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SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA

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Apresentação em tema: "SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA"— Transcrição da apresentação:

1 SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA

2 O PSF Aproxima os serviços de saúde da população. Para cumprir o princípio constitucional do Estado de garantir ao cidadão o seu direito de receber atenção integral à saúde – com prioridade nas atividades preventivas.

3 Um trabalho deste porte tem gerado uma quantidade significativa de dados – que são de extrema importância para o diagnóstico da população do país.- Daí a criação de um sistema especial para o gerenciamento das informações obtidas.

4 O SIAB É a resposta a esta demanda.
Ele produz relatórios que auxiliarão as equipes e os gestores municipais a acompanharem o trabalho e analisar sua qualidade. Permite conhecer a realidade sócio-sanitária da população acompanhada.

5 Permite avaliar a adequação dos serviços de saúde oferecidos.
Readequá-los sempre que necessário. Por fim, melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

6 INSTRUMENTOS Estes dados são recolhidos através de fichas de cadastramento e acompanhamento e relatórios, devendo ser objeto de análise e discussão das equipes e dos gestores.

7 FICHA A CADASTRO DAS FAMÍLIAS
Permite conhecer as condições de vida das pessoas, Uma ficha por família (na primeira visita), Devem ser atualizados: para desligar a família, em caso de nascimentos, óbitos

8 FICHA DE ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR
FICHAS B E C FICHA DE ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR B - Usada nos grupos prioritários de saúde: hipertensos HA, diabéticos DIA, gestantes GES, hanseníase HAN, tuberculose TB. C – acompanhamento de crianças (é uma cópia do cartão da criança).

9 FICHA D Para registro das atividades, procedimentos e notificações.
É utilizada por todos os membros da equipe para o registrto diário das atividades e procedimentos realizados, além da notificação de algumas doenças ou condições que são objeto de acompanhamento sistemático.

10 RALATÓRIO SSA 2 Relata a situação de saúde e acompanhamento das famílias. Consolida informações sobre a situação de saúde das famílias acompanhadas. Deve ser preenchido por PSF ou PACS.

11 RELATÓRIO PMA 2 Consolida mensalmente a produção de serviços e a ocorrência de doenças e/ou situações consideradas como marcadoras, por área no PSF ou PACS. Marcadores – são eventos mórbidos ou situações indesejáveis que devem ser notificadas com o objetivo de, a médio prazo, avaliar as mudanças de saúde da população adscrita. Os dados para o seu preenchimento advém da ficha D e do relatório SSA 2.

12 OUTROS RELATÓRIOS A 1 – consolida dados coletados das fichas A de uma microárea. A 2 – consolida os relatórios A 1 de uma mesma equipe. A 3 – consolida por segmento territorial A 4 – consolidado das famílias cadastradas no município.

13 CONSIDERAÇÕES Há agravos importantes para uma determinada região, sobre os quais se realizam ações de promoção de saúde e que não estão contemplados no SIAB. Com isto, a equipe deverá rever suas necessidades de qualificação dos instrumentos de trabalho.

14 CONCLUSÃO O SIAB, enquanto instrumento de informação, possibilita que a equipe discuta as questões de saúde para além das dimensões individuais e biológicas e lance um olhar sobre os modos de vida e as formas de enfrentamento dos problemas de saúde, permitindo a identificação dos determinantes do processo de saúde-doença da área geosocial onde a equipe se inscreve.

15 As equipes deverão tomar para si, a discussão sobre os determinantes e os modelos teóricos que explicam o processo de saúde-doença e traduzi-los em formas concretas do trabalho da equipe. Estamos assim, diante do fato de que as equipes possuem capacidade de autogerir e auto-analisar seu trabalho e o SIAB se constitui em uma importante ferramenta para este processo.

16 “FIM”


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