A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WISC IV – Orientações gerais de aplicação e análise

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WISC IV – Orientações gerais de aplicação e análise"— Transcrição da apresentação:

1 WISC IV – Orientações gerais de aplicação e análise
Avaliação Psicológica I

2 Wisc IV Utilizado para amplo entendimento do funcionamento cognitivo. Pode-se identificar talentos e deficiências intelectuais, capacidades e dificuldades de percepção em crianças em diferentes condições neurológicas e de desenvolvimento. Resultado como base para planejamento de tratamento, tomada de decisão clínica ou pedagógica Fornece informações importantes para avaliação neuropsicológica e dados para pesquisas.

3 Wisc IV – adequações e ajustes
Os índices (IOP, ICV, IVP, IMO, QI Total) são obtidos com a aplicação de 10 subtestes principais(quando necessário pode haver substituição por subteste suplementar). Mesmo que sejam aplicados os 10 subtestes principais, pode-se optar pela aplicação dos suplementares. Reaplicação Não há definição taxativa, porém há sugestão de esperar, no mínimo, um ano para a reaplicação. Levar em consideração o propósito da avaliação e a condição psicológica da criança. Havendo necessidade em menos de um ano: pode-se substituir testes principais por suplementares não utilizados (principalmente os de IOP e IVP.

4 Wisc IV Substituição por subteste suplementar Ordem de aplicação Cubos
Apenas uma para cada índice No máximo dois (1 em cada índice) para derivação do QI total. Ordem de aplicação Cubos Semelhanças Dígitos Conceitos Figurativos Códigos Vocabulário Sequência de Números e Letras Raciocínio Matricial Compreesão Procurar Símbolos

5 Wisc IV Complementares
Completar Figuras Cancelamento Informação Aritimética Raciocínio com Palavras Mudança de ordem: só por motivos clínicos ou altamente necessários. Negação da criança, pular e voltar.

6 Wisc IV Itens de entrada Suquência inversa
Itens de abertura do teste, pode variar com a idade; Crianças com deficiência sempre se começa com itens de 6 anos; Podem haver itens de exemplo ou exercícios; Sequência de Números e Letras: itens de qualificação Suquência inversa Pontuação máxima em dois itens – seguir aplicando; Erra um dos dois: sequência inversa – até que acerte 2, ganha pontos totais do outros; Acerta o 1º e erra o 2º: sequência inversa, o primeiro acerto conta e ganha pontuação máxima nos itens anteriores .

7 Cubos Avalia a habilidade de analisar e sintetizar estímulos visuais abstratos, capacidade de planejamento visuo-espacial  Rotação Mental; O examinando usa cubos vermelhos e/ou brancos para reproduzir um modelo construido pelo aplicador e/ou impresso no Caderno de estímulo = intervalo de tempo determinado; Início: 6-7 anos – item 1/ 8-16: item 3 Sequência inversa; Interrupção: após 3 erros consecutivos.

8 Cubos – avaliação Incorreto (0 ponto): construído de forma incorreta, rotação maior que 30 graus, concluídos fora do tempo limite (marcado em segundos) Na coluna Modelo Correto: “S” para modelo correto. Nesta coluna aparecem modelos corretos com créditos e sem. Modelos não corretos, marcar “N”. Itens de bonificação (9-14) Escore Cubos Sem Tempo de Bônus (CUSB): total de pontos brutos, sem incluir pontos de bonificação por tempo (a avaliação é apenas 0 e 4)

9 Semelhanças Avalia o raciocínio verbal, capacidade de abstração e generalização e a formação de conceitos  Flexibilidade Cognitiva = Do concreto ao abstrato; Duas palavras que representam conceitos ou objetos comuns são verbalizadas para o examinando, que deve dizer de que modo essas palavras são semelhantes; Exemplo: O que tem em comum entre caneta e lápis? Início: 6-8 – itens de exemplo, em seguida item 1 9-11 – Item de exemplo, em seguida item 3 12-16 – item de exemplo, em seguida item 5 Sequência inversa Interrupção: após 5 erros consecutivos de 0 ponto.

