A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descobrindo a África e sua Cultura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descobrindo a África e sua Cultura"— Transcrição da apresentação:

1 Descobrindo a África e sua Cultura
Olá, chamo-me Cindy Brewer e sou professora da quarta série do 1o Grau na Escola Elementar de Dower do Distrito Escolar de Clover Park em Lakewood, Estado de Washington, EUA. Nossa escola serve a 288 estudantes do jardim de infantes até a 4a Série. Estou feliz em ter a oportunidade de lhes falar sobre uma atividade que desenvolvi para todo o ano escolar, e que ensina meus alunos sobre a África e sua cultura. Através desta unidade de ensino, os estudantes usam tecnologia para preparar uma apresentação multimídia que demonstra as habilidades adquiridas em processamento de textos, uso do scanner, e a inserção de gráficos computadorizados. Também aprendem a usar enciclopédias eletrônicas, livros, revistas e a Internet para otimizar sua experiência educativa. Cindy Brewer Escola Elementar de Dower Lakewood, Washington

2 Resumo Use as seis regras de redação para escrever cartas a amigos por correspondência Africanos Pesquise sobre animais Africanos para uma apresentação em Microsoft PowerPoint Escreva um relatório sobre um país Africano com dados sobre o geográficos, recursos, habitantes e Governo Use a Internet para obter informação acerca do clima de uma cidade Africana (Veja Weather Data Gathering) Crie um gráfico usando o Microsoft Excel Esta atividade anual ajuda os estudantes a aprenderem sobre a África e sua cultura. Durante todo o ano, trabalhamos nas seguintes atividades: Escrevemos a Amigos por Correspondência Africanos: Usamos seis das Regras de Redação para compartilharmos nossa cultura e fazer perguntas a nossos correspondentes sobre a cultura deles. Escrevemos Relatórios sobre Animais: Os estudantes pesquisam sobre um animal Africano de sua escolha e desenvolvem uma apresentação em PowerPoint que inclui informação sobre a região ou país onde mora, seu habitat, tamanho, hábitos alimentares, prole e ciclo vital. Também pesquisamos se estão em perigo de extinção ou não e quaisquer características ou fatos interessantes sobre o mesmo. Escrevemos Relatórios sobre os Países: Os estudantes escrevem um relatório sobre determinado país que inclui informação sobre a região (geografia, clima, tamanho, população, vegetação, vida selvagem e lugares turísticos, seus recursos (importações, exportações, economia e recursos naturais), seu povo (comidas e trajes típicos, costumes, e um personagem famoso), tipo de governo (líderes, capital, religião, hino nacional, bandeira e escudo pátrios) e transporte, comparando-o com os Estados Unidos. Reunimos Dados sobre o Clima: Os estudantes usam a Internet para colher informação sobre o clima de uma cidade na África. Passam esses dados para uma planilha Excel e criam um gráfico. Usarão esses gráficos para aprender sobre o clima da África, ao mesmo tempo em que praticam seus conhecimentos de matemática: habilidade para ler um gráfico, fazer e responder perguntas sobre o gráfico, e entender como encontrar a distância, porcentagem e a média.

3 Resumo, cont. Leia sobre o folclore do povo Ashanti da África e estude o personagem Anansi Faça um trabalho de arte Africano Faça um Safári na Microsoft Encarta (Veja “Encarta African Safari”) Produza um projeto final sobre a África denominado “O ABC da África” Estudo Literário sobre a Aranha Anansi: Em grupo, lemos o folclore do povo Ashanti da África e estudamos o personagem Anansi. Arte Africana: Os estudantes aprendem a fazer o desenho têxtil Adire Elko da Nigéria, tecelagem em papel do povo Kente, tecidos com desenhos do povo Adinkra de Gana, e colares de contas Egípcios. Safári Africano da Encarta: Os alunos aprendem sobre a África e como usar a Encarta da Microsoft para fazer um safári virtual. Para encontrar as respostas às perguntas, eles usam a Encarta. (Ver “Safári Africano da Encarta.”) O ABC da África: No projeto final, os estudantes criam um projeto denominado “O ABC da África”. A cada aluno é designada uma letra. Por exemplo, A de Apartheid. Eles escrevem um resumo de porque essa letra é importante. Desenham ou encontram figuras sobre o assunto. Também fazem uma lista de outras palavras que começam com essa letra que foram importantes para a África.

