Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCamille Machuca Alterado mais de 11 anos atrás
1
REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.
2
Objetivos Compreender as transformações ocorridas no espaço geográfico com a Revolução Industrial; Identificar os atores sociais envolvidos no processo de industrialização ; Reconhecer as três fases que integram a Revolução Industrial; Compreender o desenvolvimento técnico-científico ocorrido na terceira Revolução Industrial; Identificar os blocos econômicos criados com a Globalização .
3
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XVIII, e segue até nos dias de hoje. A Revolução Industrial se originou no Reino Unido e depois se espalhou para outros países e regiões do globo. Seu principal símbolo foi a máquina a vapor e a indústria têxtil a mais importante, tendo o carvão como principal fonte de energia.
4
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A segunda Revolução Industrial, que se estendeu do fim do século XIX até o fim do século XX, foi simbolizada pelo automóvel. A principal fonte de energia era o petróleo e as indústrias de vanguarda eram a automobilística a petroquímica, a mecânica, e a siderúrgica. O grande líder da segunda revolução industrial, o que mais avançou nessa fase e servia como exemplo para os demais foram os Estados Unidos, a maior economia durante todo o século XX.
5
A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OU REVOLUÇÃO TÉCNO-CIENTÍFICA A terceira Revolução Industrial, que se encontra em andamento e deverá atingir o seu maior desenvolvimento no transcorrer do século XXI, iniciou-se no fim dos anos Ela é marcada pela substituição do petróleo por outras fontes de energia - hidrogênio e solar.
6
O SURGIMENTO DE NOVOS SETORES DE VANGUARDA:
O surgimento da informática; A origem da biotecnologia e clonagem; A introdução da robótica na indústria automobilística; Pesquisas no ramo da nanotecnologia ou microinformática; Qualificação e especialização da mão de obra.
7
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
Mudança nos meios de produção; Acúmulo de capital; Redução dos custos de produção; Aumento da produção; O surgimento de classes sociais; A introdução da linha de montagem; A livre concorrência de mercado.
8
ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO Entende-se por globalização o processo de interligação econômica e cultural, em nível planetário, que ganhou intensidade a partir de 1980, devido sobretudo ao crescimento vertiginoso dos principais centros nervosos das sociedades moderna: os mercados financeiros e as redes de informações.
9
No espaço globalizado contemporâneo, emergem novas potências econômicas e se organizam as relações entre os focos tradicionais de poder. Ao mesmo tempo, sob o impacto de uma revolução técnico-científica, todo o processo produtivo se transforma. As repercussões dessas mudanças nas regiões industriais, nas economias urbanas e nas estruturas de emprego configuram verdadeiros cataclismos. “Um mundo está morrendo e outro está nascendo”. Luiz Navarro de Brito
10
AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ESPAÇO COM A GLOBALIZAÇÃO.
Aumento nos fluxos de capitais, mercadorias, e pessoas; Rapidez na logística mundial denominado just in time; A utilização da Internet e a telefonia móvel para agilizar as transações financeiras internacionais; O surgimento das redes de fast-food; A fusão de grandes empresas nacionais e transnacionais; A formação dos NPIs, Novos Países Industrializados;
11
A FORMAÇÃO DOS PRINCIPAIS BLOCOS REGIONAIS
União Europeia; Nafta (EUA, Canadá e México) Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai); Tigres Asiáticos (Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan); Pacto andino (Venezuela, Bolívia, Equador e Peru); CEI – Comunidade dos Estados Independentes.
12
Metodologia utilizada
Tempestade cerebral (brainstorm); Apresentação dos slides; Apresentação do filme “Tempos modernos”; Debate entre os alunos; Bloco de exercícios; Duração: 4 aulas
13
Referências Bibliográficas
MAGNÓLI, Demétrio. Globalização: Espaço Nacional e espaço mundial. Editora Moderna 1997 SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Editora Record VESENTINI, J. William. Geografia Crítica. Editora Ática.2008. DA SILVA, Wagner. Geografia do Brasil e Geral. Editora Escala Educacional
14
E.M. Altina Olívia Gonçalves “Interagindo com as diferenças”
Rua José Jorge Chain, 55 – Iguaçu – tel.: Iracélia Pereira Chaves Professora de Geografia e História Maria Rodrigues Pinho Professora de História Orestes Esposito Neto Professor de Geografia/História
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.