A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 3 para o dia 17 de janeiro de 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 3 para o dia 17 de janeiro de 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 3 para o dia 17 de janeiro de 2009
OS DONS ESPIRITUAIS E A PROFECIA Lição 3 para o dia 17 de janeiro de 2009

2 OS DONS ESPIRITUAIS Paulo nos dá quatro listas de dons espirituais:
Romanos, 12: 6-8 I Coríntios, 12: 8-10 I Coríntios, 12: 28-30 Efesios, 4: 11-12 Profecia Serviço Ensino Exortação Reparto Presidência Misericordia Sabedoria Ciência Cura Milagres Discernimento de espíritos Línguas Interpretação de línguas Apostolado Ajuda Administração Evangelismo Pastorado Estes 20 dons mencionados por Paulo não são os únicos existentes, há outros dons que você pode descobrir em sua vida ou em sua igreja.

3 Para que servem os dons espirituais?
O Espírito Santo reparte os dons segundo sua própria vontade com dois propósitos principais: A instrução e edificação da igreja. A proclamação do evangelho ao mundo.

4 “Deus colocou na igreja diferentes dons
“Deus colocou na igreja diferentes dons. Estes são preciosos em seus devidos lugares, e todos podem desempenhar uma parte na obra de preparar um povo para a breve vinda de Cristo... Os homens têm diversos dons, e alguns estão melhor adaptados a um rumo na obra que outro. O que um não pode fazer, é possível que o seu irmão no mesmo ministério seja eficiente para conseguir. A obra de cada um em sua posição é importante”. E.G.W. (Obreiros evangélicos, página 496)

5 Desde quando se manifestaram
os dons espirituais? Ainda que os dons espirituais se manifestaram especialmente no Novo testamento, Deus já havia dado ao seu povo desde a antiguidade. “Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício” (Êxodo, 31: 2-3) “Falarás também a todos os homens hábeis a quem enchi do espírito de sabedoria. Que façam vestes para Arão” (Êxodo, 28: 3) “E Josué filho de Num foi cheio de espírito de sabedoria, porque Moisés havia posto suas mãos sobre ele” (Deuteronômio, 34: 9)

6 Até quando são necessários os dons espirituais na igreja?
“Deste modo que não vos falte nenhum dom espiritual enquanto esperais a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Coríntios, 1: 7) Haverá dons espirituais na igreja até a Vinda de Jesus.

7 FALSOS DONS Satanás e seus anjos têm poder para falsificar os dons espirituais, ainda que com as limitações que Deus lhes impõe. No tempo do fim, Satanás fará esforços especiais neste sentido, afim de enganar se possível, aos escolhidos” (Marcos, 13: 22)

8 FALSOS DONS 1. Milagres Realizados por agentes de Satanás:
Os magos de Faraó imitaram aos milagres de Moisés até a terceira praga. “E, do modo por que Janes e Jambres resistem á verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto á fé” (II Timóteo, 3: 8) 1. Milagres

9 FALSOS DONS 1. Milagres Realizados em nome de Jesus:
São realizados por pessoas que não estão inspiradas pelo Espírito Santo. “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome temos expulsado demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” (Mateus, 7: 22-23) 1. Milagres

10 FALSOS DONS 1. Milagres Realizados no tempo do fim:
O anticristo virá na forma de Cristo “com grande poder e sinais e prodígios mentirosos” (II Tessalonicenses, 2: 9). Os poderes do mal se aliaram contra os santos, realizando milagres. “Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande dia do Deus todo poderoso” (Apocalipses, 16: 13-14) 1. Milagres

11 FALSOS DONS 2. Profecia Pode um profeta falso anunciar uma acontecimento futuro e acertar? Ou revelar um secreto íntimo de uma pessoa? “Se levantar no meio de vós profeta, ou sonhador de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses - deuses que nunca conhecestes - e sirvamo-los! não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma”(Deuteronômio, 13: 1-3)

12 FALSOS DONS 3. O don de línguas
Em I Coríntios 14, Paulo nos diz que o dom de línguas foi dado para a edificação do cristão individualmente e nos mostra a maneira correta de usar este dom em público: Quando alguém recebe o dom de línguas, deve falar somente se há um interprete; em caso contrário, deve estar calado e falar para si mesmo. Ainda que haja um interprete, somente dois ou três devem usar este dom, y cada um a sua vez. “Algumas dessas pessoas têm manifestações as quais chamam dons, e dizem que o Senhor as há colocado na igreja. Falam em uma confusão incompreensível a qual chamam a língua desconhecida, e que o é não somente para o homem, como também para o Senhor de todo o céu. Estes dons são fabricados por homens e mulheres ajudados pelo grande enganador. O fanatismo, a falsa agitação, o falso falar em línguas e os serviços ruidosos hão sido considerados dons que Deus há colocado na igreja. Alguns hão sido enganados” (Jóias dos Testemunhos, tomo 1, pg. 161)

13 COMO PODEMOS DOFERENCIAR OS DONS ESPIRITUAIS VERDADEIROS DOS FALSOS?
A única regra segura para identificar os dons espirituais é provar com a palavra de Deus, A BÍBLIA. “A lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Isaias, 8: 20)

14 “A Bíblia é a norma por meio da qual se há de provar as pretensões de todos os que professam santificação... Todos os que são guiados por Deus manifestarão um elevado respeito pelas Escrituras nas quais se ouve sua voz”. E.G.W. (Fé y Obras, pg. 52)

15


Carregar ppt "Lição 3 para o dia 17 de janeiro de 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google