A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio"— Transcrição da apresentação:

1 Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio
Prof. Ronaldo

2 Projeções Cartográficas
Projeção cartográfica é a técnica que permite a transcrição de uma superfície curva para uma plana. Ela não pode respeitar ao mesmo tempo as distâncias entre os objetos, os ângulos (a forma dos objetos) e as superfícies (a extensão territorial dos objetos). As diferentes projeções (mais de 200) deformam e favorecem de maneira seletiva um ou outro de seus elementos. As projeções cartográficas permitem representar a superfície esférica da Terra em um plano, ou seja, no mapa; elas são a base para a confecção de um mapa, constituindo uma rede sistemática de paralelos e meridianos, permitindo que esses sejam desenhados.  As diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas com o intuito de minimizar as distorções ocorridas durante a produção de um mapa e, principalmente, fazer com que essas distorções sejam conhecidas.

3 Projeções Cônica, Cilíndrica, Plana (Azimutal)

4 Projeção Cilíndrica: O plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Após realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa. Projeção Plana ou Azimutal: O plano da projeção é um plano tangente à esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos irradiam-se do polo. Projeção Cônica: O plano da projeção é um cone envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos convergem para o polo.

5 Projeção de Mercator A representação mais precisa da superfície da Terra é o globo. A representação por meio de mapas, sempre acarretará distorções. Não existem projeções melhores ou piores. Cada uma se adapta a determinadas finalidades. Mas nenhuma resolve o problema da representação da curvatura da Terra numa superfície plana.

6 Projeção de Mercator Elaborada no século XVI pelo geógrafo Gerhard Kremer, conhecido como Mercator. Características gerais: É uma das projeções mais utilizadas em todo o mundo. A Europa está centralizada no mapa (visão eurocêntrica) Conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. As regiões polares aparecem muito exageradas Quanto maior a distância em relação a Linha do Equador (onde está o foco da projeção), maior a distorção da área.  Amplia o hemisfério norte – podendo sugerir maior importância política, econômica e social dos países aí situados.

7 Projeção de Arno Peters

8 Projeção de Peters (1973) A Projeção de Arno Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas. Amplia as áreas dos países do sul, cuja maioria dos países é subdesenvolvida, e diminuir as áreas dos países do norte, de maioria desenvolvida. O continente africano é representado no centro do mapa Apesar de deformar a forma dos continentes, esta projeção mantém a área proporcional dos continentes, mais próxima do tamanho real. Valorização do mundo subdesenvolvido As áreas são preservadas, mas formas são distorcidas, gerando o alongamento do continente.

9 Projeção de Jacques Bertin (1950)

10 Projeção de Betin Fiel na relação entre os tamanhos das superfícies dos continentes Mais utilizada na elaboração de mapas temáticos Sua utilização não é muito comum

11 Projeção de Richard Buckminster Fuller

12 Projeção de Buckminster Fuller
O mapa Dymaxion ou mapa Fuller é uma projeção de um mapa mundo na superfície de um poliedro, que pode ser desdobrada para uma rede de muitas maneiras diferentes e achatada para formar um mapa bidimensional, que retém a maior parte da integridade proporcional relativa do mapa-múndi. Fonte:

13 Outras Projeções: Projeção de Goode (interrompida)
Tem a finalidade de mostrar a equivalência das massas continentais e oceânicas; por isso, elas estão interrompidas ou descontínuas

14 Projeção de Mollweid Apresenta formato elíptico
Copyright © 2008 C.A.Furuti – All rights reserved – Apresenta formato elíptico É muito utilizadas para a confecção de mapas-múndi Conserva a proporção ou equivalência das áreas representadas em detrimento da forma.

15 Projeção de Robinson não preserva nem a forma e nem a correta área dos continentes. No entanto, ela consegue minimizar as distorções que ocorrem nesses dois aspectos A Antártida apresenta grandes distorções

16 Anamorfose

17 Este tipo de mapa associa a forma ao evento representado
Nas projeções do tipo anamorfose a superfície de cada espaço cartografado muda proporcionalmente segundo o fenômeno selecionado. Estas representações não apresentam escalas Este tipo de mapa associa a forma ao evento representado O mapa acima traz uma anamorfose que representa uma projeção da população do mundo para o ano 2025, em que o tamanho de cada país é proporcional à população (fonte: Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento Humano/1990)

18 Mapa anamórfico mostrando as maiores economias do mundo

19 Produção industrial


Carregar ppt "Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google