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Redes de computadores e a Internet

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Apresentação em tema: "Redes de computadores e a Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Redes de computadores e a Internet
Camada de Transporte Objetivos do capítulo:  Entender os princípios por trás dos serviços da camada de transporte:  Multiplexação/demultiplexação  Transferência de dados confiável  Controle de fluxo  Controle de congestionamento  Aprender sobre os protocolos de transporte na Internet:  UDP: transporte não orientado à conexão  TCP: transporte orientado à conexão  Controle de congestionamento do TCP

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Camada de Transporte  3.1 Serviços da camada de transporte  3.2 Multiplexação e demultiplexação 3.3 Transporte não orientado à conexão: UDP  3.4 Transporte orientado à conexão: TCP  Estrutura do segmento  Transferência confiável de dados  Controle de fluxo  Gerenciamento de conexão  3.5 Princípios de controle de congestionamento  3.6 Controle de congestionamento do TCP

3 Redes de computadores e a Internet
Camada de Transporte Ampliar o serviço de entrega da camada de rede entre dois sistemas finais para um serviço de entrega entre dois processos da camada de aplicação que rodam nos sistemas finais. Como duas entidades podem se comunicar de maneira confiável por um meio que pode perder e corromper dados?

4 Redes de computadores e a Internet
Protocolos e Serviços de Transporte  Fornecem comunicação lógica entre processos de aplicação em diferentes hospedeiros  Os protocolos de transporte são implementados e executados nos sistemas finais.  Lado emissor: quebra as mensagens da aplicação em segmentos e envia para a camada de rede  Lado receptor: remonta os segmentos em mensagens e passa para a camada de aplicação  Há mais de um protocolo de transporte disponível para as aplicações  Internet: TCP e UDP

5 Redes de computadores e a Internet
Camada de Transporte vs. Camada de Rede  Camada de rede: comunicação lógica entre os hospedeiros  Camada de transporte: comunicação lógica entre os processos  Os protocolos da camada de transporte dependem dos serviços da camada de rede Analogia com uma casa familiar: 12 crianças enviam cartas para 12 crianças  Processos = crianças  Mensagens da aplicação = cartas nos envelopes  Hospedeiros = casas  Protocolo de transporte = Anna e Bill  Protocolo da camada de rede = serviço postal

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Camada de Transporte vs. Camada de Rede Analogia com uma casa familiar: Anna e Bill, ao recolherem as cartas e colocarem-nas na caixa postal fazem todo o seu trabalho dentro de suas casas. Da mesma maneira protocolos da camada de transporte “moram” nos sistemas finais. Roteadores não reconhecem nehuma informação que a camada de transporte possa ter anexado às mensagens da aplicação nem agem sobre ela. Se Anna e Bill forem substituidos por Susan e Harvey, pode acontecer do serviço não ser o mesmo. As cartas podem ser recolhidas com menos frequência e algumas podem se perder. Simulação do protocolo UDP.

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Protocolos da Camada de Transporte da Internet  Confiável, garante ordem de entrega (TCP- Transmission Control Protocol – Protocolo de controle de transmissão)  Controle de congestionamento  Controle de fluxo  Orientado à conexão Não confiável, sem ordem de entrega: UDP (User Datagram Protocol- Protocolo de datagrama de Usuário) Serviços não disponíveis:  Garantia a atrasos  Garantia de banda

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Protocolos da Camada de Transporte da Internet TCP - Fornece Transferência confiável de dados.  Controle de congestionamento  Evita que conexões TCP “abarrotem a rede” com uma quantidade excessiva de tráfego. Isto é feito pela regulagem da taxa com a qual o lado remetente do TCP pode enviar tráfego para dentro da rede. UDP Fornece entrega de dados entre processos. Mas nao garente que os dados enviados cheguem. Verificação de erros.

