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APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os clássicos da literatura brasileira foram lidos, discutidos e analisados por gerações de estudantes. Mas isso não significa.

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2 APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os clássicos da literatura brasileira foram lidos, discutidos e analisados por gerações de estudantes. Mas isso não significa que o aprendizado não possa ser uma experiência divertida e motivadora para os alunos de hoje com uso de tecnologias interativas. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre literatura a partir de uma caça ao tesouro. A resolução de enigmas levam a informações sobre livros e autores, por meio de pesquisas na Internet e outros materiais. Porém, a busca pelos fatos é apenas metade do divertimento. Quando a caça terminar, os estudantes vão publicar suas respostas na produção de um filminho para a classe. Na atividade Caça ao tesouro literário, a situação é a seguinte: você apresenta aos alunos o jogo, eles são agrupados por desafio e subdividem em equipes para responder os enigmas. Depois eles editam o material e montam um vídeo. No final, teremos a contextualização das informações assimiladas e todos os alunos que encontraram os tesouros, ou seja, o conhecimento são premiados. Vamos lá! O desafio já começou! Público-alvo: A partir do 1º ano do ensino médio Disciplina: Língua Portuguesa Tema transversal: Conhecimentos gerais e Educação Artística Softwares necessários: Internet Explorer e Movie Maker Tempo previsto: 5 aulas ! A atividade aqui desenvolvida foi criada por educadores norte-americanos e está publicada no site internacional da Microsoft. Está adaptada à realidade brasileira e detalhada em um plano de aula completo. This Virtual Classroom Tour template has been provided so you can develop your own Virtual Classroom Tours. Use the template to record a special learning project that you have found particularly successful in your classroom. Then share the project with other teachers in your school, district or beyond. Here’s how: Follow the prompts on each slide and in the embedded Word documents, in this PowerPoint document, to insert your project information. When you have finished inputting all of the project information that is requested, delete the prompts. Select each one and press the Delete key. Note: To enter the title of your Virtual Classroom Tour you must select View, Master, Slide Master, and enter it on the slide master. Then click Close Slide Master. This will cause the title to appear on each of the slides. From the File menu choose Save As… and save the document as a PowerPoint Show. (Use the File type: drop-down list to choose PowerPoint Show). You can then distribute the Virtual Classroom Tour. Confira a atividade Literary Scavenger Hunt

3 ROTEIRO DA ATIVIDADE Nesta atividade, os alunos terão dois desafios para encontrar o tesouro. O primeiro deles se inicia em casa, com a pesquisa em diferentes fontes sobre o tema determinado. Na segunda parte da atividade, os alunos vão receber os enigmas. E a partir de pesquisas na Internet e nos materiais coletados, o grupo encontrará o tesouro. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! ! ÍNDICE NA SALA DE AULA (1 AULA) Etapa 1 – Introdução ao Tema Etapa 2 – Preenchimento da folha de atividade NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Preparação do jogo Etapa 2 – Resolução dos Enigmas Etapa 3 – Construção do vídeo Etapa 4 – Conclusão da atividade créditos Leia e imprima o Plano de aula, na qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. On this slide, embed the student handouts and the resources created for this project. Some examples are a student project overview, Internet and other resources, directions for art projects, or instructions to students for peer editing of projects. To embed the resources, follow these steps: Have the resource document available. From the Insert menu choose Object. Select Create from File… and click Browse…. Find the file you want to include and click OK. Select Display as icon and click Change Icon… and add a suitable caption. Click OK to add the caption and click OK to embed the file. Position the document icon at the bottom of the slide. You can go to View, Grid and Guides, and click Display Grid on Screen for a grid on which to line up your icons. Plano de aula

4 NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA
DICA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Inicie a aula perguntando aos alunos: “Tenho olhos de ressaca, de cigana dissimulada – quem sou?” (Capitú) Explique a atividade: Caça ao Tesouro Literário – como será composta cada etapa: formação de grupos, entrega dos enigmas, busca pela solução e criação de um vídeo com a solução. Você deverá definir qual será o período abordado ou se os alunos podem sugerir temas que desejam pesquisar. É interessante que cada grupo receba uma escola literária como Romantismo, Realismo, Modernismo e dentro disso você aponta para uma particularidade, por meio do enigma. Antes de distribuir os temas, peças aos alunos que elejam de 6 a 8 líderes e então defina qual escola será a pesquisa. A partir disso, os líderes devem escolher quem compõe o grupo: os alunos são escolhidos um a um. Por fim, oriente-os para realização da pesquisa. Vale trazer de casa: artigos, revistas, livros, páginas da Internet impressas.. Enfim, tudo o que encontrarem sobre o assunto. Reforce que todos os grupos que descobrirem o enigma serão vencedores e um grupo em especial ganhará o grande prêmio. Motive os alunos, mostre entusiasmo ao explicar a atividade. Certamente a atividade terá um resultado mais rico. Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications.

