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Visão Global do Projecto
Áreas Curriculares Tecnologias de Informação e Comunicação Nível de Escolaridade 9º Ano Planificar a viagem de finalistas (real ou virtual); Partilhar ideias e desenvolver o projecto recorrendo a ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona; Utilizar o correio electrónico; Utilizar um grupo de discussão e a comunicação electrónica em tempo real; Objectivos Descrição Os alunos vão planificar uma viagem de finalistas de final de ciclo. Para realizarem o projecto vão utilizar a Internet para fazer pesquisas e para comunicar entre si e com outros. Para isso, vão criar um endereço de correio electrónico para participar num grupo de discussão da turma e num chat. Internet, Correio Electrónico; Chat; Software Palavras-chave O Template: Fornecemos-lhe este exemplo de VCT para o ajudar a criar os seus próprios VCT. Use o modelo para registar um projecto de aprendizagem desenvolvido nas suas aulas e que, na sua opinião, foi especialmente bem sucedido. Depois, partilhe esse mesmo projecto com outros professores da sua escola, da sua área ou até de outros países. Como fazer: Siga as indicações constantes nos diapositivos e nas respectivas Notas para inserir a informação acerca do seu projecto. Pode também seguir as orientações dos documentos Word embebidos neste PowerPoint. Quando terminar de introduzir toda a informação pertinente que lhe é pedida apague as orientações. Nos diapositivos pode digitar a informação sobre as orientações que são dadas ou então seleccioná-las uma de cada vez e carregar na tecla Delete. Nos documentos Word, digite a informação debaixo de cada caixa amarela. Quando terminar, seleccione a caixa ou clique em cima da mesma com o botão do lado direito do rato e apague-a carregando na tecla Delete. Nota: Para inserir o título do seu VCT, precisa de aceder ao menu Ver > Modelos Globais. Introduza o título no diapositivo principal e depois escolha Fechar Vista de Modelos Globais. Isto fará o título aparecer em todos os diapositivos. Como guardar: Para guardar o seu VCT de modo a que possa vir a ser alterado, aceda ao menu Ficheiro, escolha Guardar como… e guarde o seu documento como Apresentações (*ppt). Lembre-se que deve atribuir-lhe um nome que identifique o projecto. Para partilhar o seu VCT, o melhor será guardá-lo, também, com o tipo Apresentação do PowerPoint (*pps) , escolhendo esta opção na lista pendente em Tipo de ficheiro. na caixa de diálogo Guardar como. O seu VCT ficará, assim, pronto para ser distribuído em versão “só de leitura”. Internet, Correio electrónico, Grupos de discussão, pesquisa, segurança, Autores Microsoft Portugal Documentos
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Planificação O documento disponibilizado abaixo contém a planificação do projecto, explicando as actividades e propondo sugestões de realização das mesmas. Num momento prévio, professores e alunos decidem o local para onde pretendem viajar no final do ano (podem deixar duas ou três opções em aberto para decidir mais tarde); Depois, seguem-se actividades em que os alunos aprendem a explorar e a manusear ferramentas de comunicação em segurança ao mesmo tempo que preparam a viagem. Em termos gerais, o projecto consiste em sete actividades, a saber: Abordar a utilização da Internet e de outras ferramentas de comunicação e encetar a discussão de critérios éticos e de segurança associados ao uso destas ferramentas; Pesquisar na Internet. Abrir uma conta de correio electrónico e explorar as suas potencialidades; Pesquisar sítios úteis à consecução do projecto utilizando os comandos do programa de navegação e hiperligações. Criar, editar e organizar uma lista de favoritos; etc.; Abra os documentos Word, que se encontram na parte inferior de cada diapositivo, fazendo duplo clique nos ícones. Siga as orientações (que se encontra encontram nas caixas amarelas) para inserir informação sobre o seu projecto de aprendizagem. Uma vez que cada documento Word está embebido no diapositivo, quando concluir o seu documento Word, basta fechá-lo para regressar ao diapositivo do PowerPoint. O seu trabalho será automaticamente guardado. Documentos
