A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade"— Transcrição da apresentação:

1 49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade
Massacre de Ipatinga 49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade

2 Objetivos Geral Conhecer a realidade de um dos fatos mais marcantes da História de Ipatinga, tornando- o imorredouro na lembrança dos indivíduos inserindo-o como importante e significativo episódio da História de Minas Gerais.

3 Objetivos Específicos
Compreender a política e a economia no início da construção de Ipatinga identificando as desigualdades sociais da época. Situar a cidade de Ipatinga no contexto histórico- geográfico como foco de atrito entre a classe dominante e a classe dominada.

4 Conteúdos História e geografia local
Leitura e interpretação de documentos históricos ( livros, mapas, revistas, fotografias, entrevista) Palestra: Massacre de Ipatinga com José Augusto de Moraes.

5 Turma: PAT IV Tempo estimado: 12 aulas Material: documentos históricos, mapas variados, internet, fotos antigas e recentes, máquina fotográfica, filmadora, reportagens de jornal, cartolina, cola, pincel atômico.

6

7

8 Desenvolvimento 1ª Etapa
Fazer uma sondagem sobre o assunto com os alunos listando no quadro as opiniões de cada um. 2ª Etapa Levar os alunos à sala de informática para pesquisar sobre o tema abordado para anotações de pontos importantes. 3ª Etapa Ir à sala de biblioteca para pesquisa de documentos históricos sobre o assunto abordado e confeccionar mapa da região do conflito. 4ª Etapa Confeccionar cartazes com fotos históricas retiradas da fonte de pesquisa (livros) e exposição.

9

10

11 Avaliação Observação dos trabalhos realizados dentro e extra classe.
Dedicação e resultado concreto (cartazes) sobre o assunto abordado. Avaliação verbal realizada com os alunos para verificação de novos conhecimentos sobre o fato histórico. Produção de texto.

12 Fotos Antigas e Recentes Alojamento

13 Fazendinha ( Ideal)

14 Antigo bandejão(local onde foi queimado o caminhão)

15 BR 381/ Escritório Central da Usiminas

16 Onde tudo começou

17 Resultado da tragédia

18

19 Valeu a pena? “ Tudo vale a pena se a alma não é pequena.” Fernando Pessoa

20 Fonte de pesquisa histórica
Livros: Não foi por acaso – Marcelo Freitas Ipatinga Cidade Jardim, volume IX, documentos, 2009 Professores colaboradores Edmor Moreno Júnior ( História) Joana D’arc Lisbanho ( Português) Josiane Hungria (Geografia)


Carregar ppt "49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google