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PublicouMiguel Faria Braga Alterado mais de 8 anos atrás
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4 Visualizações Principais (Viewports) Click com botão esquerdo do mouse ativa cada uma das Viewports
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Perspective P P
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Front (Frontal) F F
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Top (Superior) T T
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Left (Lateral) L L
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Projeção em Perspectiva Regra utilizada para se representar os objetos, construções, figuras e a natureza da maneira como são vistos pelo olho humano, em suas formas tridimensionais. As profundidades dos objetos são definidas através de pontos colocados sobre a Linha do Horizonte, denominados “Pontos de Fuga”.
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Projeção em Perspectiva Se o observador deslocar-se, posicionando-se de canto para o objeto, ambiente ou cena, é preciso utilizar dois Pontos de Fuga.
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Projeção Ortogonal A projeção ortogonal de um objeto em plano de projeção é chamada de vista ortográfica. Podemos representar múltiplas vistas de direções diferentes de forma sistemática da forma de objetos 3D. A projeção ortogonal é uma representação bidimensional de um objeto tridimensional Projeção em PerspectivaProjeção Ortogonal
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Painel de Comando
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Aba “Create” (Criação)
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Opção Geometry
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Box (Caixa)
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1) Click mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, para definir comprimento e largura Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Box (Caixa)
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2) Movimentar o mouse (sem clicar no botão) para cima ou para baixo para definir a altura. Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Box (Caixa)
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3) Clicar no botão esquerdo do mouse para encerrar a edição Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Box (Caixa)
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Box (Caixa) OBS: Enquanto um botão de objeto estiver selecionado, qualquer clique na viewport criará um novo objeto.
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Sphere (Esfera)
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Cylinder (Cilindro)
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Torus
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Teapot (Chaleira)
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Cone
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto GeoSphere
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Tube (Tubo)
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Pyramid (Pirâmide)
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Aba “Create” (Criação) Opção Geometry Primitivas Geométricas Básicas Objeto Plane (Plano)
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Selecionando Objetos Opção 1: Clicar no Botão “Select Object”
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Selecionando Objetos Opção 1: Clicar no Botão “Select Object” Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o objeto desejado
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Selecionando Objetos Opção 1: Clicar no Botão “Select Object” Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o objeto desejado Com a tecla CTRL pressionada é possível selecionar vários objetos simultaneamente
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Selecionando Objetos Opção 2: Clicar com o botão direito sobre a viewport ativa
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Selecionando Objetos Opção 2: Clicar com o botão direito sobre a viewport ativa Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o objeto desejado
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Selecionando Objetos Opção 3: Criar um box de seleção sobre um ou vários objetos, utilizando o botão esquerdo do mouse
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Selecionando Objetos Opção 3: Criar um box de seleção sobre um ou vários objetos, utilizando o botão esquerdo do mouse
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Selecionando Objetos Opção 4: Clicar uma vez com o botão direito do mouse sobre a Viewport ativa, para sair do modo de criação de objetos
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Selecionando Objetos Opção 4: Clicar uma vez com o botão direito do mouse sobre a Viewport ativa, para sair do modo de criação de objetos Clicar com o botão direito do mouse novamente sobre a Viewport e escolher a opção “Select”
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Selecionando Objetos Opção 4: Clicar uma vez com o botão direito do mouse sobre a Viewport ativa, para sair do modo de criação de objetos Clicar com o botão direito do mouse novamente sobre a Viewport e escolher a opção “Select” Clicar com o botão esquerdo do mouse para selecionar o objeto desejado
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Selecionando Objetos Opção 5: Utilizar o botão de seleção por nome (Select by Name)
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Selecionando Objetos Opção 5: Utilizar o botão de seleção por nome (Select by Name)
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Selecionando Objetos Opção 5: Utilizar o botão de seleção por nome (Select by Name)
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Selecionando Objetos PREFERÊNCIAS DE SELEÇÃO: Retangular Selection Region
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Selecionando Objetos PREFERÊNCIAS DE SELEÇÃO: Window / Crossing
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Selecionando Objetos PREFERÊNCIAS DE SELEÇÃO: Window / Crossing
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Selecionando Objetos PREFERÊNCIAS DE SELEÇÃO: Window / Crossing
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Selecionando Objetos PARA DELETAR UM OBJETO: Use a tecla “delete” ;-)
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Selecionando Objetos PARA DELETAR UM OBJETO: Use a tecla “delete” ;-) DELETOU ERRADO? Use o botão “Undo” (desfazer) ou CTRL + Z
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Selecionando Objetos PARA DELETAR UM OBJETO: Use a tecla “delete” ;-) ERA PRA DELETAR MESMO! Use o botão “Redo” (refazer) ou CTRL + Y
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Visualização da Malha Alterar entre VOLUME E WIREFRME (aramado) F3
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Visualização da Malha Alterar entre VOLUME E WIREFRME (aramado) F3
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Zoom da Viewport Selecionar a Viewport e usar a mouse wheel
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Maximizar a Viewport Clicar no botão “Maximize Viewport Toggle”
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Rotacionar a Viewport Clicar no botão “Arc Rotate”
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Rotacionar a Viewport Clicar no botão “Arc Rotate” Com o cursor posicionado no centro do arco, rotacionamos em todos os eixos
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Rotacionar a Viewport Clicar no botão “Arc Rotate” Com o cursor posicionado nos pontos do arco ou do lado externo do arco, rotacionamos em eixos específicos
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Rotacionar a Viewport Clicando com o botão direito sobre a Viewport, desabilitamos o arco de rotação
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Rotacionar a Viewport Dica: Também é possível rotacionar a Viewport pressionando a tecla ALT ao mesmo tempo em que pressionamos a mouse wheel, movendo o mouse para posicionar a visualização da maneira que desejarmos
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Arrastar a Viewport Clicar no botão “Pan View”
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Arrastar a Viewport Dica: Também é possível arrastar a Viewport pressionando e mantendo pressionada a mouse wheel, movendo o mouse para posicionar a visualização da maneira que desejarmos.
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Visualização da Malha Oculta as marcas de seleção J J
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Remover Seleções Clicar com o botão esquerdo em qualquer ponto da área cinza da Viewport OBS: Se estivermos no modo de criação de objetos, é preciso antes clicar com o botão direito
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Modificar Propriedades Básicas dos Objetos Clicar com o botão esquerdo em qualquer ponto da área cinza da Viewport OBS: Se estivermos no modo de criação de objetos, é preciso antes clicar com o botão direito
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Modificar Parâmetros Básicos dos Objetos Aba “Modify”
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Modificar Parâmetros Básicos dos Objetos Aba “Modify” Nome e cor do obj. selecionado
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Modificar Parâmetros Básicos dos Objetos Aba “Modify” Nome e cor do obj. selecionado Parâmetros do obj. selecionado OBS: Cada objeto tem as suas propriedades
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Mover Objetos
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Rotacionar Objetos
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Escalonar Objetos
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