Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlfredo da Costa Aquino Alterado mais de 9 anos atrás
1
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
2
A leitura de mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. (Paulo Freire)
3
A leitura de Mundo O QUÊ ?
4
Leitura de mundo A preocupação com a leitura sempre esteve presente na história. Entretanto o conceito de leitura vem se modificando ao longo do tempo.
5
Leitura de mundo Hoje se vive em uma sociedade letrada.
A cada dia o individuo é desafiado em situações diversas em que é preciso usar a sua competência de leitor. Não apenas com textos escritos, mas, sobretudo compreender o mundo que o cerca, ler a própria vida e nela ser protagonista.
6
Leitura de mundo A leitura virtual de caixas eletrônicos e da internet é um bom exemplo dessa linguagem utilizada nos tempos modernos, a chamada leitura digital. O ato da leitura permite ao homem não somente sua inserção, mas também a participação ativa no meio social ao qual está inserido e a escola deve ser este elo entre leitores proficientes e inserção social
7
Compreensão de texto
8
O que mantém sua unidade global?
Compreender um texto, consiste em analisar o que realmente está escrito, coletar dados do texto, o leitor deve investigar, e sugere que a maneira mais prática do texto é durante a leitura, quando se busca permanentemente as respostas para as perguntas: De que trata o texto? O que mantém sua unidade global?
9
Compreensão de texto Alguns textos requerem do leitor um processo de raciocínio e reconstituí-lo esquematicamente, fornecendo a representação gráfica do que vem a ser, “a coluna vertebral”do texto.
10
Análise temática Estará concluída quando o leitor conseguir estabelecer, com segurança, o esquema definitivo do pensamento do autor, evidenciando o que realmente aprendeu o conteúdo
11
Análise Temática Trata da apreensão do conteúdo, isto é, tema, problema, ideias (central e secundárias), raciocínio e argumentação. É importante a análise para a elaboração de resumos e organogramas.
12
Interpretação de texto
É reproduzir as ideias do texto; Comentário, discussão das ideias do autor; Todos nós passamos por situações diárias nas quais somos chamados a interpretar e reconhecer os sentidos, muitas vezes, ocultos, que os textos possuem.
13
Para interpretar um texto é preciso:
Não se deixe tomar pela subjetividade; Relacione as ideias do autor com o contexto filosófico e cientifico de sua época e de nossos dias; Faça a leitura das “entrelinhas” a fim de inferir o que não está explícito no texto;
14
Para interpretar um texto é preciso:
Adote uma posição crítica, a mais objetiva possível, com relação ao texto; Essa posição tem de estar fundamentada em argumentos válidos, lógicos e convincentes
15
Para interpretar um texto é preciso:
Faça o resumo do que estudou; Discuta o resultado obtido no estudo; A análise interpretativa conduz o leitor a atuar como crítico do que o autor escreveu.
16
DICAS PARA SER BEM SUCEDIDOS EM UMA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Concurso DICAS PARA SER BEM SUCEDIDOS EM UMA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
17
Dicas Ler todo o texto; Se encontrar palavras desconhecidas não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente; Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais; Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas; Voltar ao texto quantas vezes for necessário; Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;
18
Dicas Partir o texto em pedaço (parágrafo, partes) para melhor compreensão; Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente; Verificar com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão; Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...) não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu; Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
19
Dicas Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto; Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta; Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
20
Referência bibliográfica : Livro Apostila Brasil
21
Bons estudos e Fim
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.