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PublicouLaura Leal Espírito Santo Alterado mais de 8 anos atrás
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Disciplina : Tópicos Avançados em Engenharia de Software III Aluno: Rafael Marques - rm2@cin.ufpe.br Universidade Federal de Pernambuco - Mestrado Data: 10/12/2003
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Visão Geral Motivação Introdução Modelagem de Caso de Uso Estimativas usando Pontos de Caso de Uso Exercício Referências
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Motivação Medidas de tamanho de software SLOC - Source Lines of Code Pontos de Função - FP Pontos de Caso de Uso - UCP Gustav Karmer 1993
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Introdução Para processos de desenvolvimento dirigidos a Caso de Uso, logo no início do projeto já é disponibilizado um modelo de Caso de Uso. Problema na variação de estilos, o que gera caos na comparação entre produtos de diferentes empresas. Deve haver uma padronização de estilos.
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Caso de Uso [UML] Um caso de uso (UC) representa a especificação de uma sequência de ações, que um sistema desempenha para produzir um resultado. Algumas Características: - É sempre iniciado por um ator - É completo - Provê valor a um ator
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso UCs são: Independente de tecnologia; Unidade de medida padrão para o software; Simples; Compreensível por não-técnicos; Utilizável desde o início do sistema. Só podem ser utilizadas por empresas que adotem os casos de uso como forma de expressão de requisitos. Introdução
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Caso de Uso A identificação de Caso de Uso é feita através da colecta e análise dos requisitos. Exemplos: “dar informação sobre produto”, “fazer encomenda”, “cancelar encomenda” Questões p/ identificar use cases: Que funções um ator vai querer do sistema? O sistema armazena informação?
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Atores Definição Um ator é um agente que interage com o sistema, um tipo de usuário ou categoria com papel definido, podendo ser seres humanos, máquinas, dispositivos ou outros sistemas. Exemplos de atores: Cliente, usuário, gerente, computador, impressora, etc
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Atores Cada ator deve se comunicar com pelo menos 1 Caso de Uso; São humanos, não humanos, ativos, passivos Questões p/ identificar actores Quem utiliza o sistema? Quem está interessado nos resultados do sistema? Quem é responsável pela administração do sistema? Com que outros sistemas o sistema deve se comunicar? Quem fornece informação ao sistema? Quem necessita do sistema para poder realizar suas atividades diárias?
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Modelagem de Casos de Uso Definição A modelagem de caso de uso é um técnica utilizada para descrever a funcionalidade de um sistema através de atores externos interagindo em casos de uso. Modelo de Caso de Uso define o escopo funcional do sistema a ser desenvolvido.
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Modelagem de Casos de Uso Um modelo de Caso de Uso descreve as funções do sistema e seu ambiente. É formada por duas partes: 1. Um diagrama que fornece uma visão geral dos atores e os UCs bem como suas interações. 2. A descrição dos UCs detalhando os requisitos e documentando o fluxo de eventos entre os atores e o sistema. Um cenário representa uma sequência específica de ação ilustrando um comportamento.
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Modelagem de Casos de Uso Um cenário é uma sequência de ações que ilustra um comportamento do sistema No cenário descreve-se quando o use case interage com os atores Tipo de cenário: Principal: descreve a situação quando tudo corre bem (happy day scenario) Alternativo ou secundário: permite uma sequência diferente de eventos em relação ao cenário principal (e.g. Exceções ou outras acções possíveis)
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Ex. Diagrama de UC
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Descrição de UC Nome do UC: Fazer pedido Descrição: O cliente fornece o endereço e os códigos do produtos desejados. O sistema confirma a ordem. Fluxo Básico de Eventos: 1.O cliente fornece nome e endereço 2.O cliente fornece os códigos dos itens que deseja comprar 3.O sistema fornece uma descrição e o preço de cada item 4. O sistema calcula o total do pedido 5.O cliente fornece as informações de seu cartão de crédito 6.O sistema valida as informações 7.O sistema confirma ao cliente o pedido
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Descrição do UC (Cont.) Fluxos Alternativos: 1.1 O produto está fora de estoque 1.1.1 O sistema informa ao cliente que o respectivo produto está fora de estoque 2.1 Cartão de crédito inválido 2.1.1 O sistema informa ao cliente que o cartão é inválido 2.1.2 O cliente informa novamente as informações do cartão de crédito ou cancela o pedido. Pre-Condições: O cliente está logado no sistema Post-Condições: O pedido foi realizado
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Pontos de Caso de Uso Histórico Desenvolvido por Gustav Karner [1993] Foi desenvolvido baseado em Pontos de Função. Vantagem: Não precisa de tanto detalhes das informações. Esse método tem sido avaliado através de estudos de casos por empresas como: Mogul.com, Cap Gemini Ernst & Young, IBM, Ericsson e Sun
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Pontos de Caso de Uso Atribuir peso aos atores Atribuir peso aos Casos de Uso Calcular o valor não ajustado dos UCP Atribuir peso aos fatores técnicos Atribuir peso aos fatores ambentais Calcular o valor ajustado dos UCP Estimar o esforço do Projeto
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Pontos de Caso de Uso Definições Fatores ambientais - Fatores referentes ao nível de experiência da equipe de desenvolvimento. Fatores técnicos - Fatores técnicos do projeto, referentes a arquitetura do sistema.
