A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani. CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani. CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani."— Transcrição da apresentação:

1

2 CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani

3 O termo codependência surgiu
na década de 1940, a partir da experiência do AA na recuperação de alcoólicos.

4 A dependência química é uma doença familiar.
O uso de drogas/álcool é um problema do dependente, ele é responsável pelo uso e pela sua recuperação; mas também mostra que alguma coisa não vai bem na família.

5 O dependente químico obriga a família a realizar um controle permanente sobre ele provocando uma mudança na organização familiar, na qual a família passa a postergar outros problemas pré-existentes. “Não existem culpados, a família é parte do problema e, como tal é parte da solução” (Kalina)

6 a família organiza sua vida buscando controlar o comportamento do
O dependente químico organiza sua vida para conseguir a droga e usá-la; a família organiza sua vida buscando controlar o comportamento do adicto e de cada familiar. FAMÍLIA DEPENDENTE

7 A co-dependência não se limita somente aos familiares de dependentes químicos.

8 Codependência é a inabilidade de manter e nutrir relacionamentos saudáveis com os outros,
consigo mesmo e até com Deus.

9 Na codependência a pessoa acredita que apenas alguém, ou algo fora dela, pode trazer a felicidade.

10 VÍTIMA SALVADOR Comportamento ainda mais irresponsável por parte da pessoa com problemas.

11 É um falso amor, cheio de angústias e culpas, que se caracteriza por:
Intrometimento em todas as coisas da outra da pessoa Tomar para si as responsabilidades da outra pessoa. 3. Sentir-se responsável pela felicidade e necessidades da outra pessoa

12 RESPONDA:  Você se sente responsável por outra pessoa? Seus sentimentos, pensamentos, necessidades, ações, escolhas, vontades, bem-estar e destino?  Você sente ansiedade, pena e culpa quando outras pessoas têm problemas?  Você se flagra constantemente dizendo "sim" quando quer dizer "não"?  Você vive tentando agradar aos outros ao invés de agradar a si mesmo?

13 RESPONDA:  Você vive tentando provar aos outros que é bom o suficiente? Você tem medo de errar?  Você vive buscando desesperadamente amor e aprovação? Você sente-se inadequado?  Você tolera abuso para não perder o amor de outras pessoas?  Você sente vergonha da sua própria vida?

14 RESPONDA:  Você tem a tendência de repetir relacionamentos destrutivos ?  Você se sente aprisionado em um relacionamento? Você tem medo de ficar só?  Você tem medo de expressar suas emoções de maneira aberta, honesta e apropriada? Você acredita que se assim o fizer ninguém vai amá-lo?  O que você sente sobre mudar o seu comportamento? O que impede você de mudar?

15 RESPONDA:  Você ignora os seus problemas ou finge que as circunstâncias não são tão ruins?  Você está sempre ajudando as pessoas a viver? Acredita que elas não sabem viver sem você?  Tenta controlar eventos, situações e pessoas através da culpa, coação, ameaça, manipulação e conselhos, assegurando assim que as coisas aconteçam da maneira que você acha correta?

16 RESPONDA:  Você sente que precisa fazer alguma coisa para sentir-se aceito e amado pelos outros?  Você tem dificuldade de identificar o que sente? Tem medo de entrar em contato com seus sentimentos como raiva, solidão e vergonha?  Você procura manter-se ocupado para não entrar em contato com a realidade?

17 A co-dependência é uma doença gerada na família de origem,
onde geralmente os pais usam seus filhos para preencher as próprias necessidades emocionais.

18 A co-dependência é reforçada nas instituições
(escola, empresa, igreja) baseadas em regras rígidas de comportamento que impedem a espontaneidade, nas quais não há espaço para a expressão da verdadeira identidade.

19 Algumas das REGRAS nestes ambientes são:
Não fale de problemas ou conflitos Não expresse sentimentos Sempre se comunique de forma indireta Não seja egoísta.

20 Algumas das REGRAS nestes ambientes são:
Faça o que eu digo, não o que eu faço É proibido brincar e relaxar É proibido errar – mas se errar esconda ou encontre um culpado Sacrifique-se

21 Algumas CARACTERÍSTICAS:
Dificuldade de estabelecer e manter relações íntimas sadias e normais. Perfeccionismo Baixa auto-estima Dependência de aprovação

22 Algumas CARACTERÍSTICAS:
Sentimentos de incapacidade Sentimentos de vergonha Necessidade de controlar a conduta do outro Dores de cabeça, nas costas, gastrite, depressão

23 Recuperar-se em codependência significa reconhecer, admitir e aceitar a doença e a partir daí iniciar as mudanças no modo de viver.

24 O SEGREDO DOS 3 “C”s Você não é a CAUSA do problema Você não CONTROLA o problema Você não é a CURA do problema

25 Buscar sua identidade - reconectar-se aos seus sentimentos
Conscientizar-se de suas necessidades Encontrar um espaço seguro - um grupo de apoio

26 Assumir o problema em vez de negá-lo
Entregar para Deus Não facilitar (dar desculpas, emprestar dinheiro, esquecer’ a carteira num lugar visível, resolver dívidas e problemas legais)

27 Deixar a outra pessoa sofrer o impacto das suas ações e comportamento.
O adicto precisa atingir o “fundo do poço”

28 DESEQUILIBRE A BALANÇA
PRAZER DESPRAZER


Carregar ppt "CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani. CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google