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Seminário Projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras CUSTO DA PERDA DE CARGA QUÍMICA Marcelo Teixeira da.

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1 Seminário Projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras CUSTO DA PERDA DE CARGA QUÍMICA Marcelo Teixeira da Silveira Tel. 3315-5032 / 9675-0391 marcelo.silveira@corecondf.org.br

2 Para o projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras, consideramos Produto Químico aquele que: pode ser inofensivo ou que; é ameaçador ou que; representa risco à saúde das pessoas e dos animais, a segurança pública e ao meio ambiente. A perda da carga química no transporte rodoviário aumenta cada vez mais. Introdução

3 Milhares de produtos químicos são produzidos, armazenados, transportados e usados anualmente. Um acidente no transporte de produto químico ocorre todas as vezes que se perde o controle sobre o risco, resultando em perda de carga, causando danos humanos, materiais e ambientais. A perda da carga química varia em função das condições das rodovias, do tipo de produto, da quantidade e das características dos mesmos. A partir da elaboração de um banco de dados com acidentes envolvendo a perda de carga produtos químicos no Estado de São Paulo, e que foram atendidos pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) entre o período de julho de 2004 a julho de 2005, contamos com 244 observações e as seguintes estatísticas.

4 Custo Total e Participação da Perda de Carga Química por Ano Taxa de câmbio - média do período (07/04 a 07/05 – R$ 2,66) R$ 3.024.308,56 R$ 2.692.720,86

5 Distribuição dos Custos Totais da Perda de Carga Química por Rodovia R$ 3.418.783,59 R$ 748.930,85R$ 634.590,27 R$ 914.724,71 Fonte: CETESB

6 Custo Médio e Total da Perda de Carga Química por Produto Químico Vazado Taxa de câmbio - média do período (07/04 a 07/05 – R$ 2,66)

7 (1)População Estimada em 01/07/2005 – IBGE Cidades (2)Custo Total do Acidente por Região de Ocorrência (3)Custo Indireto que Incide sobre a População Agrupada por 1.000 Habitantes Impacto do Custo Total da Perda de Carga Química sobre a População Residente (2) R$ 1.101.099,87 (2) R$ 515.676,05(2) R$ 468.796,41 (2) R$ 3.631.457,09 (3) R$ 358,83 (3) R$ 39.298,78(3) R$ 3.933,86 (3) R$ 786,41 (1) Pop.: 7.269.804 (1) Pop.: 15.932.402 (1) Pop.: 145.476(1) Pop.: 1.453.286 Elaboração: DIRUR/IPEA

8 Custo Médio da Perda de Carga Química por Rodovia Elaboração: DIRUR/IPEA

9 Custo Médio da Perda de Carga Química por Rodovia Elaboração: DIRUR/IPEA

10 Custo Médio da Perda de Carga Química por Rodovia Elaboração: DIRUR/IPEA

11 Custo Médio da Perda de Carga Química por Rodovia Elaboração: DIRUR/IPEA

12 Custo Total da Perda de Carga Química por Causa Declarada R$ 2.178.188,21 R$ 1.663.655,56 R$ 846.120,35 R$ 423.060,18 R$ 303.002,56 R$ 188.661,97 R$ 91.472,47 R$ 22.868,12

13 Custo Médio da Perda de Carga Química por Causa Declarada na Região Metropolitana Elaboração: DIRUR/IPEA

14 Custo Médio da Perda de Carga Química por Causa Declarada na Região de Registro Elaboração: DIRUR/IPEA

15 Custo Médio da Perda de Carga Química por Causa Declarada na Região de Campinas Elaboração: DIRUR/IPEA

16 Custo Médio da Perda de Carga Química por Causa Declarada nas Outras Regiões do Estado de SP Elaboração: DIRUR/IPEA

17 Custo Total da Perda de Carga Química por Classe do Produto Químico Vazado R$ 2.858.514,71 R$ 1.147.979,51 R$ 679.754,80 R$ 351.597,31 R$ 234.398,21 R$ 164.078,74 R$ 117.199,10 R$ 93.759,28 R$ 70.319,46

18 Custo Médio da Perda de Carga Química por Classe do Produto Químico Vazado na Região Metropolitana Elaboração: DIRUR/IPEA

19 Custo Médio da Perda de Carga Química por Classe do Produto Químico Vazado na Região de Registro Elaboração: DIRUR/IPEA

20 Custo Médio da Perda de Carga Química por Classe do Produto Químico Vazado na Região de Campinas Elaboração: DIRUR/IPEA

21 Custo Médio da Perda de Carga Química por Classe do Produto Químico Vazado em Outras Regiões do Estado de SP Elaboração: DIRUR/IPEA

22 Houve ou Não Dano ao Meio Ambiente? R$ 4.242.035,83 R$ 1.474.993,59

23 Custo de Reposição de Área Degradada - 2004 Amostra de Acidente Envolvendo Dano Ambiental o Análises laboratoriaisR$ 570,00 o Trabalhos de terra planagemR$ 4.500,00 o Disposição de resíduos líquidos (Trans. e Armaz.)R$ 1.800,00 o Disposição de resíduos sólidosR$ 4.400,00 o Inspeções periódicasR$ 1.200,00 o Mão-de-obra braçal (inclui transporte + refeições)R$ 1.500,00 o Materiais absorventes (barreiras, mantas, etc.)R$ 26.000,00 o Repovoamento de alevinos (1.000 lambarís) + replantioR$ 500,00 o Serviço de autovácuo – 70 horasR$ 4.100,00 o Empresa de atendimento (mão-de-obra)R$ 11.300,00 o Multa do órgão ambiental (5001 UFESP)R$ 66.513,30 o Reparo dos veículos (valor aproximado)R$ 85.000,00 o Prejuízo com a perda de carga (valor aproximado)R$ 38.000,00 o TotalR$ 245.383,30 Fonte: CETESB

24 Custo de Reposição de Área Degradada - 2005 Amostra de Acidente Envolvendo Dano Ambiental Recuperação do local atingidoR$ 12.758,00 Limpeza do localR$ 85.379,70 Transporte de Resíduos (próprios + terceiros)R$ 47.307,48 Atendimento emergencialR$ 728.754,79 Descarte de resíduosR$ 78.179,80 Perda de mercadoria transportadaR$ 22.882,99 Danos patrimoniais + lucros cessantesR$ 84.058,00 MultasR$ 69.650,00 TotalR$ 1.128.970,76 Fonte: CETESB


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