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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal.

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1 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2003  Doutorado: 2009 Apresentadora: Prof. Sonia Zanini Cechin Centro de Ciências Naturais e Exatas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  Ampliação e consolidação NP em curto espaço de tempo;  Incremento da produção intelectual qualificada;  Boa capacidade de obter apoio financeiro para projetos (projetos relevantes aprovados nos últimos 5 anos);  Linhas de pesquisas abrangentes e atrativas;  Grande procura de alunos;  Alta porcentagem de titulados e baixa evasão;  Aumento de nota e aprovação do doutorado em curto espaço de tempo;

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Produção intelectual qualificada desequilibrada no NP;  Participação discente na produção intelectual qualificada ainda aquém do desejado, embora crescente;  Relação orientador/discente, na média, baixa e distribuída de forma não equitativa;  Atividades de pesquisas comprometidas pela atual estrutura logística de uso de transporte na UFSM;  Necessidade de maior integração entre os grupos de pesquisa;  Restrita ampliação em virtude da escassez de espaço físico;  Objeto de estudo (coleções científicas) com problemas sérios de acondicionamento e falta de espaço e de um técnico p/ curadoria.

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridad e 1 a 5 Expandir ingresso de discentes, mantendo a qualidade Alta, com a implantação doutorado e novas linhas de pesquisa; Garantir a qualidade; Aumento de bolsas mas recurso do PROAP não aumenta; Falta de recursos; Limitação do espaço físico; 1 Aprovar um PROCAD; Corpo docente consolidado; Interesses de outros PPGs; Envolvimento de docentes e discentes; Demanda maior do que os recursos disponíveis; 2 Expandir convênios Interesse externo de convênios PPG; Participação ativa docentes; Ampliação espaço físico; Excesso de burocracia; 3 Reestruturar o regulamento (colegiado) do programa; Viabilidade da maioria do corpo docente; Falta de flexibilidade do regimento; excesso burocrático; 4

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar em 20% docentes PQs e a produção qualificada com participação discente; Ampliar recursos para traduções, revisões, estágios, submissões... Excesso burocrático dificulta a rapidez de ações; Falta de apoio chefias deptos (carga horária alta); Não oferta de bolsas PQs; Falta de recursos; 1 Equilibrar a distribuição orientador X discente Baixa produção de alguns docentes (carga horária alta.....) 2 Manter um docente/ano em pós-doc. Disponibilidade dos docentes; Excesso de atribuições didáticas e burocráticas (substituto); Não há.3 DP - 2007200820092010 1011 15

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Submissão de no mínimo um projeto/ano/docen te Envolvimento dos docentes e discentes. Contrapartida da instituição (espaço físico) Valor reduzido de financiamento pelos órgãos de fomento e alta demanda. 1 Submissão de grandes projetos com envolvimento de várias linhas de pesquisa Envolvimento dos docentes e discentes. Contrapartida da instituição (espaço físico, atual sistema transporte); Idem anterior;2 2007200820092010 11 16 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Atingir 60% da produção com participação de discentes e de egressos; Cumprimento dos critérios para manutenção do credenciamento; Maior empenho discente e docente; Questões logísticas; Envolvimento departamentos; Falta de recursos; 1 Atingir, no máximo, 20% do NP com produção inferior a 50% da média; Cumprimento dos critérios para manutenção do credenciamento; Maior empenho docente e discente; Falta de recursos; 2 2007200820092010 37443751 Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 19182324  Número de titulados em cada ano 13070809 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano 0716 MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externasPriori dade Aumentar o ingresso e titulação de discentes em 40% Efetiva pelo aumento do número de docentes credenciados e advento do doutorado. Problemas de espaço físico, apoio logístico (funcionários) e liberação por alguns departamentos de alguns docentes Repasse de recursos não acompanhar o aumento de discentes; Evasão por falta de bolsas. 1 Alcançar o número de três orientados/orien tador Aumento no número de bolsas; Doutorado não ter fluxo contínuo; 2 Reestruturar o processo seletivo; Provável aumento no número de ingressos; Alguns impedimentos regimentais; 3

9 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos4100 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 1300 Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 1800 Professores de escolas de ensino médio, empresas de consultoria....; 1000

10 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO - SATISFAÇÃO INTERNA - O currículo é satisfatório, abrangendo todas as linhas de pesquisa; - Disciplina integradora PPG (Biologia de Campo do Bioma Pampa); - Ampliar a rede de informação entre os laboratórios; - Discentes percebem pouca interação entre os docentes do PPG e que existem laboratórios que possuem infra-estrutura e recursos que poderiam ter utilização mais compartilhada; - Melhor distribuição da oferta de algumas disciplinas de Biologia Molec.; - Constatação de melhorias para o desenvolvimento das pesquisas (reforma de laboratórios e aquisição de equipamentos); - Maior valorização de atividades de divulgação científica (extensão); - Manutenção do Simpósio de Biodiversidade; - Maior integração entre discentes do PPG e graduação (revista...)

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridad e 1 a 5 Ampliação espaço físico e melhoria das coleções científicas Interesse de contrapartida da Instituição Inviabilizar estudos pela falta de espaço para acondicionar material de pesquisa; Falta de recursos para ampliação espaço e melhoria coleções; 1 Estruturar uma disciplina integradora (Biologia de Campo do Bioma Pampa) Demanda dos alunos e apoio docente; Falta de apoio logístico (custo alto; autonomia de locomoção); Recursos insuficientes; 2 Docentes do NP deverão submeter projeto solicitando recursos e equipamentos, pelo menos, uma vez no triênio Disponibilidade e auxílio dos discentes com os orientadores para viabilizar a proposta Falta de integração;Alta concorrência 3

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Aprovar um PROCAD como proponente; Já existem tratativas informais a respeito Disposição do envolvimento docente; Distância geográfica com grandes centros 1 Atingir 30% doutorandos com programas sanduíche Só será implementado após o início das qualificações Oferta de bolsas; exame de idioma estrangeiro; Redução oferta de bolsas; 2 Gerar, pelo menos, 10% da produção a partir de pesquisas feitas de convênios com instituições de ensino ou pesquisa e atividade privada Já existem alguns convênios desse tipo Dificuldades de operacionalidad e de recursos via Fundação (engessamento burocrático) Entraves burocráticos 3

13 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Aumentar o número de ingressos;  Aumentar a produção qualificada docente e discente, tornado-a mais equilibrada;  Melhoria das condições da Coleção Científica (objeto dos estudos do PPG);  Melhorar o apoio logístico (p. e., deslocamento), para viabilizar os estudos de campo e disciplinas de campo;  Ampliação do espaço físico e da aquisição de equipamentos de uso compartilhado; PRINCIPAIS METAS

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