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4 Visualizações Principais (Viewports) Click com botão esquerdo do mouse ativa cada uma das Viewports.

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3 4 Visualizações Principais (Viewports) Click com botão esquerdo do mouse ativa cada uma das Viewports

4 Perspective P P

5 Front (Frontal) F F

6 Top (Superior) T T

7 Left (Lateral) L L

8 Projeção em Perspectiva Regra utilizada para se representar os objetos, construções, figuras e a natureza da maneira como são vistos pelo olho humano, em suas formas tridimensionais. As profundidades dos objetos são definidas através de pontos colocados sobre a Linha do Horizonte, denominados “Pontos de Fuga”.

9 Projeção em Perspectiva Se o observador deslocar-se, posicionando-se de canto para o objeto, ambiente ou cena, é preciso utilizar dois Pontos de Fuga.

10 Projeção Ortogonal A projeção ortogonal de um objeto em plano de projeção é chamada de vista ortográfica. Podemos representar múltiplas vistas de direções diferentes de forma sistemática da forma de objetos 3D. A projeção ortogonal é uma representação bidimensional de um objeto tridimensional Projeção em PerspectivaProjeção Ortogonal

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12 Painel de Comando

13 Aba “Create” (Criação)

14 Opção Geometry

15 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas

16 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Box (Caixa)

17 1) Click mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, para definir comprimento e largura Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Box (Caixa)

18 2) Movimentar o mouse (sem clicar no botão) para cima ou para baixo para definir a altura. Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Box (Caixa)

19 3) Clicar no botão esquerdo do mouse para encerrar a edição Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Box (Caixa)

20 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Box (Caixa) OBS: Enquanto um botão de objeto estiver selecionado, qualquer clique na viewport criará um novo objeto.

21 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Sphere (Esfera)

22 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Cylinder (Cilindro)

23 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Torus

24 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Teapot (Chaleira)

25 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Cone

26 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto GeoSphere

27 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Tube (Tubo)

28 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Pyramid (Pirâmide)

29 Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Plane (Plano)

30 Selecionando Objetos Opção 1: Clicar no Botão “Select Object”

31 Selecionando Objetos Opção 1: Clicar no Botão “Select Object” Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o objeto desejado

32 Selecionando Objetos Opção 1: Clicar no Botão “Select Object” Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o objeto desejado Com a tecla CTRL pressionada é possível selecionar vários objetos simultaneamente

33 Selecionando Objetos Opção 2: Clicar com o botão direito sobre a viewport ativa

34 Selecionando Objetos Opção 2: Clicar com o botão direito sobre a viewport ativa Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o objeto desejado

35 Selecionando Objetos Opção 3: Criar um box de seleção sobre um ou vários objetos, utilizando o botão esquerdo do mouse

36 Selecionando Objetos Opção 3: Criar um box de seleção sobre um ou vários objetos, utilizando o botão esquerdo do mouse

37 Selecionando Objetos Opção 4: Clicar uma vez com o botão direito do mouse sobre a Viewport ativa, para sair do modo de criação de objetos

38 Selecionando Objetos Opção 4: Clicar uma vez com o botão direito do mouse sobre a Viewport ativa, para sair do modo de criação de objetos Clicar com o botão direito do mouse novamente sobre a Viewport e escolher a opção “Select”

39 Selecionando Objetos Opção 4: Clicar uma vez com o botão direito do mouse sobre a Viewport ativa, para sair do modo de criação de objetos Clicar com o botão direito do mouse novamente sobre a Viewport e escolher a opção “Select” Clicar com o botão esquerdo do mouse para selecionar o objeto desejado

40 Selecionando Objetos Opção 5: Utilizar o botão de seleção por nome (Select by Name)

41 Selecionando Objetos Opção 5: Utilizar o botão de seleção por nome (Select by Name)

42 Selecionando Objetos Opção 5: Utilizar o botão de seleção por nome (Select by Name)

43 Selecionando Objetos PREFERÊNCIAS DE SELEÇÃO: Retangular Selection Region

44 Selecionando Objetos PREFERÊNCIAS DE SELEÇÃO: Window / Crossing

45 Selecionando Objetos PREFERÊNCIAS DE SELEÇÃO: Window / Crossing

46 Selecionando Objetos PREFERÊNCIAS DE SELEÇÃO: Window / Crossing

47 Selecionando Objetos PARA DELETAR UM OBJETO: Use a tecla “delete” ;-)

48 Selecionando Objetos PARA DELETAR UM OBJETO: Use a tecla “delete” ;-) DELETOU ERRADO? Use o botão “Undo” (desfazer) ou CTRL + Z

49 Selecionando Objetos PARA DELETAR UM OBJETO: Use a tecla “delete” ;-) ERA PRA DELETAR MESMO! Use o botão “Redo” (refazer) ou CTRL + Y

50 Visualização da Malha Alterar entre VOLUME E WIREFRME (aramado) F3

51 Visualização da Malha Alterar entre VOLUME E WIREFRME (aramado) F3

52 Zoom da Viewport Selecionar a Viewport e usar a mouse wheel

53 Maximizar a Viewport Clicar no botão “Maximize Viewport Toggle”

54 Rotacionar a Viewport Clicar no botão “Arc Rotate”

55 Rotacionar a Viewport Clicar no botão “Arc Rotate” Com o cursor posicionado no centro do arco, rotacionamos em todos os eixos

56 Rotacionar a Viewport Clicar no botão “Arc Rotate” Com o cursor posicionado nos pontos do arco ou do lado externo do arco, rotacionamos em eixos específicos

57 Rotacionar a Viewport Clicando com o botão direito sobre a Viewport, desabilitamos o arco de rotação

58 Rotacionar a Viewport Dica: Também é possível rotacionar a Viewport pressionando a tecla ALT ao mesmo tempo em que pressionamos a mouse wheel, movendo o mouse para posicionar a visualização da maneira que desejarmos

59 Arrastar a Viewport Clicar no botão “Pan View”

60 Arrastar a Viewport Dica: Também é possível arrastar a Viewport pressionando e mantendo pressionada a mouse wheel, movendo o mouse para posicionar a visualização da maneira que desejarmos.

61 Visualização da Malha Oculta as marcas de seleção J J

62 Remover Seleções Clicar com o botão esquerdo em qualquer ponto da área cinza da Viewport OBS: Se estivermos no modo de criação de objetos, é preciso antes clicar com o botão direito

63 Modificar Propriedades Básicas dos Objetos Clicar com o botão esquerdo em qualquer ponto da área cinza da Viewport OBS: Se estivermos no modo de criação de objetos, é preciso antes clicar com o botão direito

64 Modificar Parâmetros Básicos dos Objetos Aba “Modify”

65 Modificar Parâmetros Básicos dos Objetos Aba “Modify” Nome e cor do obj. selecionado

66 Modificar Parâmetros Básicos dos Objetos Aba “Modify” Nome e cor do obj. selecionado Parâmetros do obj. selecionado OBS: Cada objeto tem as suas propriedades

67 Mover Objetos

68 Rotacionar Objetos

69 Escalonar Objetos


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