A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos físicos são: ao norte Oceano Glacial Ártico, ao sul os mares Mediterrâneo e Negro, a Oeste Oceano Atlântico, a Leste Montes Urais, Rio Ural e o Mar Cáspio, esse último é utilizado para definir a fronteira entre Europa e Ásia. A Europa é um continente com uma área de 10,3 milhões de Km2, que representa somente 19% da Eurásia. A Europa possui 48 países autônomos, na maioria pequenos territórios e os micro países, além da Rússia que responde por 40% da área total. Grupo de importantes países no cenário mundial, alguns deles potências econômicas (Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Rússia que fazem parte do G-8).

3 LITORAL EUROPEU A costa européia é extensa e sofre influência das águas do Oceano Glacial Ártico e Atlântico, além de mares menores como o Cáspio e o Negro. A Europa é uma península e o seu litoral é composto por várias delas e inúmeras ilhas, dentre elas as principais são: ao norte, A península da Jutlãntica, península Escandinava; a oeste, ilhas Britânicas, ilha da Irlanda e ao sul a Península Ibérica, Itálica e Balcânica, além das ilhas de Creta, Sílicia, Sardenha, Córsega e Baleares. Outra característica marcante do litoral europeu é a quantidade de estreitos que se apresentam nessa porção do continente, os principais são: Gibraltar, Bósforos e Dardanelos.

4 Relevo da Europa É composto basicamente por planícies e maciços antigos, o primeiro ocorre na Europa central e o segundo no interior do continente. Os principais maciços antigos são: Pireneus (entre Espanha e França); Alpes (entre França, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria, Apeninos ocorre do sul ao norte da Itália); Cárpatos (Eslováquia, Polônia, Ucrânia e Romênia); Cáucaso (entre Rússia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão).

5 Hidrografia do continente Europeu
A Europa está localizada no hemisfério norte, então há ocorrência de clima temperado, devido a essas características físicas a rede hidrográfica desse continente é formada por rios de pequena extensão e baixo volume de água em relação aos rios de áreas equatoriais. No entanto, esses rios foram e ainda continua sendo um importante recurso para o desenvolvimento da economia e fluxo de pessoas (uma vez que a maioria deles é navegável), diante dessa temática os rios de destaque no continente são o Reno (nasce nos Alpes Suíços), Sena (nasce nos planaltos franceses), Ródano (nasce nos Alpes Suíços), Volga (nasce a noroeste de Moscou) e o Danúbio (nasce nos Alpes alemães).

6 Clima da Europa Devido a localização geográfica do continente os climas que predominam são: Clima de Montanha: apresenta-se em áreas montanhosas como os Alpes e os Pireneus, é caracterizado por invernos rigorosos com precipitação de neves e geadas e chuvas bem distribuídas durante o ano. Temperado oceânico: há ocorrência de chuvas constantes com maior incidência no inverno e primavera com temperaturas amena. Temperado continental: chuvas em menor quantidade em relação ao clima Temperado oceânico e amplitudes térmicas mais altas..

7 Clima da Europa Subpolar ou ártico: é caracterizado por apresentar duas estações, inverno e verão, na primeira as temperaturas são extremamente baixas atingindo até – 50ºC e na segunda, que prevalece por um pequeno período, as temperaturas variam entre 16º e 21ºC. Mediterrâneo: é formado por verões quentes (seco) e inverno (chuvoso) mais ameno, essa característica climática ocorre no sul da Europa.

8 Vegetação da Europa Ao longo de toda extensão territorial do continente Europeu é possível identificar diversos tipos de cobertura vegetal, desse modo podemos destacar as principais: Tundra: ocorre em áreas de clima ártico ou subpolar. Floresta boreal ou coníferas: se apresentam nas regiões ao sul do continente. Floresta temperada: é encontrada ao sul da floresta boreal. Estepes: ao sul da floresta temperada. Vegetação mediterrânea: ocorre em toda extensão sul da Europa.

9 Professora Débora


Carregar ppt "Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google