5 ! NA SALA DE AULA ETAPA 2 – PREENCHIMENTO DA FOLHA DE ATIVIDADE
Entregue para cada grupo a folha de atividade (antes da aula, tire cópias no laboratório de informática, o arquivo Ficha de atividade já está pronto, basta ser impresso). Oriente-os para o preenchimento: grupo, integrantes, tema de pesquisa e quem será responsável por cada tarefa. A resposta do enigma deverá ser escrita apenas no final da atividade no laboratório de informática, peça que guardem a folha. É também neste momento que os alunos definem juntos ao líder: quem serão os responsáveis para responder o enigma da Internet, os que cuidarão do enigma do material impresso e quem serão os editores (que vão avaliar, selecionar as informações e imagens coletadas que formam a solução final). É importante que os alunos trabalhem em pares. O ideal é: 1 líder, 2 alunos para pesquisa na internet, 2 alunos para coletarem o material impresso e 2 alunos pra editarem. ! Ficha de atividade

6 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
DICA ETAPA 1 – PREPARAÇÃO DO JOGO Antes da aula, prepare os enigmas imprima-os e coloque em envelopes. Você deve preparar 3 perguntas para cada grupo: uma para pesquisa no material que eles trouxeram de casa e as outras para busca na Internet. Perguntas claras e com respostas breves são o melhor para esta atividade. Estas devem fazer referência a assuntos já vistos em aula e também apresentar novos conteúdos. As perguntas devem ter níveis de dificuldade diferentes: fácil, mediana e o grande desafio. Como por exemplo: - Um dos poemas mais famosos da literatura brasileira fala do exílio, no entanto que terra é a que se fala cujo nome não aparece? (R. Canção do exílio – Gonçalves Dias ) Certifique-se de que as respostas são encontradas nas fontes disponíveis na Internet também. Faça uma busca testando as possíveis resposta que os alunos dariam e então analise o conteúdo encontrado. Lembre-se ele terão apenas uma aula para pesquisar e ao mesmo tempo editar o conteúdo. Você pode incrementar a atividade e deixa-la ainda mais real ao usar um tesouro de verdade, como as moedas de chocolate. A cada enigma respondido, os alunos recebem uma parte do tesouro. Como por exemplo: Enigma fácil = 1 moeda Enigma mediano = 2 moedas Enigma desafio = saquinho com 7 moedas Crie suas regras!!

7 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
DICA ETAPA 2 – RESOLUÇÃO DOS ENIGMAS Inicie a aula com o jogo. Lembre-os que o tempo total é de uma aula: 15 min pra reunirem o material e entrega do primeiro enigma ao líder; Neste momento o grupo já se subdivide. Embaixo do teclado, a equipe de pesquisa vai encontrar um envelope com o segundo e terceiro enigma. Eles terão 20 min aproximadamente para pesquisar; Você deverá ajudá-los a usar o Internet Explorer. Leia e imprima o arquivo Passo a passo pesquisa. Conforme os enigmas vão sendo desvendados, o conteúdo é entregue aos editores que vão digitar, scannear, reescrever, escolher imagens e salvar tudo isso na pasta do grupo. O líder terá o papel de orientar e ajudar a todos durante o processo. Ele também é o responsável por alertar se falta alguma informação ou se o tempo está acabando, por exemplo. É muito importante que você acompanhe como está sendo dividido o trabalho entre os integrantes do grupo. Todos devem ter resposabilidades e participar. Se necessário chame atenção do líder. Passo a passo pesquia

8 Passo a passo Movie Maker
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DICA Apesar de os alunos terem um tempo maior para esta parte da atividade, o clima de desafio não pode deixar de existir. Pois as possibilidades de criação são ilimitadas. Peça para ver o resultado final, caso ache fraco, mostre possibilidades para deixar mais atraente. ETAPA 3 – CONSTRUÇÃO DO VÍDEO Vamos usar o Microsoft Windows Movie Maker para transformar todo o material coletado e editado em um grande filme. É importante que você separe pelo menos duas aulas para esta parte da atividade. Uma vez que todos os integrantes do grupo vão ler o material editado para depois começar a planejar e executar a tarefa. A qualidade dos filmes criados depende muito da consistência do material coletado inicialmente. Caso falte conteúdo ou queiram complementar o material, o grupo pode se subdividir novamente e em quanto a maioria produz o vídeo, um ou dois integrantes voltam a pesquisa. Mas lembre-os que esse regresso custará uma parte do tesouro por cada item procurado. Veja como criar um filme no arquivo Passo a passo Movie Maker Passo a passo Movie Maker

9 ! NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 4 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE
DICA ETAPA 4 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Com as atividades prontas, reserve uma aula para exibir e debater cada um dos trabalhos. Procure o auxilio de um técnico da escola. Instale o equipamento escolhido para projeção em um dos computadores. É importante que este computador contenha todas as atividades gravadas ou que esteja conectado a rede. Peça para que um dos grupos inicie a apresentação do filme. Eles devem ler os enigmas e dizer a solução à classe. Em seguida todos assistem ao filme e no final é feita uma conclusão sobre o trabalho. Os outros grupos também participam comentando as impressões que tiveram e avaliando o conteúdo. Eles devem atribuir uma quantidade de tesouro ao trabalho que vai de 1 a 10 moedas. Anote na lousa o resultado alcançado por cada grupo. Ao final, o tesouro, como por exemplo as moedas de chocolate, será todas entregues para o grupo que a classe escolher, o que desenvolveu o filme mais interessante e fez a melhor pesquisa. Entregue um certificado dizendo – Parabéns! Você é um caçador e tanto! – à todos os alunos, afinal todos eles são vencedores! ! Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade.

10 CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Manetti Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos  Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Vivian Ragazzi Editora de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Idéia Original CORP Confira a atividade “ em: <


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