10 Semelhanças – avaliação
A qualidade das respostas varia, abrangendo desde as mais simples até as mais elaboradas. Consultar os Princípios Gerais de Avaliação. Múltiplas respostas para um mesmo item, de qualidade distinta e que mereçam pontuações diferentes: Comentários adicionais: sem influência Resposta absurda complementando uma resposta de 1 ou 2 pontos (significando não entendimento das palavras ou conceito): 0 ponto Várias respostas de qualidade variável: escolher a melhor resposta (desde que não haja nenhuma absurda)

11 Dígitos Avalia memória auditiva de curto prazo, sequenciamento, atenção focalizada e concentração, memória de trabalho  Controle mental e Flexibilidade Cognitiva; O examinando repete, na mesma ordem (DOD), os números enunciados pelo aplicador, ou o examinando repete, na ordem inversa (DOI) os números aplicados pelo avaliador. Parte 1- Ordem direta / Parte 2- Ordem inversa (aplicada independente do desempenho na parte 1) Aplicar as duas tentativas de cada item Não repetir nenhuma das tentativas Ajuda só no exemplo da ordem inversa.

12 Dígitos – avaliação Para cada tentativa 1 ponto para resposta correta; 0 ponto para resposta incorreta ou omitida. O escore do item é a soma das duas tentativas O total de pontos brutos de Dígitos é a soma dos escores dos itens das duas partes do subteste (não incluir o exemplo na soma). Sequência Maior de Dígitos Ordem Direta/Inversa: número de Dígitos repetidos corretamente na última tentativa a receber 1 ponto.

13 Conceitos figurativos
Avalia o nível de abstração e a habilidade de raciocinar de forma não-verbal, fazendo montagens conforme uma classe específica  Flexibilidade Cognitiva e Tomada de Decisão; Mostra-se duas ou três fileiras de figuras ao examinado, que deve escolher uma figura de cada fileira para formar um grupo que tenha uma característica comum; Início: 6-8 anos – Itens de exemplo A e B, segue item 1 Itens de exemplo A e B, segue item 5 Itens de exemplo A e B, segue item 7 Sequência inversa (itens perfeitos em dois consecutivos) Interrupção: após 5 erros consecutivos de 0 ponto.

14 Conceitos figurativos – instruções
Ajuda somente nos exemplos (A e B) O examinando pode indicar com o dedo, nomear ou dizer os números correspondentes. Se perguntar o nome de uma figura, dizer só o nome Se ele disse um nome que gere dúvida, pedir para apontar com o dedo Se não escolheu uma figura, ou escolheu várias na mesma fileira, referir que deve ser uma de cada fileira.

15 Conceitos figurativos – avaliação
No protocolo, fazer um círculo em volta do número correspondente às respostas do examinando a cada item (as respostas certas estão em verde) Se não responder ou disser que não sabe, circular NR no protocolo Dar 1 ponto apenas quando escolher figuras corretas de TODAS as fileiras de um item. Respostas corretas após frases de auxílio, dar 1 ponto Respostas incorretas ou omitidas, dar 0 ponto.

16 Códigos Velocidade de processamento, memória de curto prazo, aprendizado, percepção visual, coordenação visual e motora, amplitude visual  Flexibilidade Cognitiva e Atenção (alternada e seletiva); O examinando copia símbolos que são pareados com formas geométricas simples ou números. Consultando uma chave, o examinando desenha cada símbolo na forma ou célula correspondente, dentro de um intervalo de tempo (uso de cronômetro); Início: 6-7 – Itens de exemplo de Código A, seguido dos itens do teste 8-16 – Itens de exemplo de código B, seguido de itens do teste Interrupção: após 120 segundos

17 Códigos – avaliação Preenchimento total antes de 120 segundo: parar o cronômetro e registrar o tempo (No códigos A existe bonificação) Não preenchimento total: vale como tempo de execução os 120 segundos Usar crivo de correção para a forma correspondente Resposta correta significa desenho correto ou claramente equivalente ao símbolo da chave 1 ponto para cada item desenhado corretamente dentro do limite Não inclui itens de exemplo no total de pontos brutos Itens deixados em branco ou pulados não devem ser considerados

18 Vocabulário Avalia o conhecimento de palavras e a formação de conceitos verbais, bem como o nível de conhecimento, habilidade de aprendizado, memória semântica a longo prazo e nível de desenvolvimento linguístico; Itens figurativos: dizer o nome das figuras mostradas no livro de estímulos Itens verbais: dar definição das palavras que o aplicador lê. Início: 6-8 anos – Item 5 9-11 – Item 7 12-16 – Item 9 Sequência inversa (obter escore maximo em um dos dois primeiros aplicar a sequência até duas pontuações máximas consec.) Interrupção: após 5 erros consecutivos de 0 ponto.