9 Redes de computadores e a Internet
Camada de Transporte  3.1 Serviços da camada de transporte  3.2 Multiplexação e demultiplexação 3.3 Transporte não orientado à conexão: UDP  3.4 Transporte orientado à conexão: TCP  Estrutura do segmento  Transferência confiável de dados  Controle de fluxo  Gerenciamento de conexão  3.5 Princípios de controle de congestionamento  3.6 Controle de congestionamento do TCP

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MULTIPLEXAÇÃO Imagine que voce está utilizando dois processos FTP, um processo Telnet e um processo HTTP. Quando a camada de transporte em seu computador receber dados da camada de rede abaixo dela, precisará direcionar os dados recebidos a um desses quatro processos. Como isto é feito?

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MULTIPLEXAÇÃO

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Multiplexação no hospedeiro emissor: Demultiplexação no hospedeiro receptor: Coleta dados de múltiplos sockets, envelopa os dados com cabeçalho (usado depois para demultiplexação) Entrega os segmentos recebidos ao socket correto Socket

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Multiplexação e Demultiplexação orientada à conexão- TCP No exemplo anterior das cartas, Anna quando recolhe as correspondências para colocá-las em uma caixa de correios, realiza a multiplexação e quando as coleta da caixa e entrega a cada criança, realiza demultiplexação.

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PORTAS Cada número de porta é um número de 16 bits na faixa de 0 a Os números de porta entre 0 e 1023 são denominados números de porta bem conhecidos. HTTP porta 80 FTP porta 21 Lista de porta é apresentada na RFC 1700 e atualizada em Ao desenvolvermos aplicações devemos atribuir a ela um número de porta.

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Multiplexação e Demultiplexação orientada à conexão- TCP Um socket TCP é identificado por uma ênupla de quatro elementos: Endereço IP da fonte Número de porta da fonte Endereço IP do destino Número de porta do destino

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Multiplexação e Demultiplexação orientada à conexão- TCP

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Multiplexação e Demultiplexação orientada à conexão- TCP Como o hospedeiro A está escolhendo números de porta independentemente de C, ele poderia também atribuir um número de porta da fonte à sua conexão HTTP. Apesar disso, o servidor B ainda será capaz de demultiplexar corretamente as duas conexões que têm o mesmo número de porta de fonte, já que elas possuem endereços IP de fonte diferentes.

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Multiplexação e Demultiplexação não orientada à conexão- UDP Socket UDP  Cria sockets com números de porta entre 1024 e que não esteja sendo usado naquele instante:  Socket UDP identificado por dois valores: (endereço IP de destino, número da porta de destino) Quando o hospedeiro recebe o segmento UDP:  Verifica o número da porta de destino no segmento  Direciona o segmento UDP para o socket com este número de porta  Datagramas com IP de origem diferentes e/ou portas de origem diferentes são direcionados para o mesmo socket

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Multiplexação e Demultiplexação não orientada à conexão- UDP Datagramas com IP de origem diferentes e/ou portas de origem diferentes são direcionados para o mesmo socket cliente IP: B P2 IP: A P1 P3 servidor IP: C PF: 6428 PD: 9157 PF: 9157 PD: 6428 PD: 5775 PF: 5775 PF: Porta da Fonte PD: Porta de Destino

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Multiplexação e Demultiplexação orientada à conexão- TCP Datagramas com IP de origem diferentes e/ou portas de origem diferentes são direcionados para o sockets diferentes P1 cliente IP: A P4 P5 P6 P2 P1 P3 PF:7532 DP: 80 F-IP: C D-IP: B PF: 26145 PF: 26145 PD: 80 PD: 80 cliente IP: C servidor IP: B F-IP: A F-IP: C D-IP: B D-IP: B PF: Porta da Fonte PD: Porta de Destino F-IP : Endereço IP da fonte D-IP: Endereço IP do destino

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Como funciona a demultiplexação  Computador recebe datagramas (pacotes) IP  Cada pacote possui endereço IP de origem e IP de destino.  Cada pacote carrega 1 segmento da camada de transporte.  Cada segmento possui números de porta de origem e destino (lembre-se: números de porta bem conhecidos para aplicações específicas)  O hospedeiro usa endereços IP e números de porta para direcionar o segmento ao socket apropriado