4 Objetivos/Resultados da Lição
Os estudantes aprenderão a: Pesquisar informação Se comunicar de forma escrita usando o Microsoft Word Organizar dados Identificar, comparar e fazer um contraste sobre diferentes culturas Resumir sua aprendizagem, apresentando aquilo que aprenderam Ouvir atentamente e reagir adequadamente às apresentações de seus colegas de turma Compreender como listar e analisar dados matemáticos em forma numérica e gráficos Estudo Literário sobre a Aranha Anansi: Em grupo, lemos o folclore do povo Ashanti da África e estudamos o personagem Anansi. Arte Africana: Os estudantes aprendem a fazer o desenho têxtil Adire Elko da Nigéria, tecelagem em papel do povo Kente, tecidos com desenhos do povo Adinkra de Gana, e colares de contas Egípcios. Safári Africano da Encarta: Os alunos aprendem sobre a África e como usar a Encarta da Microsoft para fazer um safári virtual. Para encontrar as respostas às perguntas, eles usam a Encarta. (Ver “Safári Africano da Encarta.”) O ABC da África: No projeto final, os estudantes criam um projeto denominado “O ABC da África”. A cada aluno é designada uma letra. Por exemplo, A de Apartheid. Eles escrevem um resumo de porque essa letra é importante. Desenham ou encontram figuras sobre o assunto. Também fazem uma lista de outras palavras que começam com essa letra que foram importantes para a África.

5 Conteúdo Programático
Redação O estudante: Escreve clara e eficazmente Escreve numa variedade de formas Entende e usa os passos do processo de redação Analisa e avalia a efetividade do trabalho escrito Estudo Literário sobre a Aranha Anansi: Em grupo, lemos o folclore do povo Ashanti da África e estudamos o personagem Anansi. Arte Africana: Os estudantes aprendem a fazer o desenho têxtil Adire Elko da Nigéria, tecelagem em papel do povo Kente, tecidos com desenhos do povo Adinkra de Gana, e colares de contas Egípcios. Safári Africano da Encarta: Os alunos aprendem sobre a África e como usar a Encarta da Microsoft para fazer um safári virtual. Para encontrar as respostas às perguntas, eles usam a Encarta. (Ver “Safári Africano da Encarta.”) O ABC da África: No projeto final, os estudantes criam um projeto denominado “O ABC da África”. A cada aluno é designada uma letra. Por exemplo, A de Apartheid. Eles escrevem um resumo de porque essa letra é importante. Desenham ou encontram figuras sobre o assunto. Também fazem uma lista de outras palavras que começam com essa letra que foram importantes para a África.

6 Conteúdo Programático, cont.
Comunicação O estudante: Usa habilidades de escuta e observação Comunica idéias clara e eficazmente Usa estratégias de comunicação Analisa e avalia a efetividade da comunicação formal e informal Estudo Literário sobre a Aranha Anansi: Em grupo, lemos o folclore do povo Ashanti da África e estudamos o personagem Anansi. Arte Africana: Os estudantes aprendem a fazer o desenho têxtil Adire Elko da Nigéria, tecelagem em papel do povo Kente, tecidos com desenhos do povo Adinkra de Gana, e colares de contas Egípcios. Safári Africano da Encarta: Os alunos aprendem sobre a África e como usar a Encarta da Microsoft para fazer um safári virtual. Para encontrar as respostas às perguntas, eles usam a Encarta. (Ver “Safári Africano da Encarta.”) O ABC da África: No projeto final, os estudantes criam um projeto denominado “O ABC da África”. A cada aluno é designada uma letra. Por exemplo, A de Apartheid. Eles escrevem um resumo de porque essa letra é importante. Desenham ou encontram figuras sobre o assunto. Também fazem uma lista de outras palavras que começam com essa letra que foram importantes para a África.