19 Vocabulário – itens figurat.
Respostas marginais: por exemplo “motor” ao item trem, solicitar que esclareça a resposta: sim, mas que outro nome isso tem? Respostas generalizada: por exemplo “planta” ao item flor, solicitar que esclareça a resposta: sim, mas que tipo (inserir a resposta do examinando) é? Respostas funcionais: descrição funcional, por exemplo “é um lugar para guardar água” para o item balde, solicitar que esclareça a resposta, apontando para a figura e dizendo: Sim, mas como isso se chama? Gestos: se fizer gestos adequados para responder, por exemplo segurando o volante no item carro, solicitar que esclareça a resposta: Sim, mas como isso se chama?

20 Vocabulário – itens verbais
Ler cada item literalmente – repetir quantas vezes o aplicador julgar necessário. Se a resposta não for clara ou seguida de um(Q) pedir que explique melhor ou para falar mais sobre O examinando receberá o crédito se demonstrar que sabe o nome ou a definição correta de um objeto, apesar de não conseguir pronunciar as palavras adequadamente Consultar os Princípios Gerais de Avaliação

21 Vocabulário – avaliação
Múltiplas respostas para um mesmo item, de qualidade distinta e que mereçam pontuações diferentes: Comentários adicionais: sem influência Resposta absurda complementando uma resposta de 1 ou 2 pontos (significando não entendimento das palavras ou conceito): 0 ponto Várias respostas de qualidade variável: escolher a melhor resposta (desde que não haja nenhuma absurda) Pontuação: 2,1 ou 0

22 Sequência de Números e Letras
Sequenciamento, agilidade mental, atenção, memoria de trabalho, memória auditiva de curto prazo, imagens visuais e espaciais e velocidade de processamento  Inibição; O aplicador lê uma sequência de números e letras e o examinando deve repetir em ordem crescente e as letras em ordem alfabética. Início: 6-7 anos Itens de qualificação, item de exemplo, seguido do item 1. 8-16 anos – item de exemplo, seguida o item 1. Interrupção: se não conseguir responder nenhum dos itens de qualificação ou pontuar 0 em todas as 3 tentativas de um mesmo item.

23 Raciocínio Matricial Avalia a fluidez da inteligência e fornece uma estimativa realista da habilidade intelectual de modo geral  Flexibilidade Cognitiva, abstração e Tomada de Decisão Uma matriz incompleta é apresentada ao examinando, que deve escolher a parte que falta, entre cinco opções de resposta. Início: 6-8 anos – Itens de exemplo A-C, seguindo o item 4 9-11 – Itens de exemplo A-C, seguindo o item 7 12-16 – Itens de exemplo A-C, seguindo o item 11 Sequência inversa Interrupção: quatro erros consecutivos de pontuação 0.

24 Raciocínio Matricial – avaliação
No protocolo de registro, fazer um círculo em volta do número correspondente às respostas do examinando a cada item (as corretas estão em verde) Se o examinando não responder ou disser que não sabe a resposta, fazer um círculo em torno de NR. Atribuir 1 ponto por resposta correta e 0 ponto por resposta incorreta ou omitida.

25 Compreensão Avalia o raciocínio verbal e conceituação, compreensão verbal e expressão, habilidade para avaliar e utilizar experiências anteriores e habilidade para transmitir informações de ordem prática  Julgamento moral; O examinando responde perguntas baseando-se na sua compreensão de princípios gerais e de situações sociais. Início: 6-8 anos – item 1 9-11 – item 3 12-16 – Item 5 Sequência inversa Interrupção: quatro erros consecutivos de pontuação 0.

26 Procurar símbolos Avalia a memoria visual de curto prazo, coordenação visual e motora, flexibilidade cognitiva, discriminação visual e concentração  Inibição. O examinando deve indicar se um dos elementos do grupo de estímulo está presente ou não no grupo de busca, dentro de um intervalo de tempo determinado. Início: 6-7 – Itens de exemplo do Procurar símbolos A, itens de treinamento, seguido dos itens do teste 8-16 – Itens de exemplo de Procurar símbolos B, itens de treinamento, seguido de itens do teste Interrupção: após 120 segundos


Carregar ppt "WISC IV – Orientações gerais de aplicação e análise"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google