A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Adriana S. Nagahashi 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Adriana S. Nagahashi 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Alimentos diet x light Profª Adriana S. Nagahashi 2015

2 Alimentos diet São produtos isentos de determinado nutriente (como açúcar, glúten, colesterol ou gordura), desenvolvidos para atender a grupos específicos, como as pessoas que sofrem com diabetes ou hipertensão.

3 Para quem é indicado? Os consumidores de produtos diet geralmente têm condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), o sal (hipertensos) ou o glúten (celíacos).

4 Como os produtos mais encontrados no mercado são os isentos de açúcar, as pessoas associam alimentos “diet” destinados apenas para diabéticos. De olho no rótulo: A inscrição diet escrita na embalagem não é suficiente. Deve estar especificada, também, que substância foi retirada ou substituída na fórmula.

5 Atenção!!! É comum que produtos diet sejam usados em dietas de emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. É o caso do chocolate diet, por exemplo, que não contém açúcar, mas apresenta maior quantidade de gordura e, consequentemente, de caloria do que a receita original. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio, por exemplo), não interfere na quantidade de calorias.

6 Alimentos light São produtos com redução no valor calórico ou em algum outro nutriente. Eles não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta uma diminuição de, no mínimo, 25% de calorias ou de qualquer outro nutriente (açúcar, gordura total, gordura saturada, sódio, etc.) em comparação aos produtos similares convencionais.

7 Para quem é indicado? Pessoas saudáveis que preferem produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, comparado com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Tais consumidores buscam o bem-estar, manutenção da saúde ou redução de peso. De olho no rótulo: O produto ao qual o alimento light é comparado deve ser indicado na embalagem.

8 Atenção!!! Os produtos light só ajudam a perder peso se houver diminuição significativa na quantidade de algum nutriente energético. O consumo exagerado de um produto light pode resultar na ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não light. Por isso, não se deve exagerar na dose!

9 Resumindo...

10 DIET São alimentos adequados para utilização em dietas diferenciadas ou opcionais, normalmente com restrição do nutriente que não se pode ingerir. A expressão DIET pode ser usada também para alimentos sem adição de açúcar.

11 LIGHT São alimentos cujo valor energético (calorias) ou conteúdo de algum nutriente (açúcares, gorduras, sódio, etc.) é baixo ou reduzido em pelo menos 25% quando comparado ao produto em sua apresentação normal.

12 ATENÇÃO AOS RÓTULOS Os rótulos são a maior fonte de informação quanto à composição, qualidade e características dos alimentos e auxiliam para uma escolha certa e adequada na hora da compra. Ler a tabela nutricional dos alimentos e as informações nutricionais do rótulo é muito importante! Assim o indivíduo saberá quais as quantidades de calorias e nutrientes (gorduras, carboidratos, proteínas, etc.) presentes na porção do alimento a ser consumido.

13 Dicas na hora de escolher o produto
DIET Bolos sem açúcar e Capuccino sem adição de açúcares Geleia sem adição de açúcares Sal hipossódico (até 20% de sódio presente no sal convencional) LIGHT Bolo light – com teor reduzido de açúcar Sal light – com teor reduzido de sódio Margarina light – com teor reduzido de gordura

14 DÚVIDAS FREQUENTES 1- Diet é um produto somente “sem açúcar”?
Não necessariamente. O produto diet tem, na maioria das vezes, restrição de algum nutriente seja esse carboidrato (açúcar) gordura, proteína, sódio ou outro.

15 2- Qual a diferença do alimento diet sem açúcares e o alimento diet sem adição de açucares?
O alimento diet sem adição de açúcares é aquele em cujo preparo não são utilizados açúcares como ingredientes (açúcar refinado, cristal, mel, glicose, etc.), porém o produto final pode conter açúcares provenientes de seus próprios ingredientes (ex: frutose, o açúcar da fruta). Já os alimentos diet sem açúcar não possuem nenhum tipo de açúcar (adicionado no preparo ou do próprio ingrediente) em sua composição.

16 3- O alimento DIET tem sempre menos calorias que o produto convencional?
Isso depende dos nutrientes restringidos no produto. Portanto, é importante comparar a tabela nutricional dos produtos para saber a composição e a quantidade dos ingredientes presentes nos mesmos. Ex: No chocolate convencional os principais ingredientes são açúcares e gorduras, já no chocolate diet o açúcar é retirado deixando a gordura como ingrediente principal e aumentando as calorias do produto, já que gorduras têm mais calorias que os açúcares.

17 4- E o alimento LIGHT tem sempre menos calorias que o produto convencional?
Depende. Se ele for light porque tem baixo ou reduzido valor energético, ele será menos calórico. Mas, se ele for light relacionado ao teor reduzido de sódio ou colesterol seu valor energético poderá ser igual ao do alimento convencional.

18 5- Qualquer pessoa pode consumir alimentos DIET?
O alimento diet é destinado às pessoas que não podem ou não querem ingerir determinado nutriente, porém em alimentos que são retirados o açúcar (sacarose) e adicionado adoçantes, crianças e gestantes devem ter o consumo após recomendação de médico ou nutricionista.


Carregar ppt "Profª Adriana S. Nagahashi 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google