Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBianca das Neves Carvalho Alterado mais de 8 anos atrás
1
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL
2
Prof. Paulo Fernando da Silva Roteiro Gerenciamento de Configuração Central de Serviços Incidente e Problema Mudança e Liberação Nível de Serviço e Capacidade Disponibilidade e Continuidade
3
Prof. Paulo Fernando da Silva Gerenciamento de Liberação
4
Prof. Paulo Fernando da Silva Gerenciamento de Liberação Acompanha todo o hardware e software Desde a compra......armazenamento......e implantação em ambiente de produção
5
Prof. Paulo Fernando da Silva Objetivos 1.Criar procedimentos para liberação; 2.Garantir a rastreabilidade de hardware e software; 3.Permitir apenas hardwares e software seguros/autorizados sejam instalados; 4.Fazer updates na CMDB para todas as novas liberações; 5.Comunicar sobre as novas liberações a todos os envolvidos.
6
Prof. Paulo Fernando da Silva DHS – Definitive Hardware Store DHD – Depósito de Hardware Definitivo Depósito de componentes de hardware Visa garantir a compatibilidade com outros hardwares em produção Garante requisitos de segurança dos componentes
7
Prof. Paulo Fernando da Silva DSL – Definitive Software Library BDS – Biblioteca Definitiva de Software Código-fonte, pacotes, bibliotecas, executáveis, etc Versões autorizadas ficam armazenadas na BDS São usados na implementação de liberações
8
Prof. Paulo Fernando da Silva Macro Processo - Liberação
9
Prof. Paulo Fernando da Silva Processo de Liberação Atividades de Mudança e Liberação podem se sobrepor!!! Ex. teste e aceite da mudança ou liberação
10
Prof. Paulo Fernando da Silva (1,2) Planejamento e Política
11
Prof. Paulo Fernando da Silva (3) Elaboração da implementação Desenvolvimento da solução (hw/sw) pela equipe técnica Saídas: –Plano de Instalação –Plano de Retrocesso –Plano de Testes
12
Prof. Paulo Fernando da Silva (4,5) Testes e Aceite O retrocesso também deve ser testado! Teste de instalação “Teste de Aceite do Usuário”
13
Prof. Paulo Fernando da Silva (6) Planejamento da liberação Completar o plano de liberação –Criar um plano de ações para implantação –Relacionar todos os ICs incluídos, removidos e alterados.
14
Prof. Paulo Fernando da Silva (7) Comunicação e treinamento Treinamentos específicos por nível –Gerentes, usuários, equipe de TIC, etc A central de serviços deve ser treinada quanto ao suporte da nova solução!!!
15
Prof. Paulo Fernando da Silva (8) Distribuição e instalação Distribuição: –Compra e transporte de hardware e software envolvidos Instalação: –Configuração e ativação da solução Atualização dos ICs envolvidos
16
Prof. Paulo Fernando da Silva Tipos de liberação Completa: toda solução é nova Delta: mudança de uma liberação anterior Pacote: individual por pacote Emergencial: para problemas críticos
17
Prof. Paulo Fernando da Silva Para Liberações de Emergência IMPORTANTE: 1.Usar apenas versões confiáveis da DSL; 2.Seguir os procedimentos do gerenciamento de mudanças; 3.Atualizar a CMDB; 4.Modificar o número da versão; 5.Teste (Sempre que possível); 6.Informar as equipes de incidentes, problemas e Service Desk; 7.Gerar documentação sobre a mudança. Liberações
18
Prof. Paulo Fernando da Silva Indicadores de Performance 1.Redução de uso de software e hardware não autorizado; 2.Número de liberações autorizadas pela gestão de mudanças; 3.Número de liberações para as quais usuários e suporte foram treinados; 4.Redução de falhas por liberações descoordenadas. Liberações
19
Prof. Paulo Fernando da Silva Atividade 2.6 Um exemplo de elemento do do DHD e um do BDS, justifique. Cite um exemplo de liberação e classifique-a quanto ao tipo. Descreva brevemente sua estratégia de teste. Descreva brevemente sua estratégia de retrocesso. Selecione e justifique um indicador de performance para seu processo de liberação.
20
Prof. Paulo Fernando da Silva Referências http://pt.scribd.com/doc/49511229/Gerenciamento-de-Servicos- de-TI http://pt.scribd.com/doc/50809607/ITIL-Information- Technology-Infrastructure-Library Gerenciamento de serviços de TI na prática :uma abordagem com base na ITIL, inclui ISO/IEC 20.000 e IT Flex /Ivan Luizio Magalhães, Walfrido Brito Pinheiro. -São Paulo : Novatec, 2007. - 667 p. : il. -
21
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.