A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano

2 Como o Estudo do Desenvolvimento Humano Evoluiu

3 O que é desenvolvimento humano e quais foram os principais passos na evolução de seu estado?
Desenvolvimento humano é o estudo da mudança e da estabilidade ao longo de toda a vida. O estudo do desenvolvimento humano começou com estudo sobre a infância durante o século XIX. A adolescência não era considerada uma fase separada de desenvolvimento até o século XX.

4 Até o final do Séc. XVII, as crianças não eram vistas como qualitativamente diferente dos adultos.
Século XIX: várias tendências importantes prepararam caminho para o estudo científico do desenvolvimento infantil (concepção, hereditariedade x ambiente) Meados do Século XX: Início do estudo separado da adolescência e envelhecimento

5 Ciclo Vital Quando os pesquisadores interessaram-se em acompanhar o desenvolvimento durante toda a vida adulta, o desenvolvimento no ciclo vital tornou-se um campo de estudo.

6 Destaque para a importância da história e do contexto.
O que é a abordagem de desenvolvimento no ciclo vital e quais são seus princípios fundamentais? A abordagem de desenvolvimento no ciclo vital é uma estrutura para estudo do desenvolvimento no tempo de vida. Seus princípios fundamentais incluem a idéia de que o desenvolvimento é vitalício; Destaque para a importância da história e do contexto.

7 Desenvolvimento Humano Hoje

8 Os quatro objetos do estudo científico do desenvolvimento humano
O estudo do desenvolvimento humano procura descrever, explicar, predizer e modificar o comportamento.

9 O que os cientistas do desenvolvimento estudam?
Os cientistas do desenvolvimento estudam as mudanças no desenvolvimento. Eles se interessam tanto pela mudança quantitativa como pela mudança qualitativa, assim como pela estabilidade da personalidade e do comportamento. Quantitativa: mudança em n° ou quantidade (peso, altura ou vocabulário) Qualitativa: Mudança no tipo, estrutura ou organização (aquisição da linguagem)

10 Quais são os principais aspectos e períodos do desenvolvimento humano?
São três principais aspectos: físico, cognitivo e psicossocial. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial: aspectos altamente entrelaçados. O conceito de períodos de desenvolvimento é uma construção social. Todas as sociedades reconhecem esses períodos, mas as divisões precisas variam.

11 Ciclo Vital Dividido em oito períodos: o período pré-natal,
primeira infância (0 a 3 anos), segunda infância ( 3 a 6 anos), terceira infância ( 6 a 12 anos), Adolescência ( 12 a 20 anos), idade adulta inicial (20 a 40 anos), meia-idade ( 40 a 65 anos) e terceira idade ( 65 anos em diante). Em cada período do ciclo vital, as pessoas possuem necessidades e tarefas características de desenvolvimento.

12 Que tipos de influências tornam uma pessoa diferente da outra?
As influências sobre o desenvolvimento provêm tanto da hereditariedade quanto do ambiente. Muitas mudanças típicas durante a infância estão relacionadas com a maturação. As diferenças individuais aumentam com a idade. Influência ambiental ou contextual importante:família. Influência da família: Nas diferentes sociedades, família nuclear ou família extensa.

13 Influências do A condição socioeconômica (CS): está relacionada com os fatores como qualidade do ambiente no lar e no bairro, da assistência médica e da educação escolar. As influências mais poderosas sobre o desenvolvimento: a renda e o capital humano do bairro. Múltiplos fatores de risco aumentam a probabilidade de maus resultados.

14 As influências sobre os indivíduos podem ser normativas ou não-normativas.
As influências normativas etárias afetam pessoas da mesma idade. As influências normativas históricas afetam uma determinada coorte. Eventos de vida não-normativos são não-usuais por si mesmo ou por seu momento de ocorrência.

15 Normativa: ocorre de maneira semelhante para a maioria das pessoas, em determinado grupo (etárias, históricas e culturais). Não normativa: eventos incomuns que têm grande impacto nas vidas individuais. Existem fortes indícios da existência de períodos críticos para o desenvolvimento físico inicial. Desenvolvimento cognitivo e psicossocial,: mais plasticidade.