7 Conteúdo Programático, cont.
Estudos Sociais O estudante: Observa e analisa a interação entre os povos, o meio ambiente e a cultura Utiliza mapas, gráficos e outras ferramentas geográficas Examina a influência de determinada cultura no seu país e no mundo Estudo Literário sobre a Aranha Anansi: Em grupo, lemos o folclore do povo Ashanti da África e estudamos o personagem Anansi. Arte Africana: Os estudantes aprendem a fazer o desenho têxtil Adire Elko da Nigéria, tecelagem em papel do povo Kente, tecidos com desenhos do povo Adinkra de Gana, e colares de contas Egípcios. Safári Africano da Encarta: Os alunos aprendem sobre a África e como usar a Encarta da Microsoft para fazer um safári virtual. Para encontrar as respostas às perguntas, eles usam a Encarta. (Ver “Safári Africano da Encarta.”) O ABC da África: No projeto final, os estudantes criam um projeto denominado “O ABC da África”. A cada aluno é designada uma letra. Por exemplo, A de Apartheid. Eles escrevem um resumo de porque essa letra é importante. Desenham ou encontram figuras sobre o assunto. Também fazem uma lista de outras palavras que começam com essa letra que foram importantes para a África.

8 Conteúdo Programático, cont.
Matemáticas O estudante: Aplica conceitos matemáticos Usa a matemática para resolver problemas Usa raciocínio matemático Se comunica tanto na linguagem coloquial como na matemática Compreende como as os fundamentos da Matemática se relacionam com outras matérias e à vida real Estudo Literário sobre a Aranha Anansi: Em grupo, lemos o folclore do povo Ashanti da África e estudamos o personagem Anansi. Arte Africana: Os estudantes aprendem a fazer o desenho têxtil Adire Elko da Nigéria, tecelagem em papel do povo Kente, tecidos com desenhos do povo Adinkra de Gana, e colares de contas Egípcios. Safári Africano da Encarta: Os alunos aprendem sobre a África e como usar a Encarta da Microsoft para fazer um safári virtual. Para encontrar as respostas às perguntas, eles usam a Encarta. (Ver “Safári Africano da Encarta.”) O ABC da África: No projeto final, os estudantes criam um projeto denominado “O ABC da África”. A cada aluno é designada uma letra. Por exemplo, A de Apartheid. Eles escrevem um resumo de porque essa letra é importante. Desenham ou encontram figuras sobre o assunto. Também fazem uma lista de outras palavras que começam com essa letra que foram importantes para a África.

9 Pré-Requisitos Habilidades de escuta e observação
Habilidades de escrita e comunicação Conhecimentos básicos de computação Saber digitar bem Alguns dos pré-requisitos que eu acho são importantes que os estudantes possuam são: Habilidades básicas de escuta e observação Habilidades de redação e comunicação Conhecimentos básicos de computação Prática em digitação

10 Material Necessário/Tempo
Tecnologia Computador(es) Scanner Impressora Câmera digital Conexão com a Internet Software de Multimídia Navegador para Internet Enciclopédia em CD-ROM O software utilizado neste projeto inclui o Microsoft Word, Excel, e o programa gráfico para apresentações do PowerPoint. Também usamos a Enciclopédia Encarta da e o Microsoft Internet Explorer para pesquisar a Internet.

11 Livros: Anansi and the Moss-Covered Rock (Anansi e a Rocha Coberta de Musgo), Recontado por Eric A. Kimmel How Stories Came into the World (Como Nasceram as Histórias) Por Joanna Troughton Anansi Goes Fishing (Anansi vai Pescar) Recontada por Eric A. Kimmel Anansi Finds a Fool (Anansi encontra um Trouxa) Por Verna Aardema The Adventures of Spider: West African Folktales (As Aventuras de uma Aranha: Contos Folclóricos da África Ocidental) Recontados por Joyce Cooper Aarkhurst Os livros usados neste projeto estão listados neste slide.

12 Procedimentos Para cada um dos Tópicos mensais desta unidade que dura um ano, os estudantes: Discutirão o tópico mensal. Escreverão rascunhos de cartas a amigos por correspondência Africanos, farão sua revisão e depois as colocarão no correio. Compartilharão informações recebidas dos amigos. Prepararão uma apresentação em PowerPoint sobre o tópico mensal. Usarão o scanner para obter imagens fotográficas que ajudem a aportar dados sobre o Tópico (opcional). A cada mês, durante o ano que dura este projeto de intercâmbio de correspondência com amigos estrangeiros, nós começamos conversando sobre o tópico mensal. Os estudantes então fazem um rascunho da carta que será enviada ao seu correspondente, falando sobre o tópico e fazendo perguntas sobre o assunto em questão no país deles. Os estudantes compartilham depois a informação que receberam de seus correspondentes Africanos, de forma que pouco a pouco eles vão conhecendo mais sobre a cultura Africana, do ponto de vista infantil. Os estudantes podem escanear uma foto ou figura de itens que considerem possam facilitar a comunicação de dados importantes ao seu correspondente.