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Multiplexação e Demultiplexação orientada à conexão- TCP  Socket TCP identificado por 4 valores:  Endereço IP de origem  End. porta de origem  Endereço IP de destino  End. porta de destino  Hospedeiro receptor usa os quatro valores para direcionar o segmento ao socket apropriado  Hospedeiro servidor pode suportar vários sockets TCP simultâneos:  Cada socket é identificado pelos seus próprios 4 valores  Servidores Web possuem sockets diferentes para cada cliente conectado

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Diferença entre Demultiplexação do TCP e UDP UDP Um socket UDP é totalmente identificado por dois elementos, consistindo em um endereço IP de destino e um número de porta de destino. Consequentemente, se dois segmentos UDP tiverem IP de fonte e/ou números de porta de fonte diferentes, porém o mesmo endereço IP de destino e o mesmo número de porta de destino, eles serão direcionados ao mesmo processo de destino por meio do mesmo socket de destino.

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Diferença entre Demultiplexação do TCP e UDP TCP Um socket TCP é totalmente identificado por 4 elementos, consistindo em um endereço IP de destino e um número de porta de destino, IP da fonte e número da porta da fonte. Assim, quando um segmento TCP que vem da rede chega a um hospedeiro, este usa todos os quatro valores para direcionar (demultiplexar) o segmento para o socket apropriado.

25 Redes de computadores e a Internet
Demux orientada à conexão servidor Web “threaded” Nem sempre existe uma correspondência unívoca entre sockets de conexão e processos. Na verdade, os servidores WEB de alto desempenho atuais muitas vezes utilizam um processo, mas criam uma nova thread (sub-processo) com um novo socket de conexão para cada nova conexão cliente.

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Demux orientada à conexão servidor Web “threaded” P1 cliente IP: A P4 P2 P1 P3 PF:7532 DP: 80 F-IP: C D-IP: B PF: 26145 PF: 26145 DP: 80 DP: 80 cliente IP: C servidor IP: B F-IP: A F-IP: C D-IP: B D-IP: B PF: Porta da Fonte PD: Porta de Destino F-IP : Endereço IP da fonte D-IP: Endereço IP do destino 3 - 26

27 Redes de computadores e a Internet
Camada de Transporte  3.1 Serviços da camada de transporte  3.2 Multiplexação e demultiplexação 3.3 Transporte não orientado à conexão: UDP  3.4 Transporte orientado à conexão: TCP  Estrutura do segmento  Transferência confiável de dados  Controle de fluxo  Gerenciamento de conexão  3.5 Princípios de controle de congestionamento  3.6 Controle de congestionamento do TCP

28 Redes de computadores e a Internet
UDP: User Datagram Protocol [RFC 768] Protocolo de transporte da Internet “sem gorduras”, “sem frescuras”.  Serviço “best effort”, segmentos UDP podem ser:  Perdidos  Entregues fora de ordem para a aplicação Sem conexão:  Não há apresentação entre o UDP transmissor e o receptor  Cada segmento UDP é tratado de forma independente dos outros

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UDP: User Datagram Protocol [RFC 768] Por que existe um UDP?  Não há estabelecimento de conexão (que possa redundar em atrasos).  Simples: não há estado de conexão nem no transmissor, nem no receptor.  Cabeçalho de segmento reduzido.  Não há controle de congestionamento: UDP pode enviar segmentos tão rápido quanto desejado (e possível).

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Mais sobre UDP Possui apenas 4 CAMPOS DE 2 BYTES Porta da Fonte # Porta do Destino # Comprimento Soma de Verificação Dados da Aplicação (Mensagem) 32 bits  Muito usado por aplicações de multimídia contínua (streaming)  Tolerantes à perda  Sensíveis à taxa de transmissão  Usos do UDP: DNS Telefonia por Internet Protocolo de roteamento- RIP SNMP – Protocolo de gerenciamento de rede Estrutura de segmento UDP A soma de verificação é uma operação matemática utilizada para determinar se bits dentro do segmento UDP foram alterados

31 Redes de computadores e a Internet
Mais sobre UDP DNS roda sobre UDP para evitar atrasos de estabelecimentos de conexão, como é realizado pelo TCP. SNMP utiliza o UDP, pois aplicações de gerenciamento de rede frequentemente devem funcionar quando a rede está em estado sobregarregado – exatamente quando é difícil conseguir transferência confiável de dados com congestionamento controlado.