16 Período Crítico: tempo específico durante o desenvolvimento, quando um dado evento tem seu maior impacto. Crítica: “O organismo humano pode ser particularmente sensível a certas experiências psicológicas em determinadas épocas da vida, mas eventos posteriores podem muitas vezes reverter os efeitos de eventos anteriores”.

17 Ciclo vital

18 Estágio pré-natal (da concepção até nascimento)
Formação da estrutura e órgãos corporais básicos. O crescimento físico é o mais rápido de todos os períodos. Grande vulnerabilidade às influências ambientais.

19 Primeira Infância (nascimento até 03 anos)
O recém-nascido é dependente porém competente. Todos os sentidos funcionam no nascimento. Crescimento físico e desenvolvimento das habilidades motoras são rápidos. Capacidade de aprender e lembrar está presente, até mesmo nas primeiras semanas de vida. Compreensão e fala se desenvolvem rapidamente. Autoconsciência se desenvolve no segundo ano. Apego aos pais e a outros se forma aproximadamente no final do primeiro ano de vida. Interesse por outras crianças aumenta.

20 Segunda Infância (03 a 06 anos)
Força e habilidades motoras simples e complexas aumentam. Comportamento é predominantemente egocêntrico, mas a compreensão da perspectiva dos outros aumenta. Imaturidade cognitiva leva a muitas idéias ilógicas acerca do mundo. Brincar, criatividade e imaginação tornam-se mais elaborados. Independência, autocontrole e cuidado próprio aumentam. Família ainda é o núcleo da vida, embora outras crianças começam a se tornar importantes.

21 Terceira Infância (06 a 12 anos)
Crescimento físico diminui. Força e habilidades físicas se aperfeiçoam. Egocentrismo diminui. Crianças passam a pensar com lógica, embora predominantemente concreta. Memória e habilidades de linguagem aumentam. Ganhos cognitivos melhoram a capacidade de tirar proveito da educação formal. Auto-imagem se desenvolve afetando a auto-estima. Amigos assumem importância fundamental

22 Adolescência (12 a 20 anos) Mudanças físicas são rápidas e profundas.
Atinge-se a maturidade reprodutiva. Capacidade de pensar abstratamente e usar o pensamento científico se desenvolve. Egocentrismo adolescente persiste em alguns comportamentos. Busca de identidade torna-se fundamental. Grupos de amigos ajudam a desenvolver e testar a auto-imagem. Relacionamento com os pais geralmente é bom.

23 Jovem adulto (20 a 40 anos) Saúde física atinge o máximo, depois cai ligeiramente. Habilidades cognitivas assumem maior complexidade. Decisões sobre relacionamentos íntimos são tomadas. A maioria das pessoas se casa, a maioria tem filhos. Escolhas profissionais são feitas.

24 Meia-idade (40 a 65 anos) Ocorre certa deterioração da saúde física, e declínio da resistência e perícia. Mulheres entram na menopausa. Sabedoria e capacidade de resolução de problemas práticos são acentuadas; capacidade de resolver novos problemas declina. Senso de identidade continua a se desenvolver. Dupla responsabilidade de cuidar dos filhos e pais idosos pode causar estresse. Partida dos filhos tipicamente deixa o ninho vazio. Para alguns, sucesso na carreira e ganhos atingem o máximo; para outros ocorre um esgotamento profissional. Busca do sentido da vida assume importância fundamental. Para alguns, pode ocorrer a crise da meia-idade.

25 Terceira-idade (65 anos em diante)
A maioria das pessoas é saudável e ativa, embora a saúde e a capacidade física declinem um pouco. Retardamento do tempo de reação afeta muitos aspectos do funcionamento. A maioria das pessoas é mentalmente ativa. Embora a inteligência e a memória possam se deteriorar em algumas áreas, a maioria das pessoas encontra modos de compensação. Aposentadoria pode criar mais tempo para o lazer mas pode diminuir as rendas. As pessoas precisam enfrentar perdas em muitas áreas (perda de suas próprias faculdades, perda de afetos) e a iminência de sua própria morte.


Carregar ppt "Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google