13 Tópicos Tópico 1: Tudo sobre Minha Pessoa Tópico 2: Monstros da Mente
Tópico 3: Atividades Extra-Curriculares Tópico 4: Coisas que Vejo (à caminho da escola) Tópico 5: Comidas Favoritas Tópico 6: Feriado Favorito Durante o ano, a turma examinam 11 diferentes Tópicos. O primeiro tópico é “Tudo sobre a Minha Pessoa.” Os estudantes preparam uma apresentação em PowerPoint onde incluem informação sobre sua família, gostos e aversões, amigos, animais de estimação, onde moram e o que gostam de fazer durante o tempo livre. No mês seguinte, a turma trabalha em composição descritiva, escrevendo sobre o tópico “Monstros da Mente”. Os estudantes desenham um monstro simples usando formas geométricas. Depois eles escrevem uma descrição de seu monstro, e mandam pelo correio para seu correspondente. O amigo por correspondência desenha o monstro baseado na descrição recebida, escaneia-o e devolve-o. No terceiro mês, o tópico é “Atividades Extra-Curriculares”. Os estudantes escrevem o que fazem da hora que saem da escola até a hora de dormir. O quarto tópico é “Coisas que Vejo” quando se vá a algum lugar. Em nossas cartas, os estudantes escrevem o que viram a caminho da escola. Descrevem como vão para a escola e o que viram no caminho. Depois a turma escreve sobre “Comidas Favoritas”. É permitido aos estudantes enviarem receitas a seus amigos estrangeiros. Também fazemos uma festa onde servimos essas comidas. O sexto tópico é “Feriado Favorito”. Antes dos estudantes decidirem qual o feriado sobre o qual desejam falar a seu correspondente, nós temos uma discussão na sala de aula sobre o assunto.

14 Tópicos, cont. Tópico 7: Festas de Aniversário
Tópico 8: Que Faço para me Divertir Tópico 9: Compras Tópico 10: Tradições Familiares Tópico 11: Música Outro tópico mensal fala sobre as “Festas de Aniversário.” Os estudantes falam dos rituais que tornam esse dia especial para eles, sua festa de aniversário favorita, ou o melhor presente que receberam. O oitavo tópico fala do “Que Faço para me Divertir.” Os estudantes escrevem sobre esportes, TV, saídas com a família, atividades que fazem sozinhos ou com amigos, férias em acampamentos, ou quaisquer outras atividades de lazer. Durante o nono tópico, “Compras,” os estudantes falam das lojas onde compram as coisas que gostam, tais como comida, roupas, brinquedos, música, equipamento esportivo, e passatempos em geral. O décimo tópico é “Tradições Familiares.” Os estudantes descrevem com sua família torna certos eventos em dias especiais. Nosso tópico final fala sobre “Música.” Durante esse mês, a turma fala sobre suas músicas e intérpretes favoritos. Também podem enviar um videoclipe de sua música favorita ao amigo por correspondência.

15 Modificações Para o estudante com necessidades especiais:
Estes estudantes podem ser colocados em duplas junto com outro estudante ou com um “voluntário” da quarta ou quinta série. Também pode ser permitido que eles gravem sua carta e depois mandem somente uma foto. Para o estudante dotado: Espera-se que estes estudantes demonstrem habilidades de redação e comunicação de maior nível. Eles podem também fazer pesquisa adicional sobre a informação que adquiriram através de seus correspondentes. O projeto pode ser alterado tanto para os alunos com dificuldades como para os dotados. Os primeiros, por exemplo, podem ser colocados em duplas junto com outro estudante, ou junto com um “voluntário” de uma série superior. Aos estudantes com dificuldades também é permitido gravarem suas cartas e depois mandar somente uma fotografia. . No caso dos estudantes dotados, eu espero um nível mais elevado de redação e comunicação, adequado às suas habilidades. Além do mais, eles freqüentemente fazem pesquisa adicional sobre as informações obtidas através de seus correspondentes.

