A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
Prof. Esp. Janayna Freire

2 QUAL O OBJETIVO DESTA ANÁLISE?
Medem quão eficientemente a empresa gerencia seus ativos. Estes índices ajudam a responder às seguintes perguntas: Quão bem a empresa gerencia seus Estoques? Quão bem a empresa gerencia seus Clientes? Quão bem a empresa gerencia seus Fornecedores?

3 Voltando à aula anterior…
AC PC Capital de giro ELP RLP PL AP CG ou CCL = AC - PC

4 ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO
PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO Envolve o Gerenciamento Operacional do negócio, ou seja, a gestão dos itens Circulantes, (Capital de Giro). “Os investimentos em projetos de longo prazo nas empresas somente conseguem viabilidade econômica com o perfeito gerenciamento das atividades operacionais”

5 ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO
O CAPITAL DE GIRO corresponde aos recursos demandados pelas empresas, aplicados no Ativo Circulante, para financiar o seu ciclo operacional, a saber: Disponível (Caixa) Estoques Contas a Receber Capital de Giro ou Capital Circulante - são os recursos que giram (ou circulam) várias vezes em determinado período

6 ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO
A administração do capital de giro visa preservar a LIQUIDEZ da empresa, mantendo um nível aceitável de CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO – CCL CCL = AC – PC Esses recursos aplicados no capital de giro são financiados pelo Passivo Circulante e por fontes estáveis (ELP + PL)

7 O QUE É CICLO OPERACIONAL?
O ciclo operacional é o prazo entre a chegada de matéria-prima para estoque e a data na qual as contas a receber são pagas pelos clientes. Portanto, o ciclo operacional representa o intervalo de tempo em que não ocorrem ingressos de recursos financeiros na empresa, demandando capital para financiá-lo.

8 O QUE É CICLO OPERACIONAL?
Trata-se de um período (médio) em que são investidos recursos nas operações sem que ocorram entradas de caixa correspondentes. Parte desse capital de giro é financiado pelos fornecedores que concederam prazo para pagamento. Se o PMP (PAGAMENTO) for superior ao PMR (RECEBIMENTO) então os fornecedores financiarão também uma parte das vendas da empresa.

9 O QUE É CICLO FINANCEIRO?
O Ciclo de Caixa, ou Ciclo Financeiro, define, em termos médios, o prazo que se inicia a partir do pagamento aos fornecedores e termina com o recebimento das vendas. É o período durante o qual a empresa financia suas operações sem a participação dos fornecedores. Quanto maior o ciclo de caixa, mais recursos próprios e de terceiros (exceto fornecedores) estarão temporariamente aplicados nas operações, provocando custos financeiros e afetando a rentabilidade.

10 O QUE É CICLO FINANCEIRO?
CICLO FINANCEIRO POSITIVO Implica em necessidade de recursos para capital de giro CICLO FINANCEIRO NEGATIVO É desejável, pois o prazo que os fornecedores concedem é superior ao ciclo operacional

11 INDICADORES DE PRAZOS MÉDIOS

12 PRAZO MÉDIO DE ROTAÇÃO DO ESTOQUE (PMRE)
Este índice mostra em quantos dias ou meses, em média, as mercadorias ou produtos ficaram estocados na empresa antes de serem vendidos. QUANTO MENOR MELHOR

13 PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO DE VENDAS (PMRV)
Este índice mostra em quantos dias ou meses, em média, em média, a empresa espera para receber suas vendas a prazo. QUANTO MENOR MELHOR

14 PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO DE COMPRAS (PMPC)
Este índice mostra em quantos dias ou meses, em média, em média, a empresa leva para quitar suas dívidas junto aos fornecedores. QUANTO MAIOR MELHOR

15 CICLO OPERACIONAL Todas as fases operacionais existentes no interior da empresa. Vai desde a aquisição da matéria-prima até o recebimento das vendas realizadas. Ciclo Operacional = Prazo Médio de Rotação do Estoque (PMRE) + Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV).

16 CICLO OPERACIONAL

17 CICLO ECONÔMICO Processo de consumo de recursos produção e entrega do produto ou serviço. Vai desde a aquisição da matéria-prima até a realização da venda. Ciclo Econômico = Prazo Médio de Rotação do Estoque (PMRE)

18 CICLO ECONÔMICO

19 CICLO FINANCEIRO Processo de transferência de recursos financeiros entre a empresa, o cliente e o fornecedor. Vai desde o recebimento do cliente do produto/mercadoria até o pagamento ao fornecedor da matéria/insumo. Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional - Prazo Médio de Pagamento de Compras (PMPC).

20 CICLO FINANCEIRO

21

22 Capital de Giro (-) Ciclo operacional Ciclo financeiro Tempo
Recebimento Ativo Circulante PMRV Contas a receber Compra PME Venda Estoques (-) Tempo Passivo Circulante PMP Fornecedores Pagamento Ciclo operacional Capital de Giro Ciclo financeiro


Carregar ppt "ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google