32 Redes de computadores e a Internet
Mais sobre UDP O UDP não possui controle de congestionamento, assim a rede poderia ser inundada com pacotes UDP, o que causaria mais atrasos das conexões TCP. É possível que uma aplicação tenha transferência confiável de dados usando UDP?

33 Redes de computadores e a Internet
Mais sobre UDP Sim desde que a confiabilidade esteja embutida na aplicação. Assim as aplicações podem se comunicar de maneira confiável sem ter de se sujeitar às limitações da taxa de transmissão impostas pelo mecanismo de controle de congestionamento do TCP. Muitas aplicações proprietárias de áudio e vídeo fazem exatamente isto – rodam sobre UDP, mas dispõem de reconhecimentos e retransmissões embutidos na aplicação para reduzir a perda de pacotes.

34 Redes de computadores e a Internet
Camada de transporte  3.1 Serviços da camada de transporte  3.2 Multiplexação e demultiplexação 3.3 Transporte não orientado à conexão: UDP  3.4 Transporte orientado à conexão: TCP  Estrutura do segmento  Transferência confiável de dados  Controle de fluxo  Gerenciamento de conexão  3.5 Princípios de controle de congestionamento  3.6 Controle de congestionamento do TCP

35 Redes de computadores e a Internet
Princípios de transferência confiável de dados TRANSFERÊNCIA CONFIÁVEL DE DADOS  Importante nas camadas de aplicação, transporte e enlace  Top 10 na lista dos tópicos mais importantes de redes!

36 Redes de computadores e a Internet
Princípios de transferência confiável de dados O TCP é um protocolo confiável de transferência de dados que é implementado sobre uma camada de rede não confiável. (IP)

37 Redes de computadores e a Internet
TCP: RFCs: 793, 1122, 1323, 2018, 2581  Ponto-a-ponto: Um transmissor, um receptor. Orientado à conexão:  Apresentação (troca de mensagens de controle) inicia o estado do transmissor e do receptor antes da troca de dados. Serviço full-duplex Dados da camada de aplicação fluem de A para B ao mesmo tempo em que os dados da camada de aplicação fluem de B para A.

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ESTRUTURA DO SEGMENTO TCP URG: dados urgentes (pouco usados) contagem por bytes de dados (não segmentos!) ACK: campo de ACK é válido PSH: produz envio de dados (pouco usado) número de bytes quereceptor está pronto para aceitar RST, SYN, FIN: estabelec. de conexão (comandos de criação e término) Internet checksum (como no UDP) Controle de Fluxo Implementação de um serviço confiável de dados 3 - 38

39 Redes de computadores e a Internet
O TCP divide o arquivo a ser transmitido em blocos de bytes. Arquivo d e 500 bytes 1 1000 1999 Dados para o primeiro segmento Dados para o segundo segmento Número de reconhecimento será o número de sequência do próximo byte de dados que o hospedeiro esta aguardando. Número de sequência 0 Número de sequência 1000

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EXEMPLO TELNET Host A n° de sequência inicial é 42. Host B n° de sequência inicial é 79. Os valores de sequências iniciais nem sempre começam no 0. Tamanho do arquivo 1 byte-Letra “C”.

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CONTROLE DE FLUXO Controle de fluxo Transmissor não deve esgotar os buffers de recepção enviando dados rápido demais  Processos de aplicação podem ser lentos para ler o buffer.

43 Redes de computadores e a Internet
CONTROLE DE CONGESTIONAMENTO O CONTROLE DE CONGESTIONAMENTO É VERIFICADO QUANDO OCORRE UM CONGESTIONAMENTO NA REDE IP. A DIFERENÇA DO CONTROLE DE FLUXO É QUE ESTE DEVE-SE ESTRITAMENTE À VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES POR MEIO DAS APLICAÇÕES.


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