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Planificação (cont.) Escrever uma proposta de viagem ilustrada com imagens. Fazer o download de um programa de captura e edição de som. Gravar a proposta em ficheiro de som e enviar por correio electrónico aos colegas; Ouvir o ficheiro enviado. Utilizar o Chat para discussão das diferentes propostas. Enviar ficheiros e mensagens em tempo real; Explorar funcionalidades de utilitários antivírus e reconhecer as suas potencialidades na prevenção de riscos ao nível da comunicação síncrona. Explorar a vídeo conferência, o Messenger e o IRC; Utilizar uma destas ferramentas para comunicar aos professores o andamento dos trabalhos; Apresentar as propostas de trabalho dos diferentes grupos à turma, professores e Encarregados de Educação recorrendo ao projector de vídeo; Auto e hetero-avaliação do projecto; Abra os documentos Word, que se encontram na parte inferior de cada diapositivo, fazendo duplo clique nos ícones. Siga as orientações (que se encontra encontram nas caixas amarelas) para inserir informação sobre o seu projecto de aprendizagem. Uma vez que cada documento Word está embebido no diapositivo, quando concluir o seu documento Word, basta fechá-lo para regressar ao diapositivo do PowerPoint. O seu trabalho será automaticamente guardado. Documentos
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Recursos de Ensino Os documentos disponibilizados em baixo são os que surgem referidos na planificação do projecto, servindo de base às actividades propostas. Os recursos apresentados incluem materiais para os alunos e para os professores, nomeadamente: Apresentação em PowerPoint sobre a evolução da Internet (1ª actividade); Checklist de análise de sítios Web em termos de segurança; Grelha-síntese das etapas do Trabalho de Projecto; Grelha de planificação do trabalho da turma; Documento orientador da organização dos Trabalhos de Grupo; Checklist – documento que permite a professores e alunos o controlo das diferentes etapas do projecto; Neste diapositivo insira os recursos que criou para este projecto, incluindo os que são para entregar aos alunos. Como exemplos podemos referir: um documento com uma visão global sobre o projecto, uma lista com recursos da Internet e outros, orientações para projectos de Artes ou ainda instruções para os alunos sobre como trabalhar a pares no desenvolvimento de um projecto. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto dos Recursos de Ensino, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos
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Recursos de Ensino (cont.)
Documentos de avaliação de sítios visitados (dois formatos); Documentos de registo de sítios visitados; Documento orientador da organização da pesquisa. Neste diapositivo insira os recursos que criou para este projecto, incluindo os que são para entregar aos alunos. Como exemplos podemos referir: um documento com uma visão global sobre o projecto, uma lista com recursos da Internet e outros, orientações para projectos de Artes ou ainda instruções para os alunos sobre como trabalhar a pares no desenvolvimento de um projecto. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto dos Recursos de Ensino, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos
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Avaliação A avaliação deste projecto será feita através da observação ao longo das actividades e da apresentação final. Será também essencial o momento de auto-avaliação e de hetero-avaliação dos trabalhos dos grupos por parte dos alunos. Neste sentido, sugerimos alguns documentos que podem ser úteis à avaliação: Grelha de Observação (dois modelos) – Documentos que pretendem servir de base para o registo de informações sobre o desempenho dos alunos; Ficha de apoio à apresentação – Documento que orienta os alunos na preparação de uma apresentação de um trabalho em formato electrónico (se essa for a opção tomada); Ficha de apoio à apresentação oral – Documento que apoia os alunos no que respeita aos aspectos a ter em conta aquando da apresentação oral do trabalho; Adicione neste diapositivo os materiais de avaliação que desenvolveu para o projecto. Utilize um documento Word para incluir informações sobre os critérios. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto Avaliação, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos
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Microsoft Portugal Informações sobre professor / Escola
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