A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço."— Transcrição da apresentação:

1

2 MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço

3 MERCADO DE TRABALHO Característica Principal Oferta e Procura Composto pela oferta de oportunidades de trabalho oferecida pelas diversas organizações, a medida que se oferece oportunidade de trabalho, constitui-se parte integrante do M.T.

4 MERCADO DE TRABALHO Dinâmico e sofre contínuas mudanças Regras e restrições Legislação a) Leis mais duras = sociedade mais solidária b) Leis mais brandas = mercado mais livre

5 MERCADO DE TRABALHO Abundância de oportunidades
OFERTA PROCURA Abundância de oportunidades de emprego Escassez de oportunidades de emprego

6 MERCADO DE TRABALHO Situação de Oferta Quando as oportunidades de trabalho são maiores do que a procura delas, as organizações se vêem diante de um recurso escasso e difícil.

7 MERCADO DE TRABALHO Situação de Procura Quando as oportunidades de trabalho são menores do que a procura delas, as organizações se vêem diante de um recurso fácil e abundante: há profusão de pessoas que disputam empregos no mercado.

8 As características estruturais e conjunturais do Mercado de Trabalho influenciam as práticas de Recursos Humanos das empresas.

9 Impacto do M.T. sobre as práticas de R. H.
oferta Investimentos em recrutamento para atrair candidatos procura Baixos investimentos em recrutamento devido à oferta de candidatos

10 Impacto do M.T. sobre as práticas de R. H.
oferta Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos procura Critérios de seleção menos rigorosos para aproveitar a abundância de candidatos

11 Impacto do M.T. sobre as práticas de R. H.
oferta Investimentos em treinamento para compensar a inadequação dos candidatos procura Poucos investimentos em treinamento para aproveitar candidatos já treinados

12 Impacto do M.T. sobre as práticas de R. H.
oferta Ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos procura Ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos

13 Impacto do M.T. sobre as práticas de R. H.
oferta Investimentos em benefícios sociais para atrair candidatos e reter funcionários procura Poucos investimentos em benefícios sociais, pois não há necessidade de mecanismos de fixação do pessoal

14 Impacto do M.T. sobre as práticas de R. H.
oferta Ênfase no recrutamento interno, como meio de fixar os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreira procura Ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação

15 As características do Mercado de Trabalho também influenciam o comportamento das pessoas e, em particular, dos candidatos a emprego.

16 Impacto do M.T. sobre os candidatos
oferta Excesso de vagas e de oportunidades de emprego no mercado de trabalho procura Excassez de vagas e de oportunidades de emprego no mercado de trabalho

17 Impacto do M.T. sobre os candidatos
oferta Os candidatos escolhem e selecionam as organizações que ofereçam melhores oportunidades, salários e benefícios Os candidatos concorrem entre si para conseguir as poucas vagas que surgem, apresentando propostas salariais mais baixas ou candidatando-se a cargos inferiores as suas qualificações procura

18 Impacto do M.T. sobre os candidatos
oferta As pessoas se predispõem a deixar seus empregos atuais para tentar melhores oportunidades em outras organizações, aumentando a rotatividade de pessoal procura As pessoas procuram fixar-se nos atuais empregos, com medo de engrossar as filas de candidatos desempregados

19 Impacto do M.T. sobre os candidatos
oferta Os funcionários sentem-se donos da situação e fazem reivindicações de melhores salários, benefícios e tornam-se mais indisciplinados, faltam e atrasam, aumentando o absenteísmo procura Os funcionários passam a não criar atritos em seus empregos, nem a propiciar possíveis desligamentos: tornam-se mais disciplinados, procuram não faltar e nem atrasar ao serviço

20 Fatores condicionantes do M. T.
Crescimento econômico Escala de emprego Crescimento de emprego Qualidade dos postos de trabalho Maior intensidade = Exigência maior qualidade dos trabalhadores

21 Fatores condicionantes do M. T.
Produtividade Formação e requalificação Inserção no mercado internacional Globalização

22 As tendências: a forte mudança no mercado de trabalho no mundo
Redução do nível de emprego industrial: a) Produção industrial maior e com menos pessoas, através de novas tecnologias e processos b) Oferta de emprego em expansão no setor de serviços c) Migração do emprego industrial para o emprego terciário

23 As tendências: a forte mudança no mercado de trabalho no mundo
2. Gradativa sofisticação do emprego: a) Trabalho industrial cada vez mais mental e cada vez menos braçal b) Aporte da tecnologia da informação na indústria c) Maior automatização e robotização dos processos industriais

24 As tendências: a forte mudança no mercado de trabalho no mundo
3. Conhecimento como o recurso mais importante: a) Capital financeiro é importante, mas ainda mais importante é o conhecimento de como aplicá-lo e rentabilizá-lo b) Conhecimento é novidade, é inovação, é criatividade, é amola mestra da mudança

25 As tendências: a forte mudança no mercado de trabalho no mundo
4. Tendência a globalização: a) Globalização da economia e criação de uma aldeia global b) Globalização do mercado de trabalho, cada vez mais mundial e cada vez menos local

26 O novo perfil do emprego – GLOBAL
Mercado de trabalho está se deslocando rapidamente do setor industrial para a economia de serviços Quem faz o emprego do trabalhador não é produtor, mas o consumidor, que é o próprio trabalhador

27 O novo perfil do emprego - GLOBAL
A modernização, está inventando empregos novos com a mesma velocidade com que elimina empregos antigos Os empregos que surgem são melhores e com salários maiores que os empregos que somem

28 O novo perfil do emprego - GLOBAL
A produção e uso de computadores, equipamentos, programas e processos de automação abriram cerca de 12 milhões de novos empregos

29 O novo perfil do emprego - BRASIL
A modernização enobrece o trabalho humano, melhora a qualidade de produtos e serviços, reduz o custo relativo da produção e amplia o mercado, a produção e o emprego A legislação trabalhista constitui o elemento rígido que impede a flexibilidade do emprego

30 O novo perfil do emprego - BRASIL
A ocupação informal chega a atingir 57% da força nacional de trabalho Os jovens devem buscar o futuro na educação que se torna cada vez mais importante que um simples treinamento

31 O novo perfil do emprego - BRASIL
O novo trabalhador deve ser polivalente O futuro do emprego em nosso país passará pela melhoria da educação geral, formação profissional básica e flexibilização da legislação trabalhista


Carregar ppt "MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google