16 Critérios de Avaliação
Avaliação dos Correspondentes, um formulário a ser preenchido por ambos estudantes e o professor Avaliação do Projeto de Grupo Uso duas formas diferentes de avaliação: um formulário de Avaliação dos Correspondentes, e um formulário de Avaliação de Projeto do Grupo. Os estudantes usam os dois formulários para se auto-avaliarem. Peço a cada estudante que preencha o formulário de Avaliação do Correspondente. Para cada estudante, eu também dou uma nota individual para cada um dos sete primeiros tópicos em outra cópia do formulário. O sorriso vale 3 pontos, a boca reta vale 2 pontos e a cara triste vale 1 ponto. Eu comparo as notas dos estudantes com as minhas. Se nossas notas chegam a 2 pontos de diferença umas das outras, o estudante ganha 5 pontos adicionais de bônus. Depois faço uma avaliação da pergunta no final do formulário, que vale 4 pontos, dando ao formulário um total de 25 pontos finais. Escrevo a nota do estudante (incluindo a pergunta valendo 4 pontos) na caderneta de notas da classe. As notas que os estudantes se dão a si mesmos não são colocadas na caderneta. Os estudantes só podem ganhar um bônus se são bons e atentos avaliadores. Da mesma forma que no formulário anterior, também preencho a parte superior do formulário de Avaliação do Projeto de Grupo. Aqui também o sorriso vale 3 pontos, a boca reta vale 2 pontos e a cara triste vale 1 ponto. Eu somo as notas dos estudantes com as minhas. Se nossas notas chegam a 2 pontos de diferença uma da outra, o estudante ganha 5 pontos adicionais de bônus. A parte superior do formulário vale 15 pontos, e as duas perguntas finais valem 4 pontos cada uma, totalizando este formulário 23 pontos. Preencho a caderneta de notas do estudante (incluindo os 8 pontos das 2 perguntas finais) com minha nota. Não escrevo a nota que o estudante se dá a si mesmo. Os estudantes só podem ganhar um bônus adicional se são avaliadores atentos.

17 Recursos na Internet Intercâmbio de Correspondentes pela Internet
Dá uma lista de páginas que os professores podem usar para encontrar outra sala que aula que fazer amigos por correspondência. AdmiNet Africa Informação sobre cada país da África. Contos Folclóricos Afro-Americanos Fornece uma lista de estórias. Este slide dá uma lista dos recursos da Internet que podem ser usados neste projeto.

18 Recursos na Internet, cont.
Países do Mundo Proporciona informação detalhada sobre cada país. Vida Selvagem GIF fe_GIFS/menu_Wildlife.html Oferece fotografias de animais Africanos. Arquivos de Multimídia e_Page/ GIF Images.html Fornece fotos de esculturas Africanas, máscaras, mapas, etc. Continuação dos recursos que podem ser encontrados na Internet.

19 Recursos na Internet, cont.
África do Sul Inclui uma excursão virtual à África do Sul, informação sobre safáris, links a outras páginas, informação sobre o clima, etc. Continuação dos recursos que podem ser encontrados na Internet.

20 Benefícios É uma forma efetiva de ensinar redação e habilidades de comunicação; Ajuda aos estudantes a conhecerem e compreenderem de forma singular e motivadora os povos e culturas da África; Cativa os estudantes através do uso de tecnologia Tanto meus estudantes quanto eu desfrutamos muito deste projeto. Em primeiro lugar, porque é uma forma divertida de ensinar a escrever eficazmente e ter habilidades de comunicação. Os alunos aguardam ansiosamente a correspondência de seu colega Africano, que é uma excelente maneira de tomar conhecimento e entender o povo e a cultura Africana. Os estudantes também aprendem a ler e usar gráficos de forma muito prática neste projeto. Finalmente, descobri que a tecnologia ajuda a cativar os estudantes de maneira ao mesmo tempo divertida e didática.


Carregar ppt "Descobrindo a África e sua Cultura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google