, ao sofrer mitose, essa célula originará duas outras, também com quatro cromossomos.

10 Não só o número de cromossomos permanece idêntico de uma geração celular à outra, como também seu conteúdo. O processo ocorre em etapas bem definidas e contínuas, denominadas fases da mitose: interfase, prófase, metáfase, anáfase e telófase.

11 A intérfase é o período que decorre entre uma mitose e outra
A intérfase é o período que decorre entre uma mitose e outra. Nele não se detectam fenômenos microscopicamente visíveis. Com duração bastante variável – dependendo do tipo de célula e do organismo envolvido –,

12 essa fase de aparente repouso representa uma etapa de intensa atividade celular, cujo objetivo é o preparo para uma nova divisão. Esse preparo consiste em um conjunto de fenômenos que foram agrupados em três períodos distintos denominados G1 , S e G2

13 O período G1 está compreendido entre o fim da mitose e o inicio do período S. Trata-se de um período marcado por intensa síntese de RNA, que, rumando para o citoplasma, comandará a síntese protéica. No período S, ocorre duplicação do DNA e dos centríolos. Estes últimos possuem importante papel na divisão celular. No período G2 , ocorre nova síntese de proteínas, dessa vez somente as necessárias à divisão celular.

14 Terminado esse período, quando a célula contém o dobro de DNA que apresenta no inicio, a mitose propriamente dita está prestes a começar. O ciclo celular pode ser interrompido temporária ou permanentemente, ficando a célula retida no período G0. A passagem para os períodos subseqüentes poderá ser restabelecida, dependendo da própria célula e das condições internas e externas, como é o caso das células dos ossos e do fígado. Já células como os neurônios permanecem indefinidamente na interfase e não se dividem nem podem ser repostas.

15 Na prófase acontece a desintegração do nucléolo e da carioteca, fazendo com que o material nuclear misture-se ao citoplasma. Os pares de centríolos migram para pólos opostos da célula. Originam os ásteres e o fuso, graças à polimerização das proteínas componentes do microtúbulos.

16 Na metáfase a cromatina sofre um processo de condensação tornando visíveis os cromossomos. Eles já estão duplicados desde a interfase e aparecem formados por duas cromátides ou cromátide-irmãs, que permanecem unidas pelo centrômero.

17 Estabelecidas as ligações, os cromossomos distribuem-se na região equatorial da célula, formando o que se denomina placa equatorial. Nessa fase, a condensação cromossômica é máxima.

18 Na anáfase, as cromátides-irmãs separam-se, passando a constituir cada uma um único cromossomo. Ao mesmo tempo, os microtúbulos ligados aos centrômeros sofrem uma despolimeração, o que provoca o seu encurtamento. Esse fenômeno faz com que os cromossomos, já individualizados, migrem para pólos opostos da célula. Note que, para cada pólo, migra apenas uma das cromátides.

19 Na telófase (do grego telos = fim): agora, os dois conjuntos cromossômicos chegaram cada um dos pólos. Os cromossomos se desespiralizam. Voltam a aparecer a carioteca e o nucléolo. Terminou a cariocinese (divisão do núcleo) e começa agora a citocinese (divisão do citoplasma), com a distribuição mais ou menos eqüitativa das organelas entres as células - filhas

20

21 Diferenciação celular; é o processo responsável pela especilização das células. As células que compõem o organismo não são todas iguais. Elas podem diferir quanto ao aspecto e quanto a função. Isso porque há uma estreita relação entre a forma e o trabalho desempenhado pela célula. Graça a diferenciação celular a célula passa por uma série de alterações morfológicas que a torna mais especializada na realização de determinada função.

22 Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos. No câncer uma célula normal pode sofrer alteração no DNA (mutação). Essas células mutantes começam a se duplicar, causando o câncer. As células cancerosas podem migrar de um órgão para outro. O fumo é um agente cancerígeno, ou seja, pode provocar a mutação das células normais para cancerígenas. O tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células, que cresce vagarosamente e raramente provoca risco de vida.

23

24

25

26 Meiose

27 Os gametas são produzidos pelos seres pluricelulares por divisões realizadas por células diplóides especiais. Porém, por produzir células haplóides, essa espécie de divisão não segue os mesmos padrões da mitose. Dá-se o nome de meiose ao processo de divisão celular, que ocorre nas células diplóides especiais do qual resultam os gametas. A meiose consta de duas divisões subseqüentes em meiose I e meiose II. Cada uma dessas divisões apresenta as fases da prófase, metáfase, anáfase e telófase. Acompanhe os principais eventos que marcam cada uma dessas fases em ambas as divisões.

28 Prófase I Assim como na prófase da mitose, a prófase I da meiose caracteriza-se pelo rompimento da carioteca, pela migração dos centríolos para pólos opostos e pelo aparecimento do áster do fuso. No entanto, por ser mais longa, a prófase da meiose foi subdividida em cinco períodos: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.

29 O leptóteno é o período que marca o inicio da meiose
O leptóteno é o período que marca o inicio da meiose. Nele, as células, com seus respectivos núcleos, aumentam de tamanho. Os cromossomos, apesar de já duplicados na interfase, mostram-se como únicos. No zigóteno verifica-se o movimento dos cromossomos em decorrência da força de atração existente entre os homólogos. Eles acabam por parear-se. No final do zigóteno todos os homólogos já se encontram pareados.

30 No paquíteno, aumenta os espessamento dos cromossomos, permitindo que se vejam as quatro cromátides que compõem cada um dos pares de homólogos. O diplóteno é marcado pela separação dos homólogos. Algumas regiões, no entanto, podem permanecer em contato por intermédio dos quiasmas.

31 O contato estabelecido entre as cromátides homólogas por intermédio dos quiasmas faz com que ocorra troca de pedaços entre elas. Esse fenômeno recebe o nome de crossing-over ou permuta, e é o responsável pela grande variação entre indivíduos da mesma espécie.

32 O processo de condensação continua.
Na diacinese, a condensação é concluída e os quiasmas mudam de posição por meio de um deslizamento, terminando por separar-se

33 Metáfase I Na metáfase I, os cromossomos dispõem-se sobre o fuso, formando a placa metafásica ou equatorial. Anáfase I Na anáfase I, os cromossomos, ainda compostos por duas cromátides, movimentam-se em direção aos pólos da célula.

34 Telófase I Durante a telófase I, a carioteca é reconstituída, os cromossomos desaparecem com a desespiralização do DNA e o citoplasma divide-se, dando origem a duas células, cada qual contendo um cromossomo duplicado de cada par. A duplicação do citoplasma chama-se citocinese e do núcleo cariocinese.Entre a primeira e a segunda duplicação meiótica ocorre a interfase, apenas para a duplicação dos centríolos. Não ocorre a duplicação do DNA, pois o DNA se encontra duplicado e precisa ser reduzido ao meio.

35 A meiose II ocorre de forma similar a mitose, a única diferença é que entre a meiose I e II não ocorre a interfase, pois o material genético está duplicado e precisa ser reduzido ao meio. Quanto terminada a meiose II teremos quatro células com a metade do material genético.

36


Carregar ppt "DIVISÃO CELULAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google