A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 5 - A Independência do Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 5 - A Independência do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Cap. 5 - A Independência do Brasil
Volume 2 – p. 19 – 33. “Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários”. (C.S Lewis) Sejam bem vindos novamente! Que tenhamos uma excelente trajetória! Dalê Porco!

2 Introdução – Causas da Independência:
Em fins do século XVII, o sistema colonial de Portugal se encontrava desgastado, fato que propiciou o ideal de Independência do Brasil. Dentre os fatores que explicam esse desgaste, destacam-se: As reformas pombalinas  arrocho fiscal; Ideias iluministas; Influência da Independência dos EUA; Crise política e econômica da Coroa portuguesa.

3 A Inconfidência Mineira (1789) e Conjuração Baiana (1798)
A referida conjuntura, por sua vez, gerou importantes movimentos que antecederam a Independência do Brasil (1822). I. M.  Portugal  economia defasada, déficit orçamentário (Tratado de Methuen)  completamente dependente da arrecadação dos mineradores  século XVIII - o auge e o declínio do ouro  ameaça de aumento dos tributos (cotas mínimas e derrama = atrasados ) + Iluminismo  elite intelectual e econômica das gerais (inconfidentes) se revolta contra a Coroa e planeja tomar o poder e proclamar a República – Vila Rica seria a capital. VIDE P. 20

4 Resultados: Silvério dos Reis denuncia o movimento para ter suas dívidas perdoadas  a Coroa promove uma investigação (Devassa)  pena: exílio a maioria dos líderes na África; Cláudio Manoel morre na prisão e Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) é condenado à morte. C.B  Transferência da capital do Governo Geral (1761) para o R.J = a perda de importância política e econômica da região NE = pobreza, fome, saques e violência  criação da Loja Maçônica Cavaleiros da Luz = propagação dos ideais iluministas e da Rev. Francesa.

5 IMPORTANTE: esse movimento teve caráter popular e democrático, pois além de intelectuais, participaram também homens livres e pobres e escravos de ganho. VIDE P. 21 Resultados: ocorre a delação do grupo, assim como no caso da I.M, 49 manifestantes são presos; como muitos deles eram alfaiates, o movimento acaba apelidado como Revolta dos Alfaiates. Nenhum membro da maçonaria foi preso e somente 4 ‘mulatos’ foram punidos com a morte.

6 Exercício de aprofundamento - p.22


Carregar ppt "Cap. 5 - A Independência do Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google