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Política Nacional de Humanização

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Apresentação em tema: "Política Nacional de Humanização"— Transcrição da apresentação:

1 Política Nacional de Humanização

2 ENQUANTO ISSO, NO HOSPITAL ...
Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um paciente. Queria saber se certa pessoa está melhor ou piorou.. Qual é o nome do paciente? Chama-se Celso e está no quarto 302. Um momento, vou transferir a ligação para setor de enfermagem...

3 ENQUANTO ISSO, NO HOSPITAL ...
Bom dia, sou a enfermeira Lourdes. O quê deseja? Gostaria de saber as condições clínicas do paciente Celso do quarto 302, por favor! Um minuto, vou localizar o médico de plantão? Aqui é o Dr. Carlos plantonista. Em que posso ajudar? Olá doutor. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302.

4 ENQUANTO ISSO, NO HOSPITAL ...
Olá! doutor. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302. Ok, meu senhor, vou consultar o prontuário do paciente... Um instante só! Hummm, aqui está: ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará alta em três dias.

5 ENQUANTO ISSO, NO HOSPITAL ...
Ahhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria! Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família? Não, sou o próprio Celso telefonando aqui do 302! É que todo mundo entra e sai aqui do quarto e ninguém me diz coisa nenhuma... Só queria saber...

6 HUMANIZAÇÃO Quem são os envolvidos no processo de humanização :
Pacientes Admistradores Médicos Enfermeiros Família do paciente e seus amigos Comunidade Outros profissionais do serviço de saúde Guarda Zeladoras

7 HUMANIZAÇÃO Mudança na cultura da organização
Esta ação significa quebrar paradigmas implantados há séculos de uma medicina somente curativa e não preventiva, em face de uma medicina voltada para os valores sociais e culturais que envolvam não só a equipe médica, mas toda a instituição.

8 Por que humanizar a saúde?
O que desumaniza? Por que humanizar a saúde? Humanização Alguns antecedentes na saúde MS (Portarias) Programa de Humanização no pré-natal e nascimento, no âmbito do SUS -2000 Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) -2001 11ª e 12ª Conferências Nacionais de Saúde

9 Histórico-Humanização
Devido ao número significativo de queixas dos usuários do SUS referentes aos maus tratos nos hospitais MS(2000) - Criação de um Comitê Técnico para elaborar o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, Objetivo: promover uma mudança de cultura no atendimento de saúde no Brasil. *antigo PNHAH*

10 2001 - O Programa de Humanização se transforma na:
Política Nacional de Humanização – PNH Devido a necessidade de: Sair da lógica da humanização a nível hospitalar com ampliação para toda a rede Ampliar a discussão da saúde pública com servidores e usuários em busca de propostas para melhorar o sistema Trazer a gestão para perto das pessoas Melhorar os processos de trabalho Aumentar a resolutividade

11 A que nos convoca a PNH Produzir mudanças nos modos de cuidar e gerir a saúde tomando como base os príncípios dos SUS Como? A partir de experiências que deram certo. Dispositivos.

12 Dispositivos para Implementação da PNH
Comitês de Humanização / Grupos de Trabalho de Humanização Espaço coletivo organizado, participativo e democrático catalizador e disparador da PNH que funciona à maneira de um órgão colegiado. É constituído por lideranças representativas do coletivo de profissionais em cada equipamento de saúde.

13 Colegiados gestores/Gestão Participativa
Modelo de gestão participativa centrado em trabalho em equipe (planeja quem executa). Modelo Gestão.i doc.doc Contratos de gestão Negociações a serem realizadas com o gestor externo e interno com ajuste de metas, indicadores visando processo e organização do trabalho

14 Ambiência: Clínica Ampliada:
Refere-se ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana. Clínica Ampliada: Trabalho clínico que visa o sujeito e a doença, a família e o contexto tendo como objetivo produzir a saúde e aumentar a autonomia do sujeito, família e da comunidade. Ferramentas: trabalho em equipe, criação de vínculos, projetos terapêuticos,....

15 Equipes de Referência Apoio Matricial
Equipes multiprofissionais com responsabilidades por leitos / usuários adscritos que incorporam mecanismos sistemáticos de atendimento à família e rede social, destinando espaço e tempo para interagir com essa rede; Apoio Matricial Determinado profissional oferece apoio em sua especialidade para outros profissionais, equipes ou setores.

16 Família Participante:
Visita Aberta: É o dispositivo que amplia as possibilidades de acesso para os visitantes de forma a garantir o ele entre o paciente, sua rede social e os demais serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente. Família Participante: Representante da rede social do usuário que garante a integração da rede social/familiar e equipe profissional dos serviços de saúde.

17 Programa de Formação em Saúde do Trabalhador ((PSFT)
Engloba todas as dimensões de inserção e participação efetiva dos trabalhadores em seu processo e local de trabalho. (conhecimento, análise e intervenções) Ouvidoria Serviço representativo de demandas do usuário e/ou trabalhador de saúde e instrumento gerencial na medida em que mapeia problemas, aponta áreas críticas e estabelece a intermediação das relações, promovendo a aproximação das instâncias gerenciais.

18 Acolhimento com Classificação de Risco
SUS – Constituição 1988 Alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde tornando a saúde um direito e dever do estado Princípios: Universalidade  acesso  Acolhimento Equidade  Classificação de Risco Integralidade  sujeito e não a doença  multidisciplinariedade  rede

19 Diretrizes (orientações gerais de uma política)
Na PNH expressam o método da inclusão no sentido da: Acolhimento; Clínica Ampliada; Valorização do trabalho e do trabalhador; Defesa dos direitos dos usuários na saúde; Co-gestão; Fomento das grupalidades, coletivos e redes; Memória do SUS que dá certo

20 Dispositivos (tecnologias/modos de fazer)
Acolhimento com classificação de riscos; Equipe de Referência, Apoio Matricial; Sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde: gerência de “porta aberta”, ouvidoria; Visita Aberta e Direito a Acompanhante;

21 Dispositivos Projeto Terapêutico Singular e Projeto de Saúde Coletiva;
Grupo de Trabalho de Humanização e Câmara Técnica de Humanização; Projeto co-gerido de Ambiência; Colegiado Gestor; Contratos de gestão.

22 POR QUE É TÃO DIFÍCIL INOVAR NO SETOR SAÚDE ?
Setor de Saúde POR QUE É TÃO DIFÍCIL INOVAR NO SETOR SAÚDE ?


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