A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva

2 Custos Financeira Gerencial
A Contabilidade de Custos, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial Financeira Gerencial Custos

3 AS DIVISÕES DA CONTABILIDADE
CONTABILIDADE FINANCEIRA “ENFATIZA O PREPARO DOS RELATÓRIOS DE UMA ORGANIZAÇÃO PARA OS USUÁRIOS EXTERNOS” CONTABILIDADE GERENCIAL “ENFATIZA O PREPARO DOS RELATÓRIOS DE UMA ORGANIZAÇÃO PARA OS USUÁRIOS INTERNOS” HORNGREN, Charles. T. Introdução à contabilidade gerencial. 5. ed. São Paulo: Prentice-Hall o Brasil, 1985 Exigida por Lei É obrigatória para todas as Entidades Deve ser realizada conforme a Lei determina A CONTABILIDADE GERENCIAL NÃO É OBRIGATÓRIA, MAS NECESSÁRIA. CONTADOR GERENCIAL OU “CONTROLLER” “ ... IDENTIFICA, MEDE, ACUMULA, ANALISA, PREPARA, INTERPRETA E RELATA INFORMAÇÕES (TANTO FINANCEIRAS QUANTO OPERACIONAIS ) PARA USO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA , NAS FUNÇÕES DE PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SUAS ATIVIDADES E PARA ASSEGURAR O USO APROPRIADO E A RESPONSABILIDADE ABRANGENTE DE SEUS RECURSOS.” IFAC - International Federation of Accounting (Federação Internacional de Contabilidade).

4 Contabilidade Financeira
Registra os fatos, atendia ao comércio. Basicamente, apurava o Custo da Mercadoria Vendida (CMV). Condicionada à imposições legais e requisitos fiscais. Voltada para o passado.

5 Contabilidade Financeira
É o processo de elaboração de demonstrativos financeiros para propósitos externos: pessoal externo à organização, como acionistas, credores e autoridades governamentais. Altamente normatizada e padronizada. Registra os fatos, atende ao comércio.

6 Contabilidade Gerencial
Controla as operações e os custos e a solução de problemas específicos. Voltada à administração de empresas. Objetiva gerar informações úteis para tomada de decisões. Voltada para o futuro. Informação Instrumentos da Contabilidade Gerencial Gestor

7 Contabilidade Gerencial
É o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras usadas pela administração para planejar, avaliar e controlar dentro de uma empresa e assegurar uso apropriado e responsável de seus recursos.

8 Contabilidade de Custos
Conceito: é a técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Voltada para análise de gastos da entidade no decorrer de suas operações. Passado x futuro (verificação de Lucros; controle e decisão). Processo ordenado de utilização dos princípios fundamentais da contabilidade para registrar os custos de operação de um negócio.

9 FINALIDADES A Contabilidade de Custos preocupa-se em resolver problemas mais complexos de estoques e em registrar detalhada e convenientemente as informações sobre as operações realizadas pela empresa, para oportuna composição dessas informações sob diversas formas, objetivando: proceder a apuração detalhada dos resultados; auxiliar o controle dos gastos; e auxiliar e subsidiar a tomada de decisões.

10 ORIGEM Até a Revolução Industrial (Século XVIII), quase só existia a Contabilidade Financeira que, desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para atender às empresas comerciais.

11 Com o surgimento da indústria, tornou-se bastante complexa a tarefa de avaliar os estoques dos produtos existentes na empresa e por ela produzidos, pelo fato de que os produtos incorporam diversos fatores de produção utilizados para sua obtenção. Assim, a preocupação primeira dos contadores foi a de fazer da Contabilidade de Custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, não a de fazer dela um instrumento gerencial.

12 Nas últimas décadas, a Contabilidade de Custos vem evoluindo e modernizando-se, deixando de ser mera auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais, para tornar-se um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões.

13 APARECIMENTO A Contabilidade de Custos surgiu, para atender necessidades emergentes da industrialização. Avaliação de inventários de matérias - primas, de produtos fabricados e de produtos vendidos, tudo ao final de um determinado per período. Necessidade de se ter um controle maior sobre valores a serem atribuídos aos estoques de produtos na indústria.

14 Verificar os resultados obtidos pelas empresas como conseqüência da fabricação e venda de seus produtos. Necessidade de tomar decisões quanto ao que, como e quando produzir.

15 O NOVO AMBIENTE COMPETITIVO
A produção típica da empresa tradicional era composta por poucos artigos, feitos em grandes lotes, com alto volume de produção. Na empresa moderna , há uma necessidade de grande flexibilidade na produção, isto é, cada vez mais é preciso fabricar produtos com muitos modelos, feitos em prazos mais curtos, com menor vida útil e com menor prazo de entrega ao cliente. Essas exigências fazem com que a produção deva ser efetuada em lotes pequenos, com alta qualidade.

16 CARACTERÍSTICA DA EMPRESA MODERNA
a) Melhoria contínua e eliminação do desperdício; • Lotes de produção pequenos; • baixos estoques; • Fluxo contínuo de materiais. b) Filosofia da qualidade total.

17

18

19

20 OBJETIVOS Fornecimento de dados para apuração de custos para o cálculo do preço de venda e avaliação de estoques; Fornecimento de informações à administração para o controle das operações e atividades da empresa; Fornecimento de informações para planejamento, orçamentos e tomadas de decisões; Atendimento a exigências fiscais e legais.


Carregar ppt "TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google