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Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

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Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas Martim de Freitas"— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas Martim de Freitas
Trabalho realizado pelas: Escolas EB1 dos Olivais e EB1 de Montes Claros

2 A sílaba Sílaba tónica e sílaba átona Sinais gráficos de acentuação
Fonética e Fonologia - Acento A sílaba Sílaba tónica e sílaba átona Sinais gráficos de acentuação

3 A sílaba As palavras são constituídas por sílabas.
As sílabas são grupos de sons que se pronunciam de uma só vez. Exemplos: escola: es-co-la árvore: ár-vo-re Às palavras que têm uma só sílaba chamamos monossílabos. Exemplos: mão, sol, som, cor… As palavras que têm duas sílabas são dissílabos. Exemplos: anel, bruxa, copo, táxi, … As palavras que têm três sílabas são trissílabos. Exemplos: médico, aluno, cidade, dominó… As palavras constituídas por mais de três sílabas são polissílabos. Exemplos: automóvel, passageiro, borboleta, espectáculo…

4 Sílabas tónicas e sílabas átonas
Nas palavras com duas ou mais sílabas, uma delas pronuncia-se com mais força ou intensidade de voz. A essa, damos o nome de sílaba tónica. As restantes são sílabas átonas. Exemplos: Anabela É constituída por quatro sílabas, logo é polissílabo. Tem uma sílaba tónica (be) e três sílabas átonas.

5 cometa branco É constituída por três sílabas, é um trissílabo.
Tem uma sílaba tónica (me) e duas sílabas átonas. branco É constituída por duas sílabas, é um dissílabo. Tem uma sílaba tónica (bran) e uma sílaba átona. Nota: Se a palavra tem uma só sílaba, essa é a sílaba tónica. Exemplos: mar, rir …

6 Classificação de palavras quanto à sílaba tónica
apagador Há palavras em que a sílaba tónica é a última. São palavras agudas. casota Há palavras em que a sílaba tónica é a penúltima. São palavras graves. Sábado Há palavras em que a sílaba tónica é a antepenúltima. São palavras esdrúxulas.

7 Acento Gráfico

8 ´ ` ^ Quando escrevemos, usamos três acentos: é acento AGUDO pêlo
Que lindo é o meu pêlo às risquinhas!... é acento AGUDO Quando escrevemos, usamos três acentos: pêlo acento CIRCUNFLEXO - AGUDO - GRAVE às acento GRAVE ` ^ - CIRCUNFLEXO

9 Tu sabias que o til (~) não é nenhum acento?
Ele só indica que o som se pronuncia em parte pelo nariz (é um som nasal). Ex: Pão Como tu és tão sabichão, sabes por que razão PAPÁ, PÉ e AVÓ têm acento agudo? Sei pois. São palavras agudas terminadas em A, E e O abertos!

10 Porque são palavras agudas terminadas em E e O fechados (seguidos ou não de S).
E AVÔ e TRÊS têm acento circunflexo. Sabes por que razão?

11 Têm acento porque são palavras com mais do que uma sílaba terminadas em EM e ENS.
E as palavras ALGUÉM e ARMAZÉNS? Porque é grave e termina em I seguido de S. Porque é que LÁPIS tem acento agudo?

12 Ora, porque também são graves e terminam em ÃO e à (seguido ou não de S).
E ÓRGÃO E ÓRFÃS? E CÂMARA e SECRETÁRIA… Sabes? Sei, sei! Elas são esdrúxulas, e todas as palavras esdrúxulas são acentuadas.

13 Porque são graves terminadas em L, R e N.
E TÚNEL, AÇÚCAR e ABDÓMEN?

14 É um sabão, quero dizer um sabichão.
Aquele mocho sabe mesmo de regras de ACENTUAÇÃO.

15 Consolidação Ficha de Aplicação

16 ? As manas tartarugas já são muito velhotas todas cheias de rugas:
Que frio! Tarde feia! Esta casinha às costas é mesmo boa ideia! lêem, bebendo o chá, quando avistam três pulgas: Mau! Letrinhas escuras para cá e para lá até fazem tonturas… Maria Alberta Menéres Isto é connosco? ?

17 EXERCÍCIOS AGUDO GRAVE CIRCUNFLEXO
1 – Retira do texto todas as palavras em que aparecem acentos e coloca-as na coluna respectiva. AGUDO GRAVE CIRCUNFLEXO 2 – Nas frases seguintes faltam alguns acentos. Coloca-os. As tres pulgas olharam para o relogio que estava sobre a secretaria. Viram que ja eram horas de ir aquela loja comprar cafe e cha, porque o avo e a avo deviam estar a chegar para lanchar.

18 Texto “História de Pontos e Acentos” - Ficha de Aplicação
Consolidação Texto “História de Pontos e Acentos” - Ficha de Aplicação

19 História de pontos e acentos
O acento grave e o acento agudo moravam na mesma linha do caderno de capa azul da Carolina. Costumavam conversar um com o outro sobre coisas que lhes vinham à cabeça, umas mais importantes outras menos, mas todas elas relacionadas com os sons que têm as palavras.  Eu sou mais importante porque sou mais usado  dizia o acento agudo.  Desculpa, mas mais importante sou eu, precisamente por ser mais raro  respondia, com voz aguda, o acento grave. Quem gostava muito de assistir a estas discussões sem grande importância era o ponto de exclamação, que se metia pelo meio sempre que não percebia alguma das afirmações ou ficava aborrecido com o tom que elas tomavam. Comportamento diferente tinha o ponto de interrogação, com a sua mania de se meter no meio das conversas, mesmo das mais graves e agudas, para fazer perguntas por tudo e por nada. Coisas do género: “Que horas são?” ou “Será que está a chover?” ou ainda “Que havemos nós de fazer para matar o tempo enquanto a Carolina não começa a fazer os exercícios de Português?” Quase nunca lhe respondiam. Uma vez, o caderno da Carolina caiu ao chão num dia chuvoso e triste e todos aqueles que entram nesta história só não apanharam uma grande molha porque a vírgula foi a correr chamar o acento circunflexo e ficaram todos muito abrigados debaixo do seu chapéu. José Jorge Letria Edições Desabrochar

20 Estratégias/Actividades: I - Leitura do texto II - Interpretação
III - Aplicação dos conhecimentos sobre o tema ”acento” (atendendo ao tema “acento”, apenas o grupo III se encontra registado neste documento.)

21 III acento Carolina sons 1 - Divide em sílabas as palavras:
2 – Rodeia a sílaba tónica nas seguintes palavras: caderno cabeça vírgula chapéu género circunflexo Português

22 3 - Repara na seguinte frase:
“A vírgula foi a correr chamar o acento circunflexo.” Indica as palavras da frase destacada que são: Agudas: ______________________________________________ Graves: ______________________________________________ Esdrúxulas: ___________________________________________ 4 - Diz como se chama o acento gráfico em cada uma das seguintes palavras: chapéu: _____________________________ Português: ___________________________ àquele: ______________________________


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