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Método de Estimativas 1. Cada ator e UC são categorizados de acordo com sua complexidade e atribuído um determinado peso 2. Pontos de UC sem ajustes são calculados a partir do somatório dos pesos para cada ator e UC do sistema 3. Pontos de UC são ajustados em função dos valores de 13 fatores técnicos e 8 fatores ambientais 4. Finalmente o UCP é multiplicado por um valor de produtividade
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Classificando Atores Simples, médio e complexo SIMPLES: sistemas que se comunicam via interface bem definida, por exemplo, API. MÉDIO: sistemas que se comunicam através de algum tipo de protocolo, por exemplo, TCP/IP ou HTTP COMPLEXO: pessoas interagindo através de interface gráfica ou Web Page Obs: Fácil, Moderado, Difícil
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Classificando Atores UAW = Atores * Pesos Tipo de Ator Descrição Peso QT. Atores Total UAW - Unadjusted Actors Weight Simples Interface (API) 1 2 2 Médio Protocolo 2 2 4 Complexo Interface Gráfica 3 4 12 18
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Classificando UC Simples, médio e complexo SIMPLES: casos de uso com <= 3 de transações MÉDIO: casos de uso com >=4 e <7 transações COMPLEXO: casos de uso com >=7 transações Uma transação é um conjunto atômico de atividades. O número de transações pode ser determinado contando o número de passos do caso de uso, incluindo os fluxos alternativos.
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Classificando UC UUCW = UC* Peso Tipo UC Descrição Peso QT. UC Total UUCW - Unadjusted Use Case Weight Simples 1 - 3 Transações 5 8 40 Médio 4 - 6 Transações 10 12 120 Complexo 7 - Transações 15 4 60 220
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Classificando UC UUCW = UC* Peso Tipo UC Descrição Peso QT. UC Total UUCW - Unadjusted Use Case Weight Simples 1 - 4 Classes 5 8 40 Médio 5 - 10 Classes 10 12 120 Complexo > 10 Classes 15 4 60 220
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Classificando UC UUCP = UUCW + UAW UUCW - Unadjusted Use Case Weight 220 UUCP - Unadjusted Use Case Points 238 UAW - Unadjusted Actors Weight 18
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Determinando Fatores Técnicos FatorDescriçãoPesoValorFator T1Sistema distribuído200 T2Tempo de resposta133 T3Eficiência p/ usuário155 T4Complexidade de processamento 111 T5Reuso100 T6Fácil de instalar0.552.5 T7Fácil de usar0.552.5 T8Portável200 T9Fácil de mudar144 T10Concorrência100 T11Segurança133 T12Acesso direto155 T13Treinamento especial111 Faixa de 0 a 5 Id.Fator Descrição Peso Valor Fator
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Determinando Fatores Técnicos Technical Complexity Factor (TCF) = 0.6 + (0.01*TFactor) TFactor = (Valor atribuído T)x(Peso T) TFactor = 27 TCF = 0.6 + (0.01*27) TCF = 0.87
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Determinando Fatores Ambientais FatorDescriçãoPesoValorFator E1Familiaridade com o modelo usado1.51 E2Experiência na aplicação0.542 E3Experiência OO111 E4Capacidade do analista0.552.5 E5Motivação155 E6Requisitos estáveis224 E7Equipe em tempo parcial3-3 E8Linguagem de programação1 Id.Fator Descrição Peso Valor Fator
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Determinando Fatores Ambientais Environment Factor (EF) = 1.4 + (-0.03*EFactor) EFactor = (Valor F1..F8)*Peso F EFactor = 12 EF = 1.4 + (-0.03*12) EF = 0.755
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Determinando Pontos de UC UCP = UUCP*TCF*EF UCP = 237*0.87*0.755 UCP = 155.637 Karner sugeriu 20 man-hours por ponto de UC Man-hours = 155.637*20 Man-hours = 3113.469
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Variação para Determinar o Esforço Experiência na área de desenvolvimento tem demonstrado que o esforço estimado para realização de UC está na faixa de 15-30 Homem-hora por UCP Schneider e Winters Verificar os fatores de E1-E6 > 3 Verificar os fatores de E7-E8 < 3 Se o total for <=2, um UCP equivale a 20 Homem-horas Se for >2 e <4, um UCP equivale a 28 Homem-horas Se for >4, reaviliar o projeto Outra possibilidade é ajustar um UCP para 36 Homem-horas Planilha de Estimativas Planilha de Estimativas
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Problemas Associados aos UCP Variedade de estilo na especificação do UC Não existe padrão para especificar UC Alguns especialistas da área desaconselham a derivação do esforço a partir dos UCP Os requisitos não-funcionais não contribuem efetivamente no cálculo das estimativas UCP não foi testado efitivamente em projetos de grande e médio porte Muito ajustes e pesquisas devem ser realizados para comprovar efetivamente a eficácia do processo
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Exercício
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Copyright 2003 Rafael Marques. Todos os direitos reservados. rm2@cin.ufpe.br Estimando Projetos de Software Usando Pontos de Caso de Uso Referências Karner, Gustav. Resource Estimation for Objectory Projects Banerjee, Gautam. Use Case Points, An Estimation Approach. August, 2001. Url: Smith, Jonh. The Estimation of Effort Based on Use Case, Rational Software white paper Aguiar, Murício. Pontos de Função ou Pontos de Caso de Uso? Galen, Robert. A Survey of Software Estimating & Planing Techniques, 2001. Furlan, Jose. Modelagem de Obketos atraves da UML, Makron Books,1998 Anda, Bente, Comparing Efforc Estimates Based on Use Cases - Experience from Industry, In: 4Th International Conference on the Unified Modeling Language (